Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira

Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira

[Fonte: Voz do Campo]

A consultora agrícola Espaço Visual vai lançar um curso sobre a cultura da Nogueira, no âmbito do seu programa “MasterClass”, intitulado “Fale com os melhores”. O curso pretende identificar os fatores chave no sucesso dos pomares da nogueira; as melhores técnicas de instalação e manutenção para a otimização da rentabilidade dos pomares; o futuro da nogueira: discussão de práticas e técnicas agrícolas inovadoras.

Este curso, que se inicia no dia 11 de fevereiro, terá como formador Augusto Assunção, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Com este curso o formando poderá adquirir competências e conhecimentos para efetuar as operações inerentes à implantação, manutenção, condução e colheita de pomares de nogueira, segundo os princípios de Proteção Integrada.
O curso, incluído no programa de formação sobre a Cultura dos Frutos Secos, é constituído por 25 horas, e é desenvolvido totalmente à distância e com base nos conteúdos da UFCD 6343 de nível 2 (do referencial 621277 – Operador/a Agrícola). Enquadra-se na formação complementar definida pelo PDR.

Os objetivos deste curso são: Identificar a morfologia, ciclo cultural e vegetativo e estádios fenológicos da cultura da nogueira; Identificar os principais aspetos a ter em conta na instalação e manutenção de um pomar; Identificar acidentes fisiológicos e meteorológicos inerentes à cultura e condições para desenvolvimento dos mesmos; Enumerar os procedimentos a executar na colheita e pós colheita; Identificar aspetos essenciais e principais canais de comercialização para a nogueira.

Quanto aos conteúdos programáticos, destacam-se: Introdução à Cultura da Nogueira;  Importância económica e principais países produtores e consumidores; Organização comum de mercado;  Agro-ecossistema da nogueira;

Condicionalismos edafoclimáticos: fatores climáticos, potencialidades do solo e fatores topográficos; Morfologia e fisiologia da nogueira;  Ciclo vegetativo e reprodutivo; Instalação e Manutenção do Pomar;

Instalação do pomar: Escolha do local; Preparação e armação do solo; Correção e fertilização; Marcação e piquetagem; Disponibilidade de água; Plantação; Porta-enxertos e escolha das variedades; Instalação do sistema de tutoragem; Propagação; Rega e drenagem; Condução e Poda; Polinização; Manutenção do pomar: Manutenção do solo; Rega e fertilização; Proteção da cultura; Acidentes fisiológicos e meteorológicos; Operações culturais com máquinas e equipamentos nas diferentes fases; Operações de colheita, embalagem e boas práticas no trabalho agrícola; Maturação, colheita, normalização, embalagem e conservação pós-colheita; Caderno de campo; Boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho agrícola; Comercialização.

Comente este artigo

O artigo Espaço Visual lança curso sobre a cultura da Nogueira foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Propuesta de definición de agricultor genuino para la PAC: Aquél que tenga un 25% de ingresos agrarios
Próximo Nota de esclarecimento da DGAV sobre a Xylella fastidiosa

Artigos relacionados

Últimas

Contagem decrescente para o encerramento de candidaturas ao Prémio Ecotrophelia Portugal 2018

Equipas de estudantes do Ensino Superior têm até ao dia 13 de abril para submeterem online as suas candidaturas de produtos alimentares eco-inovadores, habilitando-se a prémios monetários e a representar Portugal na competição europeia do ECOTROPHELIA na feira SIAL Paris, em França.
Falta menos de um mês para encerramento das candidaturas ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal, […]

Comunicados

H2020 – Desafio societal Bioeconomia (DS2)

Estão a decorrer até ao próximo dia 13 de Fevereiro os concursos 2018 do Desafio Societal 2. Bioeconomia [concursos single-stage (CSA e IA) e concursos two-stage (RIA)].
Recordamos que no decorrer da Infoweek do DS2 que decorreu no passado mês de novembro em Bruxelas houve um Info Day para a apresentação das novidades e dos tópicos a concurso em 2018. […]

Últimas

Syngenta reforça portfólio de soluções Pós-Colheita

A Syngenta está a realizar um investimento importante no reforço do seu portfólio com novas soluções fungicidas para controlo das doenças de conservação em fruta e legumes.
 Maria do Carmo Pereira, responsável de fungicidas da Syngenta para a Península Ibérica, […]