Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 15 a 21 Julho 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

As cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 Kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura animada na área de mercado de Dão-Lafões; no Litoral Centro a oferta foi muito abundante e a procura muito animada, tendo ambas aumentado em relação à semana passada.

A procura e o consumo de frango, nomeadamente no caso do frango para churrasco, estão muito animados. A relação oferta-procura encontra-se equilibrada.

Litoral Centro

No Litoral Centro não sobra frango para exportação. Verificaram-se alguns acréscimos ao nível das cotações mín. do frango abatido de todas as classes de peso, nas duas áreas, +4 a +9 cêntimos / Kg. Novo decréscimo do frango do campo em Dão-Lafões (-5 cêntimos / Kg). Ligeira diminuição da cotação mín. das galinhas vivas pesadas em Dão-Lafões, -3 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade de cotações, quer do frango, quer do peru – vivos e abatidos – quer das galinhas vivas – pesadas e semi-pesadas.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L sofreram um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior, -2 cêntimos / dúzia; estabilidade do ovo a peso (60 a 68 g).

Na região Centro a oferta de ovo foi abundante e a procura animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro.

A oferta e a procura continuam a registar uma ligeira melhoria, encontrando-se a relação oferta-procura equilibrada, no entanto verifica-se algum excedente de ovo da classe de peso S.

As cotações dos ovos, quer a peso, quer classificados – em cartão e ovotermo – de todas as classes de peso, continuaram a manter-se estáveis em relação à semana anterior nas duas áreas analisadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias. Redução das cotações máx. e +freq. dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, -5 cêntimos / dúzia para as classes de peso S, M e L e -17 cêntimos / dúzia para a classe XL.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações .

Anterior Agricultura, solo e sustentabilidade em foco na Faculdade de Ciências
Próximo Cooperativa do Cadaval investe seis milhões de euros em central fruteira

Artigos relacionados

Dossiers

Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprova medidas de reforma da PAC

O Comité de Agricultura do Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira (2 de abril) um conjunto de medidas que têm como objetivo reformar e modernizar a Política Agrícola Comum (PAC). […]

Candidaturas e pagamentos

Nota de Esclarecimento: Formação de Jovens Agricultores

[Fonte: PDR2020]

1. Enquadramento legal

De acordo com a alínea e) do artigo 8.º do regime de aplicação da acção 3.1 “Jovens Agricultores”, […]

Notícias inovação

Dia de Campo dos projectos SmartCrop e Milho Amarelo – 28 de Junho 2018 – Golegã

O Dia de Campo dos projectos SmartCrop e Milho Amarelo vai ter lugar no próximo dia 28 de Junho, na Quinta da Cholda, na Azinhaga (Golegã), sendo apresentada aquela que parece ser uma boa solução […]