Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais está aprovada

Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais está aprovada

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Governo aprovou hoje, 11 de Julho, em Conselho de Ministros, a Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais, com objectivo de reduzir a dependência externa e consolidar e aumentar as áreas de produção.

Tendo em conta o potencial da produção cerealífera em termos territoriais e as oportunidades acrescidas decorrentes do Programa Nacional de Regadio, o Governo visa atingir, num horizonte de 5 anos, um grau de auto-aprovisionamento em cereais de cerca de 40% (correspondendo 80% ao arroz, 50% ao milho e 20% aos cereais praganosos, trigo, cevada, aveia, etc.

A Estratégia Nacional foi elaborada pelo Grupo de Trabalho dos Cereais, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, integrando a Associação Nacional de Produtores de Cereais, a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo e a Associação de Orizicultores de Portugal.

Área ocupada com cereais a diminuir há décadas

De acordo com o diagnóstico do Grupo de Trabalho, a superfície ocupada com cereais correspondia, no final dos anos 80, a cerca de 900 mil hectares, aproximadamente 10% do território nacional, tendo diminuído para 257 mil hectares em 2016.

Este decréscimo decorreu, essencialmente, da discrepância de preços praticados ao longo deste período em Portugal e na União Europeia. Os níveis de auto aprovisionamento apresentam actualmente um valor na ordem dos 23%, situação que o Governo pretende inverter, refere uma nota de imprensa do Gabinete de Capoulas Santos.

A Estratégia será executada através de um Plano de Acção, elaborado e implementado pelos serviços e organismos de cada área governativa, em função da natureza das medidas em causa, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais está aprovada foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Produtores de milho inauguram Centro de Formação em Coruche
Próximo Dez anos depois, PVCi está pronto para a segunda ronda

Artigos relacionados

Internacional

Sur les reseaux sociaux la manque d’eau inquiete les agriculteurs

Les semis des cultures de printemps se déroulent dans la poussière en ce mois d’avril comme en témoignent les photos postées par les agriculteurs sur les réseaux sociaux. Quant aux cultures d’hiver, le manque d’eau nuit à leur bon développement.
Voici une sélection de quelques messages postés sur Twitter d’agriculteurs inquiets face à l’absence de précipitations :
… […]

Últimas

Governo reitera “total disponibilidade” para acolher proposta para reforma florestal

[Fonte: Gazeta Rural]

Depois de admitir o recuo face à proposta inicial, Capoulas Santos garante que “o Governo tem estado totalmente disponível” para flexibilizar posições em relação à reforma florestal. O ministro vem de Bruxelas com antecipação de 400 milhões destinados a apoiar agricultores afectados pela seca. […]

Últimas

Capoulas Santos lamenta partida do presidente da Sogrape, Fernando Guedes

[Fonte: Agricultura e Mar]

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, enviou hoje, 21 de Junho, uma nota de condolências à família de Fernando Guedes, presidente da Sogrape Vinhos até ontem, apesar de estar já reformado, lamentando o seu desaparecimento. […]