Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

A cotação média nacional dos borregos de <12 Kg registou um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior, +10 cêntimos / Kg. Estabilidade dos borregos de 22-28 Kg e de >28 Kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado da Guarda, média na Cova da Beira e relativamente abundante em Castelo Branco; a procura foi fraca na Guarda e relativamente animada em Castelo Branco e na Cova da Beira.

Na Cova da Beira subiram os borregos de <12 Kg (+50 cêntimos / Kg), devido ao consumo tradicional desta carne na semana da Pascoela. Pelo contrário, na Guarda desceram os borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg (-20 cêntimos / Kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado de Viseu e relativamente fraca em Coimbra; a procura foi fraca em Viseu e média em Coimbra. Descida de cotações dos cabritos de <10 Kg em Coimbra (-30 cêntimos / Kg) e em Viseu (-50 cêntimos / Kg).

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura foi média. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média nas 6 áreas de mercado referidas. Descida de cotações dos borregos de 13-21 Kg no Alentejo Norte, -10 cêntimos / Kg.

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Estabilidade de cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg baixou em relação à semana anterior nas regiões da Beira Interior (-7 cêntimos / Kg) e da Beira Litoral (-40 cêntimos / Kg); estabilidade destes animais em Trás-os-Montes.

Beira Interior

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado da Guarda, fraca na Cova da Beira e média na Sertã; a procura foi fraca na Guarda, relativamente fraca na Cova da Beira e animada na Sertã. A oferta e a procura diminuíram na Guarda, o mesmo acontecendo às cotações dos cabritos de <10 Kg (-20 cêntimos / Kg).

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Viseu e relativamente fraca em Coimbra; a procura foi relativamente fraca em Viseu e relativamente animada em Coimbra. Descida de cotações dos cabritos de <10 Kg em Coimbra (-30 cêntimos / Kg) e em Viseu (-50 cêntimos / Kg), o que se ficou a dever à diminuição da procura.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi relativamente abundante e a procura foi relativamente animada. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi fraca e a procura foi relativamente fraca. A procura caiu em relação à semana anterior, tendo os cabritos de <10 Kg baixado -1,0 EUR / Kg e os de >10 Kg -1,5 EUR / Kg.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e média no Alentejo Norte; a procura foi fraca nas duas áreas referidas. Descida de cotações dos cabritos de <10 Kg no Alentejo Norte, -50 cêntimos / Kg.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 22 a 28 Abril 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Bruxelas lança programa de empréstimos para jovens agricultores
Próximo Investigadores criam estratégias para impulsionar adesão à vacinação por parte de produtores pecuários de países pobres

Artigos relacionados

Comunicados

BALADI – Federação Nacional dos Baldios

Esta foi a mensagem mais impressiva saída da VI Conferência Nacional dos Baldios realizada pela BALADI – Federação Nacional dos Baldios no passado dia 2 de Julho na aula magna da UTAD em Vila Real, com a participação de cerca de 350 representantes das Entidades gestoras dos Baldios, […]

Últimas

Descenso generalizado del precio de los cereales en la Lonja de León en consonancia con los mercados

Si la anterior semana desde la Lonja de León se daba por hecho que el informe USDA del jueves día 10 iba a ser determinante para el devenir del mercado cerealista, ahora aseguran que pueden afirmar que el resultado de dicho informe ha sido claramente bajista, […]

Últimas

Produção de leite nos Açores estabilizou no primeiro trimestre de 2019

[Fonte: Açoriano Oriental]

A produção global de leite nos Açores estabilizou nos 157 milhões de litros, comparando a produção do primeiro trimestre deste ano com igual período de 2018.

No primeiro trimestre de 2018, registou-se um aumento da produção de 4,7 milhões de litros de leite, […]