Estatuto de Jovem Empresário Rural está regulamentado

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Portaria que regulamenta a atribuição do título de Jovem Empresário Rural (JER) e que define as zonas rurais para efeitos dessa mesma atribuição foi hoje publicada, 14 de Maio.

O título pode ser concedido a pessoas singulares, entre os 18 e os 40 anos e a pessoas colectivas, constituídas como micro ou pequenas empresas, que exerçam ou pretendam iniciar uma actividade económica em zona rural, explica o Ministério da Agricultura, liderado por Capoulas Santos.

Como pedir o estatuto

De acordo com a portaria, o pedido de reconhecimento de JER deve ser dirigido à Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). O título é válido por três anos, podendo ser renovado se se mantiverem as respectivas condições de atribuição.

O título de JER permite o acesso a um conjunto de medidas de discriminação positiva e de carácter facilitador. Entre as medidas de discriminação positiva, estão a abertura de concursos e de apoios específicos, majorações na atribuição de apoios e a criação de linhas de crédito e de benefícios fiscais específicos.

Apoio ao empreendedorismo

No âmbito das medidas de carácter facilitador, o JER terá ainda acesso prioritário a iniciativas de redes de estímulo e apoio ao empreendedorismo, a centros de incubação e aceleração de empresas e a formação profissional específica.

A publicação da portaria surge na sequência do Decreto-lei nº 9/2019 de 18 de Janeiro que consagra o estatuto de Jovem Empresário Rural.

O Governo pretende, desta forma, “promover a instalação e a fixação de jovens empreendedores em zonas rurais, a criação de emprego e a diversificação da base económica regional, contrariando o progressivo despovoamento do mundo rural, o abandono de terras e a ausência de preservação dos recursos naturais e do património cultural e natural”, acrescenta o Ministério da Agricultura.

As zonas rurais onde poderão ser exercidas as actividades económicas constam do anexo da portaria e correspondem às que estão definidas no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Estatuto de Jovem Empresário Rural está regulamentado foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Bruselas autoriza ampliar en un mes el plazo de solicitud de las ayudas 2019
Próximo Governo regulamenta estatuto do jovem empresário rural

Artigos relacionados

Sugeridas

Três anos de seca deixa albufeiras sem água para a campanha de rega de 2017

O terceiro ano consecutivo de precipitação inferior ao normal agrava o armazenamento das albufeiras do Alentejo, onde as disponibilidades não ultrapassam os 40% do volume total.
Na bacia hidrográfica do Sado ocorrem os registos mais críticos, com volumes armazenados úteis nas albufeiras de Odivelas e do Roxo de 6% e 10%, […]

Últimas

Retoma de embalagens pelo Valorfito cresce em 2018

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Em 2018, o sistema Valorfito procedeu à retoma de 51,5% das embalagens de produtos fitofarmacêuticos distribuídos em Portugal – face a uma taxa de 50,1% em 2017. A quantidade de embalagens recolhidas subiu 7,7% – […]

Últimas

IFAP pagou 53,2 M€ aos agricultores em Abril

O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que, no dia 30 de Abril de 2018, procedeu a pagamentos, num montante total de cerca de 53,2 milhões de euros. Este valor é ainda provisório.