EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de lançar o seu relatório anual sobre o nível de resíduos encontrados nos alimentos em 2015 e confirma que, de todas as amostras recolhidas na União Europeia, 97,2% (mais 0,2 pontos percentuais que em 2014) se encontravam livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos ou continham vestígios que estão dentro dos limites legais. Destas, 53,3% (53,6% em 2014) não apresentava qualquer vestígio de resíduos e 43,9% apresentava níveis dentro dos limites regulamentados. Os valores são semelhantes aos apresentados para o ano anterior.

O relatório refere que 99,3% dos alimentos biológicos não continha resíduos ou os tinha dentro dos limites legais.

Em 2015, os países que participaram no estudo analisaram 84.341 amostras à procura de 774 pesticidas. Resultado: 97,2% das amostras estava dentro dos limites permitidos na legislação comunitária. Concretamente, 53,3% das amostras analisadas não continha nenhum resíduo quantificável, das quais 43,9% continha resíduos que não superavam os limites legais.

Produtos importados com menos vestígios

Os limites legais foram ultrapassados em 5,6% das amostras provenientes de países extra-comunitários, um valor inferior aos 6,5% verificados em 2014.

Nos produtos procedentes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, os limites legais foram superados em 1,7% das amostras, ligeiramente acima do verificado no ano anterior (1,6%).

Quanto às amostras recolhidas em alimentos para bebés, 96,5% estavam livres de resíduos ou dentro dos limites legais.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Tejerina tiende puentes con Marruecos y le recuerda que “puede contar con España para una relación fluida con la UE”
Próximo Importante subida del precio del aceite en los últimos diez días sin que el Brexit afecte a sus exportaciones

Artigos relacionados

Internacional

La tendencia alcista del aceite se enfrenta a las dudas del proteccionismo y la llegada de de Trump

[Fonte: Agro Informacion]
El aceite de oliva español vive un momento dulce, con destacadas ventas y subidas de precios al oleicultor -en los últimos días se supera el umbral de 3,6 euros por kilo-, pero se enfrenta al proteccionismo en terceros países, […]

Nacional

Açores importam uma centena de ovelhas para incrementar produção de leite em Santa Maria

[Fonte: Açoriano Oriental]

Os Açores vão importar este mês cerca de uma centena de ovelhas para incrementar a produção de leite na ilha de Santa Maria, disse hoje à agência Lusa o diretor regional da Agricultura, referindo que se trata de uma “iniciativa inédita”. […]

Nacional

Startup Portugal: acreditação de novas incubadoras termina dia 17 de Julho

[Fonte: Agricultura e Mar]
Está aberto até dia 17 de Julho o prazo para a acreditação de novas incubadoras, que lhes permitirá usufruir dos Vales de Incubação.
Estes apoios têm sido distribuídos pelas startups no âmbito das medidas da Startup Portugal, para que as novas empresas possam fazer face a despesas de incubação e contratar serviços como apoio à […]