Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efectivo bovino

Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efectivo bovino

[Fonte: Agricultura e Mar]

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os Açores têm uma estratégia própria para reduzir as emissões de dióxido de carbono, pelo que não serão aplicadas na Região as medidas anunciadas pelo ministro do Ambiente na área agrícola, no âmbito do Roteiro para a Neutralidade Carbónica para 2050.

“Em relação às medidas já anunciadas pelo ministro do Ambiente, e no que se refere à questão pecuária, o que posso assegurar é que estas medidas não se aplicarão na Região porque temos Governo próprio”, salientou João Ponte.

O governante adiantou que, nos Açores, a redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera passa por medidas no âmbito energético e não pela redução do efectivo bovino.

A estratégia açoriana consta do Plano Regional para as Alterações Climáticas, documento que já foi entregue na Assembleia Legislativa.

Agricultura de regime extensivo

O secretário Regional da Agricultura e Florestas frisou ainda que se pratica nos Açores uma agricultura de regime extensivo e com elevadas preocupações ambientais.

“Naturalmente que as preocupações gerais do Governo da República sobre a redução das emissões de dióxido de carbono também são partilhadas pelo Governo dos Açores, tanto assim é que a situação na Região é muito melhor do que aquela que se passa a nível do País”, disse João Ponte.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efectivo bovino foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Digitalização da agricultura com potencial para criar novos postos de trabalho
Próximo “Vinhos de Inverno” de regresso a Viseu

Artigos relacionados

Comunicados

Savinor distinguida com o Selo Sabor do Ano 2018

A empresa, do grupo Soja de Portugal, foi reconhecida com o Selo Sabor do Ano 2018, no evento que decorreu na quinta-feira, dia 8, no Time Out Market, em Lisboa.
O frango da Savinor exibe agora o símbolo de confiança dos consumidores. A marca foi distinguida com o Selo Sabor do Ano 2018. […]

Últimas

Curso de Iniciação à Prova de Azeites – 2 de Dezembro 2017 – Mirandela

No âmbito do XIII Festival de Sabores do Azeite Novo, a APPITAD – Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Escola Superior Agrária de Bragança em colaboração com a Câmara Municipal de Mirandela, irão promover no dia 2 de Dezembro um Curso de iniciação à Prova de Azeites, […]

Últimas

PSD propõe comando único e novas condições para a plantação de eucaliptos

O PSD entregou ontem no Parlamento propostas que incluem a criação de um comando único de combate aos incêndios e condições para a plantação de eucaliptos. No âmbito da discussão na especialidade dos diplomas no grupo de trabalho sobre a reforma da floresta, que decorrerá amanhã […]