Concurso Nacional de Azeites de Portugal – 13 e 14 de maio – Santarém

Concurso Nacional de Azeites de Portugal – 13 e 14 de maio – Santarém

[Fonte: Voz do Campo]

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2019 realiza-se a 13 e 14 de maio de 2019, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Este concurso, destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2018/2019, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva, tem o dia 24 de abril como data limite para receção das amostras e documentação.

Estarão em concurso quatro categorias:

Azeite Frutado Verde Intenso: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado superior a 6.

Azeite Frutado Verde Médio: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado igual ou inferior a 6, e igual ou superior a 3.

Azeite Frutado Verde Suave: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado inferior a 3.

Azeite Frutado Maduro: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado maduro”.

Mais informações aqui.

Comente este artigo

O artigo Concurso Nacional de Azeites de Portugal - 13 e 14 de maio - Santarém foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Como plantar um pomar de variedades regionais de fruteiras?
Próximo Requalificação de Linhas de Água na Exploração Agrícola é tema de Seminário

Artigos relacionados

Eventos

Iniciativa “24H Agricultura Syngenta” – 1 e 2 Abril 2017 – Coimbra

A edição de 2017 das 24H AGRICULTURA SYNGENTA decorrerá a 1 e 2 de Abril, na Escola Superior Agrária de Coimbra. São esperados 150 alunos do ensino superior agrícola de todo o país para pôr à prova conhecimentos, atitudes e competências.
As “24H AGRICULTURA SYNGENTA” são uma competição formativa organizada pela Associação Portuguesa de Horticultura (APH), […]

Nacional

Digitização enquanto futuro do sector – 12 de Dezembro 2017- Lisboa

Decorre já no próximo dia 12 de Dezembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, um evento gratuito dedicado à  digitização no sector agrícola.
Esta é uma iniciativa da INOVISA e do Crédito Agrícola que conta com a presença da Vida Rural, Syngenta, Valinveste, entre muitos outros. […]

Nacional

I CLBHort: Material propagativo de espécies hortícolas – avanços e desafios futuros – 2 de Novembro 2017 – Lisboa

Os materiais propagativos são cruciais para a obtenção de produtos de qualidade que possam ser competitivos num mercado global. Nesta mesa redonda do I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, a decorrer a 2 de Novembro, contamos com quatro especialistas de empresas e a instituições que estão diretamente relacionadas com a produção ou com o controlo da qualidade destes materiais. […]