Empresas florestais defendem que sejam os contribuintes a pagar a limpeza de terrenos privados

Empresas florestais defendem que sejam os contribuintes a pagar a limpeza de terrenos privados

[Fonte: O Jornal Económico]

Os proprietários dizem que não têm dinheiro para limpar os seus terrenos florestais, no âmbito do programa de prevenção dos incêndios.

A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) defende que o dinheiro dos contribuintes deve ser usado para limpar os terrenos privados.´

“Se isto é uma questão de proteção civil, terá toda a sociedade civil de encontrar uma maneira de ajudar a financiar essas limpezas. Enquanto isso não acontecer, o proprietário não ganha dinheiro, por si só, com a floresta, para andar a limpar todos os anos”, defendeu o presidente da ANEFA Pedro Serra Ramos em entrevista à rádio TSF.

O dirigente aponta que não é preciso aumentar a carga fiscal bastando usar parte das receitas do Impostos sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) na limpeza das florestas privadas.

“O problema é que nós temos um imposto que é o Fundo Florestal Permanente, que é taxado sobre os combustíveis, que teoricamente deveria servia para ajudar esse tipo de situações e na realidade está a ser gasto com outras questões que deviam fazer parte do orçamento geral do Estado e não fazem. Se calhar teremos de passar esse dinheiro para um apoio aos proprietários que têm faixas a limpar, para os ajudar a fazê-lo todos os anos”, defende o presidente da ANEFA.

Comente este artigo

O artigo Empresas florestais defendem que sejam os contribuintes a pagar a limpeza de terrenos privados foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Pedro Marques “agradece” ao PSD estar a valorizar o debate das propostas do PS
Próximo Luís Silva, diretor executivo da ASCENZA

Artigos relacionados

Nacional

Dez agricultores e um eurodeputado à mesa. O país real na campanha

[Fonte: Rádio Renascença]

Paulo Rangel almoçou esta sexta-feira com 10 agricultores. Diz que quis trazer para a campanha das europeias os problemas reais do país que dificilmente chegam de viva voz aos políticos, […]

Últimas

Oferta de emprego – Comercial (M/F) – Part-Time

O MAPO Mercado Agrícola Português Online pretende reforçar a equipa comercial.

Últimas

IACA alerta que alimentação dos animais pode estar em risco devido à greve dos motoristas de matérias perigosas

[Fonte: Vida Rural]

A Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA) alerta esta quarta-feira (17 de abril) que caso a “crise dos combustíveis” não seja resolvida em breve, […]