Organizações de Produtores e Cooperativas

Organizações de Produtores e Cooperativas

Clube de Produtores Continente
Descrição:

O Clube de Produtores Continente (CPC) é uma estrutura de apoio à produção agropecuária portuguesa, criado em 1998, com o intuito de aproximar a Sonae MC dos produtores nacionais, distribuídos de Norte a Sul do país, Açores e Madeira. A nossa missão é promover os produtos nacionais de acordo com elevados padrões de qualidade e segurança, apoiando os seus associados, de forma consistente e estruturada.

Os produtores encontram no CPC uma via garantida para o escoamento da sua produção, enquanto a Sonae MC garante a oferta, aos seus clientes, de produtos portugueses que respeitam as melhores práticas de produção.

O CPC tem vindo a trabalhar em prol do setor agrícola nacional, criando emprego, fomentando o desenvolvimento regional, potenciando projetos ambiciosos, inovadores e de indiscutível mais valia económica e social para o nosso país.

O CPC conta atualmente com 200 membros, entre organizações de produtores, agricultores individuais e empresas familiares com produção de: frutas e legumes, charcutaria (queijos e enchidos), carne, padaria e pastelaria tradicional, peixe, vinhos, azeite, ovos, mel e take-away.

Telefone:
(+351) 214 244 253
Morada:
Estrada da Outurela, Nº 118, Edifício Imopolis – Bloco D
Código Postal:
2790-114 Carnaxide
Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal
Nome de contacto:
Sara Damásio
Descrição:

Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – foi constituída a 6 de Dezembro de 2010. A Associação nasceu da necessidade/oportunidade, sentida pelo próprio tecido empresarial, de evidenciar o potencial dos produtos nacionais. Apostando numa nova abordagem promocional da qualidade e unicidade do que é português, a Portugal Fresh foi pensada no âmbito de unir as empresas do setor em prol de um objetivo comum – a valorização da origem “Portugal” e das características dos nossos produtos.

A associação tem como grande objetivo promover as frutas, legumes e flores de Portugal, tanto internamente como num panorama internacional. As acções realizadas entre 2015 e 2016 foram apoiadas no âmbito de um projecto conjunto ao abrigo do Portugal 2020.

A Portugal Fresh canaliza a sua motivação na conquista da relevância do setor, trabalhando proativamente, não só para promover as exportações, mas também para incentivar o consumo de fruta e legumes, principalmente junto dos mais jovens.

A essência de frescura, sabor e autenticidade dos produtos nacionais está agora materializada num conceito que pretende representar Portugal numa perspetiva de valorização e cooperação, pensada para posicionar este setor como chave para o desenvolvimento da economia nacional.

Assim, a associação pretende afirmar-se como a marca chapéu “Portugal”, assumindo um papel cada mais relevante no contexto internacional, de forma a acrescentar valor para os seus associados.

Telefone:
219 927 236
Fax:
219 928 806
Morada:
MARL, Lugar do Quintanilho, NAC, N00 Z08
Código Postal:
2660-421 São Julião do Tojal
Adega Cooperativa São Mamede da Ventosa, CRL
Nome de contacto:
João Palmeira
Descrição:

A Adega São Mamede da Ventosa é uma estrutura cooperativa que se dedica à produção e comercialização de vinhos numa paisagem única, a oeste de Portugal. Fundados em 1956, somos uma referência na história desta região de tradição vitivinícola. Com uma extensão total de 1800 hectares de vinha, produzimos vinhos de excelente relação qualidade-preço e somos a adega cooperativa com maior produção a nível nacional.

Telefone:
261951182
Morada:
Avenida 10 de junho, 8 – Arneiros
Código Postal:
2565-831 Ventosa
Agromais – Entreposto Comercial Agrícola, CRL
Nome de contacto:
Teresa Dias
Descrição:

A AGROMAIS – Entreposto Comercial Agrícola nasceu em 1987, na região agrícola do Norte do Vale do Tejo. Hoje é a maior organização portuguesa de agricultores no setor da comercialização de cereais e hortícolas, com uma área de produção de cerca de 10.000 hectares.
Lideramos as culturas que produzimos, inovamos nos processos e na tecnologia, desenvolvemos produtos de qualidade, e somos profissionais reconhecidos pelo mercado.

Telefone:
+351 249 830 170
Fax:
+351 249 830 179
Morada:
Zona Industrial de Riachos – Apartado 24
Código Postal:
2354-908 Riachos
Logótipo
Nome de contacto:
Ricardo Almeida
Descrição:

A AGROS recolhe, transporta e comercializa leite a granel na região de Entre Douro, Minho e Trás-os-Montes.
É nossa missão a promoção e a valorização do leite produzido pelos Produtores, sócios das Cooperativas associadas, fomentando a melhoria contínua da qualidade do mesmo, satisfazendo o seu cliente e mantendo uma produção equilibrada e sustentada, que permita o melhor preço aos Produtores.

Telefone:
+351 252 241 000
Morada:
Rua Cidade da Póvoa de Varzim, 55
Código Postal:
4490-295 Argivai – PVZ
Aparroz – Agrupamento de Produtores de Arroz do Vale do Sado, Lda
Nome de contacto:
João Reis Mendes
Descrição:

A sociedade tem o seguinte objecto: Adaptar, em comum, às exigências do mercado a produção e oferta de arroz dos produtores seus membros, tendo como objecto principal a concentração da oferta e a colocação no mercado da produção dos seus membros, bem como assegurar a programação da produção e a adaptação desta à procura, nomeadamente em termos de qualidade e de quantidade e ainda optimizar os custos de produção e estabilizar os preços na produção.
A sociedade tem ainda como objecto: Aplicar práticas de cultivo, técnicas de produção e práticas de gestão dos resíduos respeitadores do ambiente, nomeadamente para proteger a qualidade das águas, do solo e da paisagem e para preservar ou fomentar a biodiversidade; definir e aplicar, através dos seus membros, regras comuns de produção de arroz, visando a melhoria da qualidade e ou a utilização de práticas biológicas, por colocação no mercado, bem como, do conhecimento das respectivas produções, designadamente em matéria de colheitas e disponibilidade; assegurar os meios técnicos e suporte administrativo necessário a realização dos seus fins; promover a aplicação de técnicas de protecção e ou produção integrada; promover a realizar acções de formação de protecção e ou produção integrada: prestar assistência técnica aos agricultores associados; comercializar os produtos agrícolas, florestais e pecuários provenientes das explorações dos seus sócios; comercializar os factores de produção necessários às explorações agrícolas dos seus sócios; prestar serviços agro-rurais aos sócios e não sócios; promover acções de experimentação e investigação; contribuir para a valorização dos produtos provenientes das explorações dos sócios através da sua certificação e/ou criação de DOP e IGP; promover a formação profissional nas áreas ligada ao mundo rural; descasque, branqueamento e glaciagem de arroz; produção, acondicionamento e multiplicação de sementes; promoção de acções de desenvolvimento rural; e a prestação de assistência técnica em modo de produção biológico nas suas diferentes componentes técnico-comerciais

Telefone:
00351265619180
Fax:
00351265619181
Morada:
Rua do Arroz, 1
Código Postal:
7580-511 Alcácer do Sal
BDP – Bagas de Portugal, C.R.L.
Nome de contacto:
Paulo Lúcio Costa Gomes
Descrição:

Fundada a 8 de Janeiro de 2016, a Cooperativa Bagas de Portugal nasceu a partir de um grupo de produtores de pequenos frutos oriundo de vários pontos do País.
A aposta numa nova política de comercialização, assente na defesa dos interesses de quem produz, norteou este projecto que pretende imprimir um novo ritmo à fileira.
Além da comercialização, quer diferenciar-se em áreas como a conservação, armazenagem, transformação, promoção, produção, importação, exportação e qualidade do fruto e seus derivados.
Trata-se de uma cooperativa agrícola – de responsabilidade limitada – que ambiciona dar resposta a várias necessidades sentidas neste sector de importância crescente na agricultura nacional.
A sede desta estrutura de âmbito nacional localiza-se no edifício Vougapark, em Sever do Vouga, concelho que detém o título de Capital do Mirtilo.

Telefone:
234591016/962864938
Morada:
Largo da Estação | Edifício Vougapark | Piso 2
Código Postal:
3740-070 Paradela, Sever do Vouga
CAMB – Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Nome de contacto:
Alda Benamor
Descrição:

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fundada em 1954, com a principal missão de dar resposta competitiva à transformação em azeite das produções de azeitona dos seus fundadores.

As operações de transformação iniciaram-se, então, a partir da compra de um pequeno lagar de prensas.

No entanto, a crescente adesão de novos cooperadores depressa exigiu a sua expansão, concretizada através de nova aquisição de outro lagar, já de maior capacidade.

Até que, em 1987, necessitando aumentar novamente a sua capacidade de laboração, a Cooperativa fez uma terceira aquisição, desta vez à Sociedade dos Azeites de Moura, que nessa altura possuía um lagar mais moderno e com capacidade de moenda de cerca de 230 toneladas de azeitona por dia.

Pode, pois, concluir-se que a estratégia  de desenvolvimento da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, aumentando progressivamente a sua capacidade de laboração através de sucessivas aquisições de outros lagares, confirma, afinal, um caso paradigmático de sucesso da forma de organização cooperativa, como aquela que melhor defende os interesses dos agricultores, isto é, a que melhor remunera e escoa com maiores vantagens as suas produções para os mercados.

Telefone:
285 250 720
Carnalentejana – Agrupamento de Produtores de Bovinos da Raça Alentejana, S.A.
Nome de contacto:
Dr. Gonçalo Albino – 963819520
Descrição:

O Reconhecimento da denominação de origem “CARNALENTEJANA” é o fruto do esforço desenvolvido nos últimos anos pelos criadores, na preservação do património da raça bovina alentejana.
Estes magníficos animais constituem uma raça regional que evoluiu a partir dos animais de tração utilizados no Alentejo e cuja transição para raça produtora de carne está documentada desde meados do século passado. Particularmente bem adaptados às condições de crescimento na terra alentejana, estes bovinos alimentam-se de pastagens espontâneas, movimentando-se em liberdade numa região ainda preservada. O resultado é uma carne de qualidade, produzida com métodos rurais.
É “CARNALENTEJANA” aquela que é obtida a partir de animais de raça alentejana, inscritos no livro de nascimentos e filhos de pai e mãe inscritos no livro genealógico da raça bovina alentejana. Vitelas, novilhos e novilhas são criados e abatidos em condições e com idades e pesos estritamente definidos para que a carne que chega ao consumidor seja a melhor, a mais apetecível e a mais saborosa.
Condições estritas de identificação animal, saneamento e assistência veterinária, alimentação dos animais e seu abate, assim como a preservação das peças, garantem a qualidade desta carne, que só pode ser comercializada devidamente identificada como “CARNALENTEJANA- DOP”.
Todo este processo de produção é acompanhado e certificado pela Certis, Lda.

Telefone:
268639480
Fax:
268622455
Morada:
Estrada do Moinho de Vento – apartado 16
Código Postal:
7350-901 Elvas
CAVIVER – Cooperativa Agrícola de Vila Verde, CRL
Nome de contacto:
CAVIVER – Cooperativa Agrícola de Vila Verde CRL
Descrição:

A Cooperativa Agrícola de Vila Verde é uma instituição com mais de 50 anos de história em prol da agricultura da região.

Telefone:
253310040
Morada:
Avenida António Sérgio 785
Código Postal:
4730-711 Braga