Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão

Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão

[Fonte: Jornal económico]

A colheita de batatas na ilha de Hokkaido, no Japão, foi muito fraca o ano passado devido a tufões, forçando um dos maiores fabricantes de snacks do país – a Calbee –  a parar a produção de vários produtos alimentícios. Os supermercados nipónicos estão com as prateleiras vazias e os preços de alguns itens atingiram máximos históricos.

O que antes custava 1 euro, está a ser vendido por 13 euros, como escreve a Bloomberg.

“Estamos a fazer tudo o que pudemos para retomar as vendas novamente”, disse Rie Makuuchi, porta-voz da Calbee, à agência de notícias.

A empresa estava mesmo a ponderar importar batatas dos Estados Unidos, mas acabou por pedir aos agricultores de uma ilha de sul do país para fazerem a colheita de batatas mais cedo do que o previsto.

A agência de notícias considera mesmo que é uma situação de crise nacional. Algumas pessoas conseguiram comprar pacotes de batatas fritas ao preço normal, para vender na rua por sete vezes mais. Por esse motivo, os supermercados já restringiram a quantidade de pacotes por cliente. Para além da venda na rua, há pessoas que estão mesmo a leiloar batatas fritas no site da Yahoo Japão.

O artigo Crise da batata frita esvazia prateleiras e inflaciona preços no Japão foi publicado originalmente em Jornal económico

Anterior China and EU accept WTO ruling on poultry dispute
Próximo I Jornada sobre caza y cultura organizada por la Universidad de Sevilla

Artigos relacionados

Últimas

CIP reprova declarações do presidente do Eurogrupo

[Fonte: Agricultura e Mar]
António Saraiva, presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, considera que as declarações do presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem, demonstram a “total falta de sensibilidade” e a “ausência de preparação” de alguns dirigentes que ocupam cargos na tecnocracia europeia e que tanto “têm prejudicado” […]

Últimas

Vinhos Verdes com recorde de produtores em Düsseldorf

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os Vinhos Verdes regressam à Prowein, entre 19 e 21 de Março, com um número recorde de participantes inscritos para uma das maiores feiras do sector: 46 produtores de Vinho Verde, distribuídos por 240 m2 de área de exposição, […]

Últimas

Empresa francesa uqer fornecedores de produtos prontos para consumo e snacks

[Fonte: Agricultura e Mar]
Uma empresa francesa especializada na comercialização de produtos alimentares procura fornecedores de produtos prontos para consumo e snacks.
Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, a empresa pretende actuar como intermediadora comercial no mercado francês.
Para mais informações, […]