DGAV actualiza zonas demarcadas para Epitrix com inclusão de Alter do Chão 

DGAV actualiza zonas demarcadas para Epitrix com inclusão de Alter do Chão 

[Fonte: ffl revista]

O Ofício Circular N.º 45/2018, da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), emitido a 28 de Novembro, actualiza as zonas demarcadas para Epitrix em Portugal, em virtude de se ter verificado a presença da espécie Epitrix cucumeris na freguesia de Alter do Chão (concelho de Alter do Chão, distrito de Portalegre). A presença foi detectada em plantas infestantes da espécie Solanum nigrum.

Esta detecção surgiu na sequência da prospecção que é feita anualmente no território português, no âmbito das medidas de emergência, definidas pela Comissão Europeia, contra a introdução e a propagação na União Europeia de Epitrix cucumeris, Epitrix papa, Epitrix subcrinita e Epitrix tuberis. A detecção em Alter do Chão é resultado dos dados do corrente ano já disponíveis.

A partir de agora, em consequência da nova demarcação obrigatória, a circulação de batata produzida nesta freguesia com destino a áreas isentas, em Portugal ou em outros Estados-membros da União Europeia, terá obrigatoriamente de cumprir as medidas de proteção fitossanitária preconizadas na Decisão de Execução da Comissão 2012/270/EU e alterações. Entre estas medidas, destaca-se a limpeza dos tubérculos (por lavagem ou escovagem, de forma a garantir uma percentagem de terra aderente inferior a 0,1%, oficialmente constatada, nas expedições para zonas isentas) e atestar o cumprimento destas exigências (fazendo acompanhar as remessas de um Passaporte Fitossanitário).

O mapa das zonas demarcadas para Epitrix já tinha sido actualizada três vezes este ano. Pode consultar o Ofício Circular N.º 45/2018 aqui, com o mapa actualizado.

Comente este artigo

O artigo DGAV actualiza zonas demarcadas para Epitrix com inclusão de Alter do Chão  foi publicado originalmente em ffl revista

Anterior Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 26 Novembro a 2 Dezembro 2018
Próximo Workshop sobre empreendedorismo de base tecnológica no TERINOV - 6 de dezembro - Angra do Heroísmo

Artigos relacionados

Últimas

Ações florestais com eucalipto passam a estar obrigadas a projeto e autorização prévia

Lisboa, 18 jul (Lusa) — A comissão parlamentar de Agricultura aprovou hoje a proposta do Governo para alterar o regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização, com a introdução de propostas do PSD, CDS-PP, PS, PCP, PEV e PAN.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

 3ª Sessão de Divulgação – Fruticultura na ENFVN

[Fonte: Voz do Campo]

A Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (ENFVN) vai realizar na tarde do próximo dia 12, a 3ª Sessão de Divulgação – Fruticultura e comemorar os 50 anos de existência.
Do programa fazem parte várias sessões técnicas onde serão apresentados temas como: “Simulação do crescimento dos frutos da pereira (Pyrus communis L.) cv ‘Rocha’ […]

Nacional

Ambientalistas criticam Governo por aprovar novas centrais de biomassa

A organização ambientalista Quercus e a Associação de Promoção ao Investimento Florestal – Acréscimo acusam o Governo “de estar a contribuir para o agravamento da desflorestação em Portugal” ao aprovar o licenciamento de quatro centrais a biomassa florestal “residual”, depois de ter decidido a instalação de outras tantas unidades fabris em 2016, […]