Escolas de hotelaria competem por receitas sustentáveis à base de pescado para idosos, grávidas e crianças

Escolas de hotelaria competem por receitas sustentáveis à base de pescado para idosos, grávidas e crianças

[Fonte: IPMA]

Escolas de hotelaria competem por receitas sustentáveis à base de pescado para idosos, grávidas e crianças

teste2019-01-04 (IPMA)

No âmbito do projeto SEAFOODTOMORROW (H2020 ref.: 773400) realizou-se no dia 11 de dezembro de 2018, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, um concurso nacional que teve como objetivo selecionar as receitas mais apelativas, saudáveis e nutricionalmente adaptadas a crianças, grávidas e idosos, tendo por base a utilização de espécies de pescado sustentáveis (dourada de aquacultura, cavala e carapau). Estas espécies foram escolhidas pela sua abundância na costa Portuguesa, elevada sustentabilidade, baixo valor comercial e reduzida valorização pelos consumidores Portugueses. Através do desenvolvimento de receitas inovadoras que possam ser comercializadas industrialmente pretende-se incentivar o consumo das espécies descritas bem como ultrapassar constrangimentos alimentares existentes nos três segmentos-alvo da população selecionados.

Este concurso contou com a colaboração de 33 alunos e 7 professores das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa e de Setúbal, e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P). Todos os alunos participantes no concurso nacional serão premiados com uma formação baseada numa técnica gastronómica que contará com a presença de especialistas prestigiados.

O júri integrou um painel constituído por um chefe cozinheiro: Pedro Pena Bastos, uma investigadora do CIIMAR: Doutora Maria Leonor Nunes, um representante da indústria: Dr Luís Garcia, um membro da ordem dos engenheiros especializado em engenheira alimentar: Eng. Carla Trindade e uma jornalista: Dra. Alexandra Prado Coelho.

Das 18 receitas avaliadas foram selecionadas seis (2 por cada categoria alvo), tendo três receitas vencedoras usado a cavala como matéria-prima, duas a dourada e uma o carapau.

Os alunos vencedores do concurso nacional irão competir com os vencedores das escolas de hotelaria da Bélgica, Espanha, França, Polónia e Suécia num concurso Europeu que se realizará em França em junho de 2019. As receitas vencedoras dos seis países serão divulgadas num livro eletrónico editado pelo projeto europeu SEAFOODTOMORROW e, posteriormente, serão produzidas a nível industrial.

Imagens associadas

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo Escolas de hotelaria competem por receitas sustentáveis à base de pescado para idosos, grávidas e crianças foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Portugal não vai conseguir acordo melhor para fundos europeus, avisa Carlos Moedas
Próximo ANPROMIS: Oficina Técnica em Sistemas de Automação em Tractores Agrícolas na óptica de Sistemas de Agricultura de Precisão (Coruche, 28 de Janeiro de 2019)

Artigos relacionados

Notícias Máquinas Agrícolas

Kubota Nº1 em Portugal

A Kubota alcançou o primeiro lugar no ranking dos tractores agrícolas novos matriculados em Portugal em 2017.
Este é um reflexo da crescente aposta da marca japonesa no mercado europeu, e fruto também da reconhecida qualidade e fiabilidade da mesma.
O Grupo Auto-Industrial assume-se também como o importador com mais tractores vendidos em Portugal em 2017. […]

Noticias Inovação

Castelo Branco primeiro concelho com alertas de incêndios à população via Firerisk

A Câmara Municipal de Castelo Branco é a primeira autarquia portuguesa a dispor da aplicação Firerisk, a qual permite emitir alertas diretos à população em caso de incêndios florestais na área do concelho.
Com a aquisição desta App, a Câmara de Castelo Branco passa a dispor de um sistema de alertas que permite avisar os seus munícipes, […]

Comunicados

Comunicado de 8 associações para alternativa ao ordenamento e redução da carga de combustível na Floresta

Os acontecimentos ocorridos no passado ano, marcaram da pior forma um considerável nº de pessoas, animais, património (natural e edificado) e recursos.
Lamentando em primeira as vítimas mortais, demonstrando as mais sinceras condolências a todos os que perderam não só os seus familiares e amigos, mas também todos os seus bens, […]