EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) acaba de lançar o seu relatório anual sobre o nível de resíduos encontrados nos alimentos em 2015 e confirma que, de todas as amostras recolhidas na União Europeia, 97,2% (mais 0,2 pontos percentuais que em 2014) se encontravam livres de resíduos de produtos fitofarmacêuticos ou continham vestígios que estão dentro dos limites legais. Destas, 53,3% (53,6% em 2014) não apresentava qualquer vestígio de resíduos e 43,9% apresentava níveis dentro dos limites regulamentados. Os valores são semelhantes aos apresentados para o ano anterior.

O relatório refere que 99,3% dos alimentos biológicos não continha resíduos ou os tinha dentro dos limites legais.

Em 2015, os países que participaram no estudo analisaram 84.341 amostras à procura de 774 pesticidas. Resultado: 97,2% das amostras estava dentro dos limites permitidos na legislação comunitária. Concretamente, 53,3% das amostras analisadas não continha nenhum resíduo quantificável, das quais 43,9% continha resíduos que não superavam os limites legais.

Produtos importados com menos vestígios

Os limites legais foram ultrapassados em 5,6% das amostras provenientes de países extra-comunitários, um valor inferior aos 6,5% verificados em 2014.

Nos produtos procedentes dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, os limites legais foram superados em 1,7% das amostras, ligeiramente acima do verificado no ano anterior (1,6%).

Quanto às amostras recolhidas em alimentos para bebés, 96,5% estavam livres de resíduos ou dentro dos limites legais.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo EFSA: 97% dos alimentos da UE cumpriu os limites de pesticidas em 2015 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Tejerina tiende puentes con Marruecos y le recuerda que “puede contar con España para una relación fluida con la UE”
Próximo Importante subida del precio del aceite en los últimos diez días sin que el Brexit afecte a sus exportaciones

Artigos relacionados

Últimas

Aicep publica mais 4 guias de acesso a mercados: Argélia, Áustria, Panamá e Qatar

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal editou mais quatro Guias Práticos de Acesso ao Mercado, desta vez relativos à Argélia, Áustria, Panamá e Qatar.
Com a edição destes documentos, encontram-se disponíveis no site da Aicep, […]

Nacional

Hungria deteta produtos com ovos contaminados com pesticida

[Fonte: Correio da Manhã]

A Hungria tirou hoje do mercado produtos desenvolvidos a partir de ovos contaminados com o pesticida tóxico fipronil, importados da Alemanha por uma empresa húngara, anunciou hoje a agência de segurança alimentar local.
Com este novo caso, […]

Nacional

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 1 a 7 Maio 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]
Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
As cotações médias nacionais dos novilhos (-3 cêntimos / Kg) e novilhas (-3 cêntimos / Kg) de 12-18 meses cruzado de Charolês e dos novilhos de 12-18 meses de raça Turina (-2 cêntimos / Kg) baixaram em relação à […]