Decisão sobre uso de glifosato de novo adiada

Decisão sobre uso de glifosato de novo adiada

[Fonte: Anipla - fitotema]

A falta de consenso em Bruxelas sobre o glifosato levou a um novo adiamento sobre a decisão de renovar a licença para a utilização deste herbicida na atividade agrícola. Desde 1974 que o glifosato é utilizado, tendo sido alvo de mais de 3300 estudos científicos que atestaram a sua segurança.

A proposta de renovar a licença por mais cinco anos teve a aprovação de 14 países, o chumbo de nove e mereceu a abstenção de cinco Estados-membros, incluindo de Portugal. A falta de maioria qualificada fez com o tema transitasse para o comité de recurso da Comissão Europeia; a decisão final foi adiada para esta semana.

A licença de utilização do glifosato termina a 15 de dezembro e o eventual chumbo da renovação da licença colocaria em risco a produção alimentar, sendo um “sério revés para a economia portuguesa”, como defende a Anipla. Não há, atualmente, qualquer substituto direto desta substância que, se aplicada de acordo com as recomendações, não apresenta riscos para o utilizador e para o consumidor.

A Agência para a investigação do Cancro, da Organização Mundial de Saúde, declarou em Março de 2015 que era provável existir risco cancerígeno em caso de exposição ao produto, mas uma investigação da Reuters veio, agora revelar que a agência ignorou evidência científica que indicava que o produto era “não cancerígeno”. A agência noticiosa revela que foram feitas alterações significativas entre o draft e a versão final do relatório. A conclusão tornada pública contradiz a versão inicial de que este fitofármaco não provocaria cancro.

Comente este artigo

O artigo Decisão sobre uso de glifosato de novo adiada foi publicado originalmente em Anipla - fitotema

Anterior “Quads” en agricultura ¿herramienta útil o peligrosa?
Próximo 210.000 euros para combatir las plagas de avispilla y chancro en los castaños de León

Artigos relacionados

Nacional

Ecotrophelia Portugal premeia campeões da eco-inovação alimentar

[Fonte: Voz do Campo]

Estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição do Prémio Ecotrophelia Portugal.
Trata-se de uma competição coorganizada pela PortugalFoods e a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares, que promove a inovação do meio académico no setor agroalimentar. Os estudantes do ensino superior têm até […]

Últimas

Porto de Lisboa aguarda 29 escalas de navios de mercadorias

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Administração do Porto de Lisboa prevê 29 escalas de navios de mercadorias para o período de 4 a 10 de Novembro. Por classificação, chegarão ao Porto de Lisboa, 16 navios porta-contentores, 5 navios tanque, 4 navios carga geral single, […]

Últimas

Capoulas Santos espera equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, espera equilibrar a balança agro-alimentar em valor até 2021, ou seja, “anular o défice actual” de cerca de 2.700 milhões de euros.
“Um dos grandes objectivos do Governo é equilibrar a balança agro-alimentar em valor até […]