Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 25 a 31 Dezembro 2017

Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 25 a 31 Dezembro 2017

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Mercados de produção

Abacate – No Algarve, a oferta de abacate “Baco e Hass” manteve-se superior à procura média. Cotações estáveis.

Amora – No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta foi ligeiramente inferior à procura alta. Cotações estáveis.

Anona – No Algarve, a oferta e a procura continuaram baixas. Escoamento fraco. Cotações estáveis.

Clementina – No Algarve, a oferta de clementina “Clemenruby”, manteve-se média e a procura baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Dióspiro – No algarve, a oferta de dióspiro “Tipo Mole e Tipo Rijo” continuou superior à procura baixa. Escoamento regular Cotações estáveis. Concorrência de produto espanhol. Boa qualidade comercial.

Goiaba – No Algarve, a oferta e a procura foram baixas. Escoamento fraco. Cotações estáveis.

Região Centro sem framboesa

Framboesa – Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta foi quase nula e terminou a campanha de produção e comercialização da framboesa.

Na Região de Lisboa e Vale do Tejo, na área de mercado da Península de Setúbal, a procura, nesta época de Natal, foi alta e as cotações subiram. Oferta abundante.

Na Região do Alentejo, na área de mercado de Odemira, a oferta continuou alta e a procura também. As cotações não se alteraram. Produto de excelente qualidade.

No Algarve, a oferta de framboesa de categoria I e II foi média e a procura alta. Cotações estáveis. Bom escoamento.

Kiwi

Kiwi – Na região Norte, na área de mercado de Grande Porto, a oferta continuou abundante e a procura alta. Escoamento sem dificuldades. Cotações estáveis. Saída de Kiwi para Espanha e concorrência de produto oriundo da Grécia.

Na Região Centro, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta continuou abundante e a procura animada . A procura externa foi alta porque a Itália (maior produtor europeu e nosso principal concorrente) teve uma forte quebra na produção. No mercado interno as vendas estão mais lentas, devido principalmente ao preço elevado deste produto. Cotações estáveis.

Laranja – No Algarve, a oferta de laranja “Newhall” foi média/alta e a procura baixa. Cotações estáveis. Escoamento fraco. Boa qualidade do produto.

Limão – Na Região Centro, na área de mercado de Montes da Senhora, a oferta continuou equilibrada com a procura média. As cotações não se alteraram.

No Algarve, as cotações desvalorizaram devido ao aumento da oferta (abundante) e à procura baixa. Boa qualidade comercial.

Exportação de maçã

Maçã – Na Região Norte, na área de mercado de Carrazeda de Ansiães, o volume de transacções foi idêntico à semana anterior, porque a oferta e a procura não se alteraram. Cotações estáveis.

Na área de mercado do Douro Sul, esta semana foi caracterizada com uma redução de vendas. A oferta e a procura diminuíram (médias). Cotações estáveis. As transacções de maçã estão a normalizar para esta época do ano. Boa qualidade da maçã. Saída de produto para alguns países da Europa, África, Médio Oriente e América do Sul, principalmente as variedades Golden e Royal Gala.

Na Região Centro, na área de mercado da Guarda, a oferta de maçã “Royal Gala e Red Delicious”, foi média e a procura baixa. Cotações estáveis.

Na área de mercado da Cova da Beira, a procura foi fraca, porque nesta altura do ano, os consumidores preferem outros frutos mais sumarentos. As cotações não se alteraram.

Na área de mercado de Leiria, a oferta continuou muito alta em todas as variedades. Procura alta. Menor procura pela variedade “Golden”. Boa qualidade comercial. Cotações estáveis. Saída de maçã para Inglaterra

Na área de mercado de Viseu, a oferta foi ligeiramente alta e a procura normal para a época. Cotações estáveis.

No Alentejo, na área de mercado da Juromenha, terminou a campanha de comercialização da maçã.

Morango – No Alentejo, na área de mercado de Odemira, a procura foi muito superior à oferta ligeiramente baixa. Boa qualidade do produto. Cotações estáveis.

Pêra – Na Região Centro, na área de mercado de Leiria, a oferta manteve-se alta e a procura também. Cotações estáveis. Boa qualidade comercial. Saída de produto para Inglaterra.

Tangerina – No Algarve, a oferta de tangerina “Setubalense e Clemenvilla/Nova”, foi média e a procura baixa. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Mercados abastecedores

No Mercado Abastecedor do Porto, a oferta foi abundante para a clementina, laranja, maçã e pêra e suficiente para a restante fruta. A procura esteve pouco animada, mas superior na banana, clementina, dióspiro, kiwi, laranja, maçã, pêra e tangerina.

Cotações estabilizadas. Quanto ao mercado dos produtos importados, verificou-se a presença de ananás da Costa Rica, banana (de várias procedências), anona, clementina, romã e uva de Espanha, uva de Itália, lima manga, melão, meloa e papaia do Brasil. Descida das cotações para a lima do Brasil e morango de Espanha e estabilidade para a restante.

Abacate – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Ananás – Oferta suficiente tanto para o nacional como para o importado da Costa Rica, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Anona – Oferta suficiente importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Banana

Banana – Oferta suficiente para a proveniente da Madeira e abundante para a importada da Colômbia e da Costa Rica, de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Clementina – Oferta abundante tanto para a nacional como para a importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Dióspiro – Oferta suficiente tanto para o nacional como para o importado de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Kiwi – Oferta suficiente, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Laranja – Oferta abundante da variedade Newhall, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Limão – Oferta suficiente de boa qualidade, boa procura, sem dificuldade de escoamento e manutenção das das cotações.

Maçã – Oferta abundante, das variedades, Golden Delicious, Granny Smith, Red Delicious, Royal Gala e Reineta Parda, de boa qualidade, com a procura a não escoar todo o produto e manutenção das cotações.

Melão

Melão – Oferta suficiente importado do Brasil, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Meloa Gália – Oferta suficiente importada do Brasil, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Morango – Oferta suficiente importado de Espanha, de boa e razoável qualidade, boa procura, sem grande dificuldade de escoamento e descida das cotações.

Pêra Rocha – Oferta abundante, de boa e razoável qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Romã – Oferta suficiente importada de Espanha, de boa qualidade, procura média, sem dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Tangerina – Oferta suficiente, de boa e razoável qualidade, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Uva – Oferta suficiente importada de Espanha e Itália, de boa qualidade, procura média, sem grande dificuldade de escoamento e manutenção das cotações.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Frutos Frescos – Informação Semanal – 25 a 31 Dezembro 2017 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações

Anterior Sortegel reforça negócio da castanha e diversifica produção
Próximo La Carne de Ávila cierra 2017 con 1.430.000 kilos comercializados y una cifra de ventas de casi 5.750.000 de euros

Artigos relacionados

Dossiers

Onda de frio prejudica produção de trigo de inverno nos EUA

[Fonte: Vida Rural]
A onda de frio que se tem feito sentir nos Estados Unidos da América poderá prejudicar os rendimentos da produção de trigo de inverno.
De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA, publicados a 2 de janeiro de 2018, […]

Noticias PAC pos 2020

Catarina Martins defende veto de Portugal se orçamento da UE não for melhorado

[Fonte: Açoriano Oriental]
A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu este domingo, em Santarém, que Portugal deve vetar o orçamento comunitário no Conselho Europeu se as propostas feitas pela Comissão não forem alteradas.

Catarina Martins falava durante uma visita à 55.ª Feira Nacional da Agricultura/65.ª Feira do Ribatejo, […]

Internacional

El chorizo español ya se distribuye en 52 países

[Fonte: Food Retail]

El chorizo español cada vez gusta más. Según datos facilitados por el Consorcio que representa a este producto y que agrupa a compañías del sector cárnico español, 2017 se ha cerrado con más de 1,7 millones de kilos etiquetados para su comercialización en el extranjero, […]