Efacec vai reforçar capacidade de barragem em Lamego

Efacec vai reforçar capacidade de barragem em Lamego

[Fonte: O Jornal Económico]

A Efacec foi escolhida pela Águas do Norte para a instalação de comportas no descarregador de cheias da barragem de Pretarouca, localizada em Lamego.

Segundo um comunicado da empresa, “a intervenção da Efacec irá alargar a capacidade da barragem em 30%, permitindo criar uma reserva para apoio dos municípios na região em caso de seca prolongada”.

“Esta intervenção aumenta a infraestrutura dos atuais 3,2 milhões de metros cúbicos para 4,2 milhões de metros cúbicos, com base num princípio de sustentabilidade, aumentando a capacidade em captações superficiais em detrimento de soluções por captações subterrâneas”, acrescenta o referido comunicado.

A Efacec adianta que o contrato foi assinado no final de julho com a Águas do Norte, a entidade gestora do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte do país, e tem a duração de seis meses.

“A obra engloba trabalhos ao nível de mecânica, construção civil e equipamentos elétricos, prevendo a instalação de comportas de charneira do tipo ‘Obermeyer’, cujo funcionamento é realizado através da insuflação/desinsuflação de almofadas de borracha, colocadas sob as comportas com recurso ao uso de ar comprimido”, adianta o documento em causa.

O mesmo documento assinala que “a Efacec realiza trabalhos em projetos hídricos desde os anos 50 em países como Tunísia e Islândia”, acrescentando que, em Portugal, entre 2011 e 2015, a empresa portuguesa participou nas obras das centrais hidroelétricas da Ermida e de Ribeiradio, em Sever de Vouga, em regime ‘chave na mão’ no fornecimento e montagem de equipamentos elétricos e mecânicos, desde transformadores e subestações elétricas a comportas e pontes rolantes”.

A Efacec está presente em mercados como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, Ásia, Médio Oriente, Magrebe e África Subsariana.

Comente este artigo

O artigo Efacec vai reforçar capacidade de barragem em Lamego foi publicado originalmente em O Jornal Económico.

Anterior Fogo lavra com intensidade num povoamento florestal em Leiria
Próximo Incêndios. Governo declara situação de alerta especial nível vermelho

Artigos relacionados

Nacional

Biofrade presente na Conferência Portugal Saudável

A Biofrade vai estar presente na Conferência Portugal Saudável, iniciativa da Missão Continente, que visa debater a sustentabilidade dos sistemas alimentares, […]

Nacional

Legislatura: Estivadores e agricultores protestaram e motoristas puseram (e põem) país em alerta

A legislatura fica marcada por protestos de estivadores, suinicultores e produtores de leite, que motivaram intervenção do Governo, mas sobretudo pela greve dos motoristas de matérias perigosas que parou o país e levou o executivo a decretar “situação de alerta”. […]

Sugeridas

Pedido de reflexão de um jovem agricultor – Filipe Castelo Branco

O olival tem permitido oferecer emprego a quem por cá quer ficar, e a pessoas de fora, promovendo o retorno ao interior. […]