Comissões Vitívinicolas Regionais
Comissões Vitívinicolas Regionais
A missão da CVR Távora-Varosa integra a promoção e defesa da DOP Távora-Varosa, e da IGP Terras de Cister, seu controlo, certificação e utilização.
É a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Compete a este organismo garantir a sua genuinidade e qualidade, pelo que os submete a uma rigorosa coordenação e controlo. Estas actividades abarcam todo o circuito de produção e comercialização dos vinhos, com presença exclusiva dos Agentes de Verificação Técnica do Organismo em todas as operações.
A CVA é uma pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública, de carácter interprofissional, que tem por objectivo garantir a genuinidade e a qualidade dos produtos vínicos com direito a Denominação de Origem do Algarve e IG do Algarve, a definição dos respectivos processos produtivos, a promoção e a defesa das referidas denominações.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada é uma associação interprofissional onde estão representados a produção e o comércio.
Compete-lhe atribuir a Denominação de Origem Bairrada, vender os selos de garantia para os vinhos aprovados, participar e promover a participação em feiras e apoiar a realização de acções de índole técnica e científica.
A Comissão Vitivinícola da Beira Interior é organismo de certificação Acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado nacional e em mercados-alvo internacionais. A sua actividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contra-rótulos dos Vinhos do Alentejo.
Compete à CVR Açores (CVRAçores) a protecção e defesa das denominações de origem “Biscoitos”, “Graciosa” e “Pico” e da identificação geográfica “Açores”, certificando e garantindo a genuinidade e qualidade dos produtos vitivinícolas produzidos.
É a entidade responsável por toda a certificação de vinhos produzidos na Região e abrange a totalidade do distrito de Lisboa, com excepção do concelho da Azambuja, o concelho de Ourém, e os seguintes concelhos do Distrito de Leiria: Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Pombal (com excepção de quatro freguesias), Porto de Mós e Caldas da Rainha.
A CVR Tejo está legalmente reconhecida para conferir a certificação aos vinhos com direito a indicação geográfica “Tejo” e a denominação de origem “Do Tejo”.
A CVRTM tem por objecto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produçáo e comércio da denominaçáo de origem (DO) ‘Trás-os-Montes’ e da indicaçáo geográfica (IG) ‘Transmontano’ e a defesa do património colectivo que as mesmas constituem, revestindo, nessa qualidade, a forma jurídica de uma associaçáo regional, pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública














