Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 13 a 19 Março 2017

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

A cotação média nacional do frango vivo (de 1,8 Kg) sofreu um ligeiro decréscimo em relação à semana anterior, -3 cêntimos / Kg. O frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e o peru, vivo (14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg) mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região Centro a oferta de frango foi abundante nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro; a procura foi média em Dão-Lafões e relativamente animada no Litoral Centro. A oferta é excedentária relativamente à procura, nomeadamente no que se refere ao frango das classes de peso mais elevadas. Relativamente às cotações do frango, apenas se registou uma descida do frango vivo em Dão-Lafões, -5 cêntimos / Kg. As cotações do frango do campo (2,3 a 2,5 Kg) e do peru abatido mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior em Dão-Lafões. Redução de cotações das galinhas vivas pesadas em Dão-Lafões (-8 cêntimos / Kg) e aumento das semipesadas no Litoral Centro (+5 cêntimos / Kg).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. As cotações pautaram-se de novo pela estabilidade, quer no caso do frango, quer do peru, vivos e abatidos, quer das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.

cotações aves 19 março

Ovos

Na semana em análise verificou-se um novo acréscimo generalizado das cotações médias nacionais dos ovos em relação à semana anterior, quer na produção (ovo a peso de 60-68 g), +2 cêntimos / Kg, quer classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, +5 cêntimos / dúzia.

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente fraca na área de mercado de Dão-Lafões e relativamente abundante no Litoral Centro; a procura foi relativamente animada em Dão-Lafões e animada no Litoral Centro, tendo aumentado em relação à semana anterior nas duas áreas. De referir a exportação de ovo a bom ritmo nas duas áreas. Relativamente às cotações, em Dão-Lafões deu-se um acréscimo generalizado dos ovos, quer na produção (+5 cêntimos / Kg), quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo (+5 cêntimos / dúzia); no Litoral Centro a subida incidiu apenas nos ovos classificados, em cartão e ovotermo (+5 cêntimos / dúzia).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi relativamente abundante e a procura relativamente animada. Subida de cotações dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, S, M, L e XL (+5 cêntimos / dúzia), exceto dos ovos XL em ovotermo.

cotações ovos 19 março

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 13 a 19 Março 2017 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Operação Carne Fraca 
Próximo Quatro produtores brasileiros proibidos de exportar carne para a Europa. Portugal não foi afectado

Artigos relacionados

Nacional

GP PCP: resposta do Governo à pergunta do PCP sobre o financiamento do Centro de Experimentação Agrária de Tavira

No passado dia 27 de Março, uma delegação do PCP visitou o Posto Agrário de Tavira, tendo reunido com o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e elementos da sua equipa.
Esta visita inseriu-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo PCP com vista a afirmar o valor estratégico da produção regional e a necessidade de aproveitar plenamente as suas potencialidades como via para o desenvolvimento económico e social do Algarve. […]

Nacional

Portugal quer duplicar extensão da plataforma continental

[Fonte: Agricultura e Mar]
Portugal poderá dobrar a extensão da sua plataforma continental para quatro milhões de quilómetros quadrados dentro de dois ou três anos. Quem o diz é a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Marrocos e Espanha não se opõem.
A ministra, […]

Últimas

Portugal tem a quarta maior área de vinha da Europa

[Fonte: Gazeta Rural]

A Europa é conhecida por ter os melhores vinhos do mundo. Fama a que não será alheio o facto de 78% da área de vinha plantada na União Europeia (UE) ser destinada a vinho de qualidade. […]