EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de lançar o seu relatório anual sobre o nível de resíduos encontrados nos alimentos em 2015 e confirma que, de todas as amostras recolhidas na União Europeia, 97,2% (mais 0,2 pontos percentuais que em 2014) se encontravam livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos ou continham vestígios que estão dentro dos limites legais. Destas, 53,3% (53,6% em 2014) não apresentava qualquer vestígio de resíduos e 43,9% apresentava níveis dentro dos limites regulamentados. Os valores são semelhantes aos apresentados para o ano anterior.

O relatório refere que 99,3% dos alimentos biológicos não continha resíduos ou os tinha dentro dos limites legais.

Em 2015, os países que participaram no estudo analisaram 84.341 amostras à procura de 774 pesticidas. Resultado: 97,2% das amostras estava dentro dos limites permitidos na legislação comunitária. Concretamente, 53,3% das amostras analisadas não continha nenhum resíduo quantificável, das quais 43,9% continha resíduos que não superavam os limites legais.

Produtos importados com menos vestígios

Os limites legais foram ultrapassados em 5,6% das amostras provenientes de países extra-comunitários, um valor inferior aos 6,5% verificados em 2014.

Nos produtos procedentes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, os limites legais foram superados em 1,7% das amostras, ligeiramente acima do verificado no ano anterior (1,6%).

Quanto às amostras recolhidas em alimentos para bebés, 96,5% estavam livres de resíduos ou dentro dos limites legais.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Tejerina tiende puentes con Marruecos y le recuerda que “puede contar con España para una relación fluida con la UE”
Próximo Importante subida del precio del aceite en los últimos diez días sin que el Brexit afecte a sus exportaciones

Artigos relacionados

Internacional

Promarca acusa a la distribución de competencia desleal con las `marcas blancas´

[Fonte: Agropopular]
 La asociación de fabricantes de marcas líderes de gran consumo Promarca ha acusado al sector de la distribución de competencia desleal a través de la llamada `marca blanca´.
El presidente de Promarca, Ignacio Larracoechea, intervino –el 21 de marzo- en la Comisión de Agricultura, […]

Dossiers

Phil Hogan garante que PAC pós 2020 não implica renacionalização de apoios

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, assegurou na segunda-feira, 29 de Janeiro, que o documento da Comissão Europeia sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 não implicará uma renacionalização das ajudas.
Aquele responsável acrescentou que as mudanças não vão causar distorções no mercado e garantiu que os objectivos continuarão a ser comuns. […]

Nacional

Conhecer o perfil genético para melhorar a alimentação

[Fonte: Gazeta Rural]

Workshop “Nutrição Funcional e Testes Genéticos” está agendado para este sábado e decorre no campus Asprela da Católica Porto
Conhecer o perfil genético dos indivíduos para melhorar a alimentação. Este é o ponto de partida do workshop “Nutrição Funcional e Testes Genéticos”, […]