Concurso Nacional de Azeites de Portugal – 13 e 14 de maio – Santarém

Concurso Nacional de Azeites de Portugal – 13 e 14 de maio – Santarém

[Fonte: Voz do Campo]

O Concurso Nacional de Azeites de Portugal 2019 realiza-se a 13 e 14 de maio de 2019, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

Este concurso, destinado a distinguir lotes homogéneos de Azeite Virgem – obtido unicamente por processos mecânicos, produzido na última campanha 2018/2019, que sejam propriedade de produtores e embaladores reconhecidos legalmente, e que sejam comercializados pelos próprios com referência comercial exclusiva, tem o dia 24 de abril como data limite para receção das amostras e documentação.

Estarão em concurso quatro categorias:

Azeite Frutado Verde Intenso: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado superior a 6.

Azeite Frutado Verde Médio: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado igual ou inferior a 6, e igual ou superior a 3.

Azeite Frutado Verde Suave: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado verde”, e uma mediana da intensidade de frutado inferior a 3.

Azeite Frutado Maduro: Azeites que obtenham na análise sensorial realizada por painel acreditado, e de acordo com a norma do Conselho Oleícola Internacional (COI/T.20/Doc.15), a classificação de “frutado maduro”.

Mais informações aqui.

Comente este artigo

O artigo Concurso Nacional de Azeites de Portugal - 13 e 14 de maio - Santarém foi publicado originalmente em Voz do Campo

Anterior Como plantar um pomar de variedades regionais de fruteiras?
Próximo Requalificação de Linhas de Água na Exploração Agrícola é tema de Seminário

Artigos relacionados

Eventos

Sessão de Apresentação dos Projetos REiNOVA e IOTEC – 4 de Outubro 2017- Castelo Branco

A InovCluster apresenta amanhã, dia 4 de outubro, no CEI, dois projetos que está a desenvolver no âmbito do INTERREG POCTEP – o REiNOVA e o IOTEC:
O projeto ReInova apoia as empresas no desenvolvimento de novos produtos e a incorporação de inovação em produtos tradicionais e ou endógenos da região Centro e dirige-se a PME’s, […]

Eventos

InovTerra organiza mais um workshop sobre a cultura do sabugueiro – 18 de maio – Vila Pouca de Salzedas

A InovTerra — Associação para o Desenvolvimento Local, com sede em Vila Pouca de Salzedas, concelho de Tarouca, está a organizar mais um workshop sobre a cultura do sabugueiro.

Este workshop, sobre um cultura cada vez mais procurada em Portugal, realiza-se no dia 18 de Maio de 2019 e versará sobre a flor de sabugueiro. […]

Eventos

Espécies exóticas invasoras como ameaça à biodiversidade – 3 de Outubro 2017 -Coimbra

A Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra (UC) vai promover um conjunto de ações de formação dirigidas a todos os atores envolvidos nas Reservas da Biosfera, mas também disponíveis para outros interessados.
A primeira formação deste ciclo, intitulada “Espécies exóticas invasoras como ameaça à biodiversidade”, […]