Investigação

Investigação

CCTI – Centro de Competências para o Tomate Indústria

A génese do Centro de Competências para o Tomate Indústria (CCTI) inseriu-se no programa estratégico do Ministério da Agricultura e do Mar para a criação de um conjunto de Centros de Competências, em setores considerados relevantes no panorama agro-alimentar nacional. Assim, reuniu-se a representatividade de toda a fileira, nas vontades expressas num protocolo firmado entre a Associação dos Industriais de Tomate (AIT), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e o Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), servindo esse documento, posteriormente, como matriz orientadora para os estatutos do CCTI, enquanto Entidade Não Empresarial do Sistema de I&I.

Quinta das Pratas Av. 25 de Abril
2070-158 Cartaxo
Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimetar do Alentejo  (CEBAL)
Fátima Duarte,
Eliana Jerónimo

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) é uma unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, sediada na cidade de Beja. O CEBAL desenvolve a sua actividade em estreita ligação com o tecido económico local, levando em consideração as características e o potencial da região em que se insere.

A actividade do CEBAL está estruturada de forma a desenvolver investigação prioritariamente aplicada, procurando identificar questões com impacto potencial para a economia da região e propor soluções biotecnológicas que permitam a resolução de problemas, a optimização da produção ou a certificação de produtos.

A actividade do centro está, também, direccionada para identificação e o desenvolvimento de novas oportunidades que possam ser aplicáveis à região nomeadamente nas áreas da produção vegetal, na produção animal, no processamento e melhoria dos produtos agrícolas e alimentares, na implementação de processos que permitam a obtenção de valor acrescentado a partir de sub-produtos e resíduos e na pesquisa de formas de valorização de matérias-primas tradicionais.

O CEBAL conta com a colaboração de 11 investigadores doutorados. Com idades compreendidas entre os 28 e os 40 anos, formam uma equipa pluridisciplinar que cobre os domínios das Ciências da Saúde, Engenharia Alimentar, Engenharia Química, Biologia e Bioquímica. No global, têm mais de 50 artigos publicados em revistas científicas internacionais incluídas no SCI, cerca de um centena de comunicações a congressos técnico-científicos e duas patentes, uma nacional e outra internacional.

Os investigadores do CEBAL estão dispersos por 5 grupos de investigação científica: Genómica Agronómica, Compostos Bioativos,
Valorização de Agro-Alimentos, Engenharia de Processos, e Genómica Animal e Bioinformática.

+ 351 284314399
Rua Pedro Soares, s.n. – Campus IPBeja, Apartado 6158, Beja – Portugal
7801-908 Beja
COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional

O Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional visa promover o desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional, especialmente através da investigação aplicada, melhoria do nível de conhecimentos no sector, aprofundamento da cooperação e das parcerias nas áreas da tecnologia e da organização. Pretende promover uma maior aproximação entre as empresas e a investigação, bem como entre entidades públicas e entidades privadas.

+351 262 507 657
+351 262 507 659
Estrada de Leiria, S/N
2460-059 Alcobaça
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Maria Fernanda Diniz Avidos

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é uma empresa pública com 42 unidades de pesquisa distribuídas por todo o Território Nacional. É uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira.

(61) 34484364
Parque Estação Biológica (PqEB) s/número Asa Norte Brasília DF CEP 70770-901
ICAAM- Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora
Patrícia Vacas de Carvalho

O ICAAM, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, é uma unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Universidade de Évora que se localiza no Campus da Mitra, uma herdade experimental com cerca de 285ha a 12 km da cidade de Évora.
A missão do ICAAM é desenvolver investigação para promover a sustentabilidade da agricultura mediterrânica e dos ecossistemas relacionados.
O ICAAM desenvolve as suas atividades com base em equipas multidisciplinares que integram investigadores das áreas da Engenharia Rural, Zootecnia, Biologia, Agronomia, Física, Química, Ecologia, Economia, Paisagem e Território, Ciências do Solo e Medicina Veterinária.
Através da cooperação com outras instituições de I&D nacionais e internacionais, o trabalho desenvolvido pelo ICAAM permite concretizar os seus principais objetivos: compreender o complexo agro-ecossistema mediterrânico e promover a Inovação Tecnológica como forma de responder, de forma integrada, às necessidades sociais, económicas e técnicas no campo da agricultura, preservando ao mesmo tempo os recursos naturais e a qualidade ambiental.
O ICAAM está ativamente envolvido em Programas de Formação pós-graduada e aposta numa estreita ligação com a comunidade, promovendo de forma ativa a disseminação do conhecimento científico.

+351266760885
Universidade de Évora, pólo da Mitra, Apartado 94
7006-554 Évora