Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 4 a 10 Junho 2018

[Fonte: Agricultura e Mar - Cotações]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Deu-se um ligeiro acréscimo da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), +3 cêntimos / Kg. Estabilidade do frango vivo (de 1,8 Kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg).

Na região Centro a oferta de frango foi fraca e a procura relativamente fraca nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. A oferta continua inferior à procura, verificando-se mesmo escassez de frango das classes de peso mais elevadas, principalmente em Dão-Lafões.

Nesta mesma área de mercado deu-se uma subida do frango abatido das classes de peso de 900-1100 g (+5 cêntimos / Kg) e de 1100-1300 e >1300 g (+10 cêntimos / Kg). Redução da cotação mín. do frango do campo (-10 cêntimos / Kg), sendo a oferta abundante e a procura média e estabilidade do peru abatido em Dão-Lafões. Descida das galinhas vivas semi-pesadas em Dão-Lafões (-5 cêntimos / Kg) e das pesadas no Litoral Centro (-3 cêntimos / Kg).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi animada. No que se refere às cotações, apenas se registou um ligeiro acréscimo das galinhas vivas semi-pesadas (+5 cêntimos / Kg).

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), -1 cêntimo / Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, -2 cêntimos / dúzia, sofreram um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada nas duas áreas referidas.

Em Dão-Lafões a relação oferta-procura continua desequilibrada, com a oferta ainda a aumentar. Deste modo, deu-se uma redução generalizada dos ovos, -3 cêntimos / Kg para o ovo na produção e -4 cêntimos / dúzia, para os ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura foi relativamente fraca. Completa estabilidade de cotações, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados em cartão e ovotermo.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 4 a 10 Junho 2018 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações

Anterior Guerra abierta: Gobierno, Andalucía, UE y sector, contra unos aranceles de EEUU que cuestionan toda la PAC
Próximo Dificuldades na comunicação agrícola? Plug More tem formação em Julho

Artigos relacionados

Emprego

Oferta de emprego – Agricultura Biológica – Lisboa

A Agrobio procura candidato/a Estágio Profissional no âmbito do IEFP .

Últimas

Capoulas apresenta Plano de Intervenção nas Matas Públicas e Perímetros Florestais

[Fonte: Agricultura e Mar]
O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresenta amanhã, 9 de Março, pelas 12 horas, o Plano de Intervenção nas Matas Públicas e Perímetros Florestais.
Miguel Freitas presente
A sessão de apresentação do plano conta igualmente com a participação do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, […]

Noticias PAC pos 2020

Tribunal de Contas Europeu quer política agrícola a complementar coesão e ambiente

O Tribunal de Contas Europeu (TCE) quer que os objetivos da futura Política Agrícola Comum (PAC) complementem o desenvolvimento de outras vertentes comunitárias, como a coesão e o ambiente.
Num relatório divulgado esta segunda-feira sobre a proposta da Comissão Europeia para a PAC pós-2020, o TCE sugere que “os objetivos da PAC devem ser consistentes com os de outras políticas (incluindo as de coesão, […]