Contribuição dos Estados-membros para a nova PAC vai aumentar 1%

Contribuição dos Estados-membros para a nova PAC vai aumentar 1%

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Comissão Europeia deverá apresentar a nova Política Agrícola Comum (PAC) “em Novembro”. E tudo indica que a saída do Reino Unido da UE leve a um aumento de 1% da contribuição dos Estados-membros para o orçamento da política agrícola.

O Comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, que falava num encontro com jornalistas durante o Conselho informal de ministros na capital de Estónia deixou claro que o Brexit deixará “uma lacuna” no orçamento europeu “um buraco que há que preencher”. “Estamos conscientes de que se eles saírem, não darão mais dinheiro, a menos que desejam fazer parte de alguns programas”, disse o comissário, que lembrou que a contribuição total do Reino Unido para o orçamento europeu é de 12 mil milhões de euros por ano.

Acordo com UK em Dezembro

Phil Hogan espera que no próximo Conselho Europeu, em Dezembro, onde os chefes de Estado e de governo da UE se encontram, se “saberá mais sobre o acordo económico” com o Reino Unido. “Temos que encontrar um mecanismo para preencher essa lacuna se quisermos continuar com os programas existentes para os 27 Estados-membros que permanecerão”, na UE disse Hogan, que levantou a possibilidade de aumentar a contribuição dos países em 1%.

A agenda agrícola será também marcada pelas negociações do acordo comercial da UE com os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), que se espera fechar antes do final do ano. Para atingir esse objectivo, Hogan espera que os dois blocos apresentem as suas condições de troca de bens em Outubro.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Contribuição dos Estados-membros para a nova PAC vai aumentar 1% foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Montpellier recebe encontro internacionais da silvicultura mediterrânica
Próximo El melocotón español buscará este otoño cómo reestructurarse tras tocar fondo

Artigos relacionados

Nacional

Combate às chamas em Cantanhede a evoluir favoravelmente

[Fonte: Correio da Manhã]

Um dos dois incêndios florestais que ao início da tarde de sexta-feira deflagraram no concelho de Cantanhede, distrito de Coimbra, está dominado e o outro continua ativo, mas o combate às chamas está a evoluir favoravelmente.
O fogo que eclodiu pelas 14:50 de sexta-feira, […]

Nacional

Eu vivi um fogo. E vi quem são os heróis

[Fonte: Observador]

O Dr. António Costa achou lamentável que houvesse “aproveitamento político” em cima do drama dos fogos. Eu teria achado bem se isso não tivesse sido uma tentativa de desviar a atenção do que não corre bem, do que não pode esconder, […]

Eventos

Conferência de Imprensa II Gala Porco d’Ouro – 14 Novembro 2017 -Torres Vedras

A cidade de Torres Vedras acolhe, no próximo dia 24 de Novembro, sexta-feira, a segunda edição da Gala Porco d’Ouro, o evento que premeia os melhores produtores suinícolas do país. Como forma de antecipar o evento, no próximo dia 14 de novembro às 14h30, terá lugar nas instalações da Associação Comercial, […]