Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira

Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira

[Fonte: Voz do Campo]

A consultora agrícola Espaço Visual vai lançar um curso sobre a cultura da Nogueira, no âmbito do seu programa “MasterClass”, intitulado “Fale com os melhores”. O curso pretende identificar os fatores chave no sucesso dos pomares da nogueira; as melhores técnicas de instalação e manutenção para a otimização da rentabilidade dos pomares; o futuro da nogueira: discussão de práticas e técnicas agrícolas inovadoras.

Este curso, que se inicia no dia 11 de fevereiro, terá como formador Augusto Assunção, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Com este curso o formando poderá adquirir competências e conhecimentos para efetuar as operações inerentes à implantação, manutenção, condução e colheita de pomares de nogueira, segundo os princípios de Proteção Integrada.
O curso, incluído no programa de formação sobre a Cultura dos Frutos Secos, é constituído por 25 horas, e é desenvolvido totalmente à distância e com base nos conteúdos da UFCD 6343 de nível 2 (do referencial 621277 – Operador/a Agrícola). Enquadra-se na formação complementar definida pelo PDR.

Os objetivos deste curso são: Identificar a morfologia, ciclo cultural e vegetativo e estádios fenológicos da cultura da nogueira; Identificar os principais aspetos a ter em conta na instalação e manutenção de um pomar; Identificar acidentes fisiológicos e meteorológicos inerentes à cultura e condições para desenvolvimento dos mesmos; Enumerar os procedimentos a executar na colheita e pós colheita; Identificar aspetos essenciais e principais canais de comercialização para a nogueira.

Quanto aos conteúdos programáticos, destacam-se: Introdução à Cultura da Nogueira;  Importância económica e principais países produtores e consumidores; Organização comum de mercado;  Agro-ecossistema da nogueira;

Condicionalismos edafoclimáticos: fatores climáticos, potencialidades do solo e fatores topográficos; Morfologia e fisiologia da nogueira;  Ciclo vegetativo e reprodutivo; Instalação e Manutenção do Pomar;

Instalação do pomar: Escolha do local; Preparação e armação do solo; Correção e fertilização; Marcação e piquetagem; Disponibilidade de água; Plantação; Porta-enxertos e escolha das variedades; Instalação do sistema de tutoragem; Propagação; Rega e drenagem; Condução e Poda; Polinização; Manutenção do pomar: Manutenção do solo; Rega e fertilização; Proteção da cultura; Acidentes fisiológicos e meteorológicos; Operações culturais com máquinas e equipamentos nas diferentes fases; Operações de colheita, embalagem e boas práticas no trabalho agrícola; Maturação, colheita, normalização, embalagem e conservação pós-colheita; Caderno de campo; Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola; Comercialização.

Comente este artigo

O artigo Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Propuesta de definición de agricultor genuino para la PAC: Aquél que tenga un 25% de ingresos agrarios
Próximo Nota de esclarecimento da DGAV sobre a Xylella fastidiosa

Artigos relacionados

Dossiers

Incêndios. Governo declara situação de alerta e proíbe queimadas até domingo

[Fonte: Rádio Renascença]
O Governo assinou esta terça-feira um despacho que determina a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.
“Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, […]

Últimas

Syngenta – acelerar a Inovação num mundo em mudança

[Fonte: Gazeta Rural]

Syngenta – acelerar a Inovação num mundo em mudança
 A Syngenta anunciou que vai acelerar o seu processo de inovação para responder aos crescentes desafios que os agricultores enfrentam em todo o mundo e às novas expectativas da Sociedade. […]

Nacional

Opinião: O futuro da Região Centro. A aposta na Inovação

Hélder Rodrigues

1. Um mosaico de actividades, base de desenvolvimento
O Estudo da FCGulbenkian salienta que “a Região Centro é um mosaico de actividades rico e diversificado; agricultura, agro-industriais, pescas e conservas, indústrias florestais, cerâmicas, materiais de construção, minérios, energias renováveis, têxtil e vestuário, cordoaria, montagem de automóveis e fabrico de componentes, […]