EDIA disponibiliza novos ortofotomapas para a área de Alqueva

EDIA disponibiliza novos ortofotomapas para a área de Alqueva

[Fonte: ffl revista]

A EDIA disponibiliza a partir de agora ortofotomapas de 2017 de toda a área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efectuada em Outubro passado.

Trata-se de um conjunto de 382 novos ortofotomapas, produzidos internamente pelo Centro de Cartografia da EDIA, que vêm actualizar a aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, disponível no site desta empresa, desde 2015, como contributo para a promoção do desenvolvimento económico e social do espaço Alqueva.

A aplicação de Dados Geográficos de Alqueva, que disponibiliza de forma gratuita ortofotomapas e altimetria, é hoje uma ferramenta importante na gestão de explorações agrícolas, em avaliações prediais e no planeamento do território, entre outras aplicações.

Estes novos ortofotomapas envolvem as bandas RGB (composição vermelho, verde a azul), vulgarmente conhecido como fotografia aérea e NIR (Infravermelho próximo) com uma resolução de 35 cm no terreno. As imagens com banda de infravermelho próximo permitem detectar facilmente áreas com vegetação, representadas pela cor vermelha, que será mais intensa consoante o bom estado nutricional, a anatomia das folhas, o teor de água, o estado fenológico e o vigor vegetativo das culturas.

Estes dados podem ser redistribuídos e usados desde que cumpram determinados requisitos, entre eles a informação sobre a sua origem e propriedade e sobre eventuais alterações que tenham sido efectuadas.

Os Dados Geográficos de Alqueva podem ser descarregados no site da EDIA, aqui .

Comente este artigo

O artigo EDIA disponibiliza novos ortofotomapas para a área de Alqueva foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior IACA e DGAV Promovem Formação e Informação para os Operadores do Setor da Alimentação Animal
Próximo CNA solidária com produtores de leite

Artigos relacionados

Últimas

Seca: Castanha e arroz penalizados, maçãs e amêndoas crescem

[Fonte: Público]

De acordo com o documento, as condições climáticas não comprometeram a campanha nos pomares de pomóideas (maçãs e peras). A produção da maçã deverá fixar-se em 300 mil toneladas, enquanto a da pera deve rondar as 165 mil toneladas, […]

Últimas

Ministra diz que falhas do SIRESP “não são de hoje”

[Fonte: Jornal De Negócios]

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse hoje que as falhas de funcionamento do SIRESP “não são de hoje”, recordando que este sistema de comunicações de emergência também falhou em 2012 e 2013.
“Há […]

Últimas

Reforma das florestas não está “esgotada” mas já tem aval de Marcelo

[Fonte: Jornal De Negócios]

Apesar de o conjunto de diplomas que constitui, para já, a reforma da legislação das florestas estar “longe de esgotar todas as actuações dos poderes públicos” neste domínio e de “apenas um deles – o do cadastro – […]