Digitalização da agricultura com potencial para criar novos postos de trabalho

Digitalização da agricultura com potencial para criar novos postos de trabalho

[Fonte: Vida Rural]

A afirmação é do diretor-geral do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, Vladimír Šucha: a digitalização da agricultura vai levar à perda de postos de trabalho, mas tem também o potencial de criar novos empregos no setor.

“É claro que vamos perder alguns empregos, mas também vamos criar outros. Ainda não sabemos bem em que moldes é que isso vai ocorrer”, defendeu o responsável em Bruxelas, durante um debate da Comissão Europeia sobre ‘A digitalização na cadeia alimentar’.

“Temos um modelo de negócio do Ocidente e outro a Leste, mas nenhum deles está em linha com a União Europeia. Temos de encontrar a nossa própria abordagem”, disse ainda Vladimír Šucha, explicando que PAC pós-2020 será também digitalizada, chegando a “um ‘smartphone’ ou um ‘tablet para evitar alguma burocracia”.

Wolfgang Burtscher, vice-diretor-geral da área de Investigação e inovação da Comissão Europeia, também presente no debate, defendeu ainda que a agricultura europeia pode reinventar-se, apostando na digitalização, ao mesmo tempo que respeita a tradição.

“A Agricultura é sempre capaz de se reinventar, respeitando as tradições e abraçando a inovação, a tecnologia e novas formas de trabalho”, explicou.

Para Burtscher, a agricultura enfrenta “sérios desafios” como a poluição e as alterações climáticas, sendo uma atividade que contribui, mas também sofre com o impacto destas.

Comente este artigo

O artigo Digitalização da agricultura com potencial para criar novos postos de trabalho foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Visita de campo a explorações de bovinos para carne certificada
Próximo Estratégia dos Açores para reduzir emissões de dióxido de carbono não passa pela redução do efectivo bovino

Artigos relacionados

Últimas

Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação

O ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta” regressa no próximo dia 15 de setembro, entre as 10h e as 11h30, com o passeio “Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação”.
A iniciativa é organizada pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), […]

Últimas

Pedrógão Grande: Presidente da República promulga fundo de apoio às áreas afetadas pelos incêndios

Lisboa, 06 jul (Lusa) – O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que cria o fundo de apoio à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Incêndios: Ministro da Agricultura diz que é urgente aprovar reforma das florestas

Lisboa, 22 jun (Lusa) — O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, disse hoje que é urgente aprovar a reforma das florestas, mas avança que há medidas que vão levar anos a ter efeito.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]