Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão

Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão

[Fonte: Jornal económico]

A colheita de batatas na ilha de Hokkaido, no Japão, foi muito fraca o ano passado devido a tufões, forçando um dos maiores fabricantes de snacks do país – a Calbee –  a parar a produção de vários produtos alimentícios. Os supermercados nipónicos estão com as prateleiras vazias e os preços de alguns itens atingiram máximos históricos.

O que antes custava 1 euro, está a ser vendido por 13 euros, como escreve a Bloomberg.

“Estamos a fazer tudo o que pudemos para retomar as vendas novamente”, disse Rie Makuuchi, porta-voz da Calbee, à agência de notícias.

A empresa estava mesmo a ponderar importar batatas dos Estados Unidos, mas acabou por pedir aos agricultores de uma ilha de sul do país para fazerem a colheita de batatas mais cedo do que o previsto.

A agência de notícias considera mesmo que é uma situação de crise nacional. Algumas pessoas conseguiram comprar pacotes de batatas fritas ao preço normal, para vender na rua por sete vezes mais. Por esse motivo, os supermercados já restringiram a quantidade de pacotes por cliente. Para além da venda na rua, há pessoas que estão mesmo a leiloar batatas fritas no site da Yahoo Japão.

Comente este artigo

O artigo Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão foi publicado originalmente em Jornal económico

Anterior China and EU accept WTO ruling on poultry dispute
Próximo I Jornada sobre caza y cultura organizada por la Universidad de Sevilla

Artigos relacionados

Nacional

Cultura da alface com águas residuais tratadas

[Fonte: Voz do Campo]

1Instituto Politécnico de Beja – Escola Superior Agrária de Beja 2Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL)

IntroduçãoA reutilização de águas residuais na agricultura é de grande importância para reduzir a poluição dos recursos hídricos provocada pelos efluentes, […]

Nacional

Casas da Sogevinus Fine Wines preparam lançamentos clássicos

[Fonte: Voz do Campo]

As Casas de Vinho do Porto que constituem o grupo Sogevinus Fines Wines anunciam o lançamento de Porto Vintage clássico de 2016, um ano desafiante mas que acabou por se traduzir em vinhos excecionais. Kopke, Burmester, Cálem e Barros respeitam a identidade individual e o perfil que ao longo do tempo lhes tem estado associado, […]

Últimas

Governo apoia produtores de batata com linha de crédito

[Fonte: ffl revista]

Já está publicada a portaria que regulamenta a «linha de crédito garantida para armazenagem da batata», destinada a apoiar necessidades de tesouraria dos operadores do sector, financiando a armazenagem do produto para venda posterior, em condições económicas mais favoráveis.
O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura que, […]