Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 4 a 10 Setembro 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

A cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) sofreu novamente um decréscimo em relação à semana anterior (-10 cêntimos / Kg). O frango vivo (de 1,8 Kg) e o peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro; a procura foi média no Litoral Centro e relativamente animada em Dão-Lafões. A procura continua a baixar, com o final do período de férias para muitos emigrantes e turistas. No que se refere às cotações do frango abatido, ocorreu uma descida das classes de peso de 1100-1300 e de >1300 g nas duas áreas (-5 a -25 cêntimos / Kg). Em Dão-Lafões a procura de frango do campo é superior ao normal para a época, mas apesar disso as cotações mantiveram-se estáveis. Subida das galinhas vivas pesadas em Dão-Lafões (+10 cêntimos / Kg).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente fraca e a procura relativamente animada. As cotações do frango e do peru, vivos e abatidos, e das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, voltaram a não registar quaisquer alterações em relação à semana anterior.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), -2 cêntimos / Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, -2 cêntimos / dúzia, voltaram a descer em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro. A procura baixou com o final do período de férias de muitos emigrantes e turistas. Também a existência de ovos contaminados na Europa tem feito aumentar a venda para o mercado externo. De um modo geral, a oferta de ovo é suficiente para satisfazer a procura; no Litoral Centro a oferta de ovo M é excedentária e a de ovo L e XL é insuficiente. Descida das cotações máx. do ovo na produção (-5 cêntimos / Kg) e dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso (-5 cêntimos / dúzia) no Litoral Centro.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Decréscimo generalizado de cotações, -5 cêntimos / Kg para o ovo na produção e -5 cêntimos / dúzia para os ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 4 a 10 Setembro 2017 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Los agricultores reciben 5.263 millones del Feaga hasta el 31 de agosto, el 93,12% de lo pagado en el ejercicio anterior
Próximo Agreste La production céréalière dépasserait 68 Mt en 2017

Artigos relacionados

Nacional

Oeste com financiamento de 10,2 milhões de euros para apoiar PME

[Fonte: Jornal De Negócios]

O financiamento é dirigido ao apoio à criação de pequenas empresas ou à expansão e modernização de outras que existam há pelo menos cinco anos.
 
O financiamento oriundo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) contempla, […]

Nacional

Cerealto fecha 2016 com volume de negócios de 93 M€

[Fonte: Vida Rural]
A Cerealto registou um volume de negócios de 93 milhões de euros em 2016. No ano passado, a empresa atingiu uma produção de 71 000 toneladas e integrou um total de 300 novos colaboradores.
“Graças à confiança que os nossos clientes depositaram em nós e ao compromisso dos nossos profissionais, […]

Nacional

Plano nacional contra incêndios não é revisto há quatro anos

[Fonte: Jornal económico]
O Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) está sem avaliação há quatro anos e só esta terça-feira serão apresentados os resultados do último relatório que diz respeito a 2011-2012, noticia o Público, […]