Ensino

Ensino

Centro de Educação para a Sustentabilidade
Nome de contacto:
Joana Martins
Categoria:
Descrição:

O CESA – Centro de Educação Sustentável e Ambiental, é um centro de educação e formação multi-disciplinar e um pilar central na visão e missão da Ecoaldeia de Janas. Disponibiliza formações nas mais variadas temáticas: apicultura, carpintaria, construção natural, agricultura sustentável, alimentação e nutrição, ofícios tradicionais, carpintaria, agrofloresta, ecologia, reabilitação de ecossistemas, gestão da água, ambiente e sustentabilidade, planeamento e design em permacultura, entre muitos outros.
Já passaram mais de 5000 alunos pelo centro, para uma experiência de aprendizagem prática e não-formal para um universo 150 actividades formativas muito diversas.
O objectivo é fazer da Ecoaldeia um lugar que inspire de forma criativa e prática a partilha de sabedoria entre todas as gerações. Os princípios de educação não-formal do CESA estão muito ligados aos valores da natureza, ao trabalho com a terra, à valorização das tradições, à inovação e ao empreendedorismo, tal como à aprendizagem “faz-tu-mesmo”.

Telefone:
216013334
Morada:
Rua do Luzio n15, Cerrado das Bruxas
Código Postal:
2710 267
ESAC – Escola Superior Agrária de Coimbra
Nome de contacto:
Isabel Silva – Gabinete de Comunicação
Categoria:
Descrição:

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), integrada desde 1985 no Politécnico de Coimbra, é detentora de um historial de mais de 100 anos.

A Escola orgulha-se do seu passado secular, valorizando-o e divulgando-o. No entanto, nunca deixou de se adaptar às novas tecnologias e às mudanças verificadas nos sectores para os quais se encontra vocacionada.

Ministra Cursos Superiores Técnicos Profissionais (CTeSP), Licenciaturas e Mestrados nas áreas de agricultura biológica, agropecuária, ambiente, biotecnologia, ecoturismo, florestas, gastronomia e tecnologia alimentar, caracterizados por uma forte componente profissionalizante e por uma ligação muito próxima ao tecido empresarial, a associações e cooperativas.

Na margem esquerda do rio Mondego, são 140 a totalidade de hectares que acolhem esta que é a mais antiga escola agrária do país. Além de extensas áreas dedicadas à produção agropecuária (83,8ha, 12 dos quais certificados para produção biológica) e florestais (23,0ha), a ESAC dispõe de modernas instalações, oficinas tecnológicas e laboratórios de qualidade, que lhe permitem afirmar-se como uma escola de referência nacional ao nível do ensino e da investigação agrária aplicada. São quase meia centena os projetos de investigação nacionais e internacionais nos quais a Escola está envolvida e que dão suporte à atividade letiva e se interligam com a atividade do CERNAS – Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, sedeado na ESAC e recentemente classificado como Muito Bom pela FCT. Tudo isto, somado a um corpo docente altamente qualificado.

Nos últimos anos, esta Escola tem também apostado na internacionalização da sua oferta formativa e na promoção do seu trabalho junto da comunidade externa. Com esse fim, leva a cabo uma série de iniciativas que têm como objetivo “abrir a ESAC à comunidade”, complementando o trabalho mais científico e tecnológico com seminários e palestras, assim como com outro tipo de iniciativas de cariz mais geral.

A ESAC caracteriza-se ainda por ser um “campus sustentável”. Além de integrar o Programa Eco-Escolas, tem investido em projetos de eficiência energética e de adoção de práticas comportamentais, que fazem do espaço um exemplo de sustentabilidade ambiental.

Telefone:
239802940
Morada:
Bencanta
Código Postal:
3045-601 Coimbra
ESAO – Escuela Superior del Aceite de Oliva
Nome de contacto:
Marta Gonzalez Eguizabal
Categoria:
Descrição:

Pioneiros na formação do Azeite, a ESAO é o local escolhido pelos melhores profissionais para melhorar a sua carreira e elevar a qualidade do seu EVOO. Não perca a oportunidade de aprender com os melhores e alcançar o sucesso.

Telefone:
+34 601 064 949
Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal
Nome de contacto:
Dr. Luis Carlos Lopes
Categoria:
Descrição:

A Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal iniciou a sua actividade em 27 de Setembro de 1989 por iniciativa de um conjunto de entidades do concelho, agregadas para o efeito na Associação para a Valorização Agrária de Torres Vedras – AVA.
Tem como objectivo prioritário contribuir para a valorização dos sectores Agro-Pecuário, Florestal e Turismo da região oeste de Portugal, quer através da formação e integração profissional de jovens, quer ainda prestando serviços de divulgação e de apoio técnico à comunidade.
Sendo uma instituição de ensino profissional, a Escola Profissional Agrícola, mantém uma estreita colaboração com outras escolas congéneres (nacionais e estrangeiras), assim como com empresas e outras entidades públicas ou privadas, de modo a permitir o desenvolvimento efectivo das componentes práticas da formação. Para tal existe um ambicioso plano de visitas de estudo e estágios que se desenvolvem quer em Portugal quer no estrangeiro.

Telefone:
261314072
Fax:
261313234
Morada:
Quinta da Fonte Portela
Código Postal:
2565-711 Runa
Escola Profissional e de Desenvolvimento Rural do Baixo Mondego
Nome de contacto:
Francisco Dias
Categoria:
Descrição:

A Associação Diogo de Azambuja é a entidade proprietária da Escola Profissional e de Desenvolvimento do Baixo Mondego.

Tem como objetivo o ensino profissional com oferta formativa diversificada privilegiando o ensino agrícola.
Desempenha um papel importante na Experimentação e demonstração de práticas agronómicas para a região do Baixo Mondego.

Telefone:
239687290
Morada:
Avenida Diogo de Azambuja
Código Postal:
3140 – 249
Escola Técnica Profissional da Moita - A Escola como Primeira Empresa
Nome de contacto:
Inês Queiroz
Categoria:
Descrição:

O Projeto Educativo da Escola Técnica Profissional da Moita aposta na inovação e na mudança e tem por base conceitos como a responsabilidade, o empenho, a autonomia, a cooperação, o dinamismo e a organização. Pretendemos fomentar nos alunos a reflexão que pode levar à ação, pelo que estimulamos a sua criatividade e o seu espírito crítico, oferecendo-lhes um ambiente acolhedor e um clima de abertura favoráveis à aprendizagem. Esta é a nossa Missão.

Telefone:
212800600 / 935 482 636
Morada:
Parque das empresas dos quatro marcos
Código Postal:
2650-402
ISA – Instituto Superior de Agronomia
Nome de contacto:
António Guerreiro de Brito
Categoria:
Descrição:

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) é, em Portugal, a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias, sendo o seu know-how reconhecido nacional e internacionalmente.
Com mais de 100 anos de experiência, adapta o seu ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e modernização do mesmo.
Integrada na Universidade de Lisboa desde 2013, fez parte da Universidade Técnica de Lisboa desde 1930, tendo, actualmente, cerca de 1500 alunos nos 3 ciclos de ensino, e conta com um corpo docente de 116 docentes e 47 investigadores.
Localizado no coração de Lisboa, na Tapada da Ajuda – Parque Botânico e Ambiental com cerca de 100 ha, de reconhecido interesse – é também um local convidativo para a realização de eventos, de actividades lúdicas e para a descoberta de locais cativantes como sejam o Anfiteatro de Pedra, o Miradouro, o Jardim da Parada, o Campo de Rugby, o Observatório Astronómico, o Pavilhão de Exposições, o Auditório da Lagoa Branca, entre outros.

Telefone:
21 365 3100
Fax:
21 365 3195
Morada:
Tapada da Ajuda
Código Postal:
1349-017 Lisboa
Universidade de Évora
Nome de contacto:
Universidade de Évora
Categoria:
Descrição:

A Universidade de Évora é um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e da tecnologia, que, através da articulação do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade. Com origens que remontam ao século XVI, a Universidade de Évora é actualmente uma das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação em Portugal.

Telefone:
+351 266 740 800
Fax:
+351 266 740 806
Morada:
Largo dos Colegiais 2,
Código Postal:
7000 Évora
UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Nome de contacto:
Rosa Rebelo
Categoria:
Descrição:

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, sedeada em Vila Real, é uma instituição de alto nível, orientada para a criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência através da articulação do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental. A atividade científica desenvolve-se nas suas Escolas e Centros de Investigação, e procura aprofundar o conhecimento e desenvolver tecnologia capaz de responder a problemas de âmbito global, nacional ou regional, num quadro de modernidade.

Telefone:
259 350 000
Morada:
Quinta de Prados
Código Postal:
5000-801 Vila Real