Corvo e Flores têm grande potencial agrícola para nichos de mercado, afirma Diretor Regional

Corvo e Flores têm grande potencial agrícola para nichos de mercado, afirma Diretor Regional

[Fonte: Açoriano Oriental]

O Diretor Regional do Desenvolvimento Rural destacou a capacidade e o grande potencial produtivo da agricultura nas ilhas do Corvo e das Flores para responder ao aumento da procura de nichos de mercado, como, por exemplo, carne em modo de produção biológica, associando a Identificação Geográfica Protegida (IGP).

De acordo com Fernando Sousa, que marcou presença nos debates sobre os desafios da agricultura nas duas ilhas e o futuro da Política Agrícola Comum pós 2020, “é possível crescer mais na valorização dos produtos agrícolas das duas ilhas, obter maior rendimento e ter explorações agrícolas sustentadas, geradoras de emprego e contribuintes líquidas para o desenvolvimento do Grupo Ocidental e da Região”.

Citado em nota do gacs, o Director Regional explicou que “o Governo tem dado sinais claros da sua aposta na criação de valor para as produções agrícolas, nomeadamente no leite e na carne, mas este é um desafio de todos o que estão na fileira”, disse o diretor regional, acrescentando que o abate de bovinos IGP cresceu 28% no primeiro semestre deste ano, face ao mesmo período de 2017.

Fernando Sousa considerou ainda ser imperativo apostar cada vez mais na qualidade e aproveitar melhor as oportunidades de mercado, lembrando que a ilha das Flores está classificada como Reserva da Bioesfera pela UNESCO, algo que deve constituir um elemento de valorização da carne produzida nesta ilha.

No que diz respeito à Política Agrícola Comum 2021-2027, Fernando Sousa referiu que os próximos meses são de negociações intensas, destacando que, “nos Açores, há uma efetiva união de todo o setor” para se conseguir o melhor orçamento possível para as Regiões Ultraperiféricas.

Comente este artigo

O artigo Corvo e Flores têm grande potencial agrícola para nichos de mercado, afirma Diretor Regional foi publicado originalmente em Açoriano Oriental

Anterior Cruzimpex festeja 25º aniversário a anunciar abertura na Holanda
Próximo El pollo se mantiene estable a la espera del aumento del consumo

Artigos relacionados

Nacional

NB na AgroGlobal: “A agricultura é uma aposta de passado, presente e futuro para o Novo Banco”

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Novo Banco é um dos patrocinadores da 6ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas realiza-se de 5 a 7 de Setembro de 2018, em Valada do Ribatejo. Isto porque “a agricultura é uma aposta de passado, […]

Últimas

Fenareg preocupada com a campanha de Rega 2018

[Fonte: Voz do Campo]

A Federação Nacional de Regantes de Portugal acredita que o ano 2018 se antevê preocupante face às escassas disponibilidades de água. “A precipitação não tem sido em quantidade suficiente para fazer recuperar os níveis de armazenamento das albufeiras, em especial no sul do País, […]

Nacional

O Ribatejo já cabe numa garrafa de gin

[Fonte: Vida Rural]
Caberá o sabor da Lezíria Ribatejana numa garrafa de gin? A MVP Gin diz que sim e acaba de colocar no mercado uma marca de gin que quer levar a alma ribatejana além fronteiras – a Gotik.
“Sem pressas, […]