Anipla – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas

Confederações e Associações

Confederações e Associações

Anipla – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas
Descrição:

A ANIPLA – Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, constituída em 1992, representa as empresas que investigam, desenvolvem, fabricam e comercializam produtos fitofarmacêuticos.

Telefone: +351 214 139 213
Morada: Rua General Ferreira Martins nº10-6ºA.
Código Postal: 1495-137 Algés
ANSEME – Associação Nacional dos Produtores e Comerciantes de Sementes
Nome de contacto: Joana Lopes Aleixo
Descrição:

JAD Sementes, Alípio Dias e Irmão e Casa César Santos, três casas de sementes concorrentes que sempre se uniram para lutar pelos interesses do Sector das Sementes em Portugal.

Foi em 1981 que a então responsável da Divisão de Sementes dos Serviços Oficiais do Ministério da Agricultura, Engenheira Maria Amélia Frazão, sugeriu que as ações destes três amigos e colegas de profissão se desenvolvessem de forma mais concertada e foi por isso que a 13 de novembro desse mesmo ano surgiu a ANSEME.

Passados 35 anos, a ANSEME continua a ser a ligação entre as empresas Associadas e os Serviços oficias do Ministério da Agricultura. Assegurando atualmente também a relação com as Instituições Comunitárias.

Com uma representatividade de quase 90% do mercado, a ANSEME tem hoje como MISSÃO garantir o bom funcionamento do Setor, assegurando o fornecimento de sementes em quantidade, qualidade e com as características adequadas às necessidades do mercado. Através do apoio técnico e informação prestada às empresas Associadas sobre as exigências e alterações à regulamentação bem como pela promoção e valorização da semente certificada, trabalhamos por um mercado de sementes justo, transparente e profissional.

A ANSEME está organizada em Secções Técnicas por uma questão de operacionalidade, por forma a organizar e direcionar convenientemente o trabalho da Associação.

Atualmente estão em funcionamento seis Secções: milho, cereais, oleaginosas, forragens, hortícolas e batata de semente. No entanto, esta organização não é estanque, podendo-se a qualquer momento criar novas Secções.

A ANSEME acolhe como Associados todas as empresas especializadas na obtenção, produção e/ou comercialização de sementes em Portugal, desde pequenas empresas familiares a grandes multinacionais. Esta heterogeneidade que caracteriza a Associação, apesar de nem sempre ser fácil de gerir, dá uma enorme riqueza ao nosso trabalho, garantindo o equilíbrio da Associação.

Telefone: +351 933982599
Morada: Rua da Junqueira nº 39, Edifício Rosa, 1º Piso
Código Postal: 1300-307 Lisboa
CiB – Centro de Informação de Biotecnologia
Descrição:

O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a divulgação da Biotecnologia em Portugal.

Telefone: +351 214 469 461
Morada: ITQB – Avenida da República – Campus da Estação Agronómica Nacional
Código Postal: 2780-157 Oeiras
Logo A2S
Nome de contacto: Márcia Mendes
Descrição:

Tem como fim a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da região saloia e das suas populações, em especial das zonas rurais e costeiras, com vista à redução de assimetrias sociais e locais.

São objetivos da A2S:

Contribuir para a sustentabilidade das economias locais;
Facilitar a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das populações;
Apoiar a diversificação das atividades nas explorações agrícolas e atividades ligadas ao mar;
Estimular a promoção, preservação e valorização dos recursos ambientais, culturais e patrimoniais endógenos;
Promover o crescimento e desenvolvimento do turismo local;
Incentivar ao empreendedorismo e a criação de postos de trabalho;
Apoiar a qualificação e capacitação do capital humano;
Promover o intercâmbio e o desenvolvimento de atividades de cooperação com associações e organismos nacionais ou estrangeiros que prossigam o mesmo objeto.
A intervenção da A2S assenta em lógicas de proximidade e de coesão territorial, experimentação e inovação e, sobretudo, em metodologias participativas com o envolvimento dos atores locais, criando respostas para os desafios sociais, ambientais e económicos.

Enquanto organização promotora da região saloia, a A2S implementa e gere projetos e programas nacionais, da União Europeia ou cofinanciados para dar resposta aos desafios e objetivos definidos na Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) preconizada para o território.

Telefone: 265025007
Morada: Mafra Business Factory Avenida 1.º de maio, n.º 1
Código Postal: 2640-455 Mafra
AAR – Associação dos Agricultores do Ribatejo
Nome de contacto: Susana Oliveira Sassetti
Descrição:

Associação sem fins lucrativos que presta apoio em diversas áreas: jurídica, contrato coletivo de trabalho, elaboração de projetos de investimento., gestão da rega, produção integrada, agricultura biológica, formação, elaboração de candidaturas IFAP, parcelário, licenciamento de explorações agrícolas e de recursos hídricos, aconselhamento agrícola, entre outros. A AAR promove a defesa independente dos interesses dos seus associados.

Telefone: 919206150
Morada: Rua de Sta. Margarida, n.º 1 A
Código Postal: 2000-114 Santarém
AASM – Associação Agrícola de São Miguel
Nome de contacto: Associação Agrícola de São Miguel
Descrição:

Uma Associação fundada em 1975 sendo os seus objetivos a reivindicação e defesa do rendimento dos agricultores, salvaguardando sempre a dignidade de todos os associados, agricultores em geral e de todo o sector.

Telefone: 296 490 000 / 967 822 715
Fax: 296 491 737
Morada: Recinto da Feira – Campo de Santana, Vila de Rabo de Peixe
Código Postal: 9600-096, Ribeira Grande
ACBRA – Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Alentejana
Nome de contacto: Pedro Espadinha
Descrição:

A Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Alentejana tem por finalidade a defesa dos legítimos interesses dos seus associados, no que se relaciona com a preservação, melhoramento, criação e comercialização dos bovinos de raça alentejana.

Esta Associação faz a gestão do Livro genealógico da Raça Bovina Alentejana, raça autóctone Portuguesa.

A sua função para além da gestão do LG, é de prestar apoio técnico e promover esta raça bovina quer em Portugal quer no estrangeiro.

Telefone: 245508120
Fax: 245505142
Morada: Herdade da Coutada Real
Código Postal: 7450-051 Assumar
ACOS – Associação de Agricultores do Sul
Nome de contacto: Presidente da Direção: Rui Garrido (Eng.)
Descrição:

A ACOS é uma Associação de Agricultores de âmbito regional, criada em 1983.
Conta atualmente com cerca de 1700 associados, a maioria dos quais concentrada no Sul do país, com destaque para o Baixo Alentejo que é a área de maior influência.
A esfera de atuação da ACOS na vida económica da região tem vindo a alargar-se constantemente em resultado de um trabalho continuado e consistente na criação de mais-valias para os seus associados e na procura de respostas a novos desafios.

Telefone: 284 310 350
Morada: Rua Cidade S. Paulo – Apartado 296
Código Postal: 7801- 904 Beja
ACRC
Nome de contacto: Rui Dantas
Descrição:

A ACRC – Associação dos Criadores da Raça Cachena é uma Associação, de âmbito nacional, fundada em 25/11/1993, que tem como objetivos a preservação, o melhoramento, a criação e a comercialização de animais desta raça autóctone.
Para tal propõe-se:
a) apoiar os associados na sua atividade de criadores de bovinos de raça Cachena;
b) estabelecer e manter relacionamento com os departamentos oficiais ligados ao sector, em ordem a obter o seu apoio técnico e / ou financeiro;
c) colaborar e eventualmente filiar-se ou promover a filiação dos associados nas organizações congéneres nacionais e estrangeiras cuja ação prossiga finalidades idênticas;
d) manter o Registo Zootécnico / Livro Genealógico da raça Cachena (RZ/LG), com a assistência e o apoio da Direção Geral de Alimentação Veterinária (DGAV) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN);
e) promover a aceitação e execução pelos associados das medidas de carácter zootécnico e sanitário preconizadas pelos serviços competentes;
f) promover ou colaborar na realização de exposições, concursos, leilões e outros certames de bovinos de raça Cachena.

Telefone: +351258523137
Fax: +351258523137
Morada: Rua Prof. Doutor José S. Silva Dias, nº29 – cave; Casalsoeiro – Vila Fonche
Código Postal: 4970-745 Arcos de Valdevez
ADACB – Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco
Nome de contacto: Anibal Cabral
Descrição:

A Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco é uma entidade sócio-profissional, tem tem como objectivo representar e defender os interesses dos agricultores do distrito de Castelo Branco. Foi fundada em 1990, tem sede na cidade do Fundão é é filiada na CNA.

Telefone: 275753467
Morada: Edefício da Zona Agrária
Código Postal: 6230 – 219 Fundão