Diminui efetivo reprodutor suíno em 2018

Diminui efetivo reprodutor suíno em 2018

[Fonte: Voz do Campo]

Já são conhecidos os dados do período de Declarações de Existências de Dezembro de 2018. Registou-se um censo total de 2.153.669 suínos em Portugal, um aumento de 2% face ao mesmo período de 2017, mas uma diminuição do número de explorações com declarações válidas, na ordem dos 11%, registando-se agora um total de 5.301 explorações nacionais.

Como dado negativo, regista-se a diminuição do número de porcas reprodutoras para 193.011, uma diminuição de 1,4% face ao período de DES de Agosto e de 1,6% em relação a Dezembro de 2017.

Por outro lado o número de porcos para abate aumentou. Em Dezembro de 2018 registaram-se um total de 1.928.735 porcos para abate, um aumento de 5,2% face ao período de Agosto e um aumento de 1,9% em relação ao período homólogo de 2017.

Este aumento do número de animais nas explorações também não é um indicador positivo, uma vez que traduz o efeito sazonal que caracteriza os finais de ano, da dificuldade de escoar a produção nacional.

Comente este artigo

O artigo Diminui efetivo reprodutor suíno em 2018 foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior El presidente de La Rioja pide a Phil Hogan que “no se recorten fondos de la PAC”
Próximo La Rioja presiona a Hogan y Planas para evitar recortes en la PAC y sí un reparto más justo de las ayudas

Artigos relacionados

Notícias Apoios

Monchique pede prazo maior para candidaturas a apoios à floresta

[Fonte: Público]
O presidente da Câmara Municipal de Monchique pediu ao Ministério da Agricultura o alargamento do prazo para a entrega de candidaturas aos apoios para restabelecimento da floresta, que termina na próxima semana.
Rui André pede que seja prorrogado o prazo, […]

Nacional

Portugueses querem desenvolver massa com algas para combater diabetes, obesidade e hipertensão

[Fonte: Vida Rural]

Um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Coimbra, da Universidade de Aveiro e da empresa AlgaPlus estão a desenvolver uma massa com algas para combater a diabetes, a obesidade e a hipertensão.
De acordo com os responsáveis, […]

Nacional

Sede da UNESCO vai ter uma horta portuguesa

[Fonte: O Jornal Económico]

A Noocity Ecologia Urbana vai criar uma horta urbana na sede da Unesco, em Paris.
A ‘startup’ portuguesa, que concorria com os principais ‘players’ na área da agricultura urbana, foi a selecionada no âmbito da 3ª edição do projeto ‘Parisculteurs’, […]