CompetitiveSouthBerries mostra trabalho de inovação em morango e amora

CompetitiveSouthBerries mostra trabalho de inovação em morango e amora

[Fonte: Agricultura e Mar]

O projecto GO-CompetitiveSouthBerries vai realizar, no dia 20 de Maio, a 7.ª Acção de Demonstração com visita ao campo piloto da produção de morango tray, na Quinta da Moita Redonda — Campina Produção Agrícola  (Grupo Hubel) — e aos campos de demonstração da cultura da amora na tecnologia long-cane (Quinta do Patarinho – Beirabaga).

O objectivo desta acção é desenvolver e demonstrar tecnologias de produção inovadoras, assegurando a sustentabilidade dos sistemas e a valorização dos recursos genéticos endógenos.

O projecto GO-CompetitiveSouthBerries é liderado pelo INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e deverá ser efectuada online aqui.

Mais informações e endereços aqui.

CompetitiveSouthBerries

O Grupo Operacional CompetitiveSouthBerries — Pequenos frutos competitivos e sustentáveis: técnicas culturais inovadoras para o alargamento da época de produção é liderado pelo INIAV e tem como prioridade a melhoria do desempenho económico de todas as explorações agrícolas e facilitação da sua reestruturação e modernização.

Segundo os promotores do projecto, a equipa científica “possui elevado conhecimento sobre as culturas/itinerários com trabalhos nacionais e internacionais publicados e projectos executados, com os parceiros desta iniciativa, assegurando um bom conhecimento da situação de partida para desenvolver a oportunidade que esta iniciativa se propõe a abordar”.

Objectivos visados

O objectivo principal desta parceria é inovar ao nível das tecnologias de produção para as culturas alvo, tirando partido da vantagem competitiva da região sul do país pelas suas excelentes condições edafoclimáticas, permitindo o alargamento da época de produção e consequentemente obtenção de produção para disponibilizar no mercado internacional com variedades de interesse (qualidade, produtividade e valorização de mercado).

Isto considerando cada uma das culturas alvo temos como objectivo específico:

a) Cultura da framboesa: optimização da técnica de produção com lançamentos pré tratados (indução floral e dormência) para obtenção de frutos de Fevereiro a Março. Avaliação da possibilidade de produzir no Norte de Portugal plantas long-cane para utilização no Sul;

b) Cultura do morango: desenvolvimento da tecnologia de produção com plantas tray, em cultura protegida sem solo, para produção de frutos entre Novembro e Março. Avaliar a possibilidade de obter uma segunda produção com a utilização de luz LED e/ou por manutenção das plantas em câmara frigorífica;

c) Cultura do mirtilo: desenvolvimento da produção de mirtilos em solo e substrato e com manipulação do ciclo produtivo tendo como objectivo a produção de frutos entre Março – maio (antecipada) e Setembro-Outubro (tardia) comparando duas regiões de produção;

d) Cultura da amora: optimização da técnica de produção com lançamentos pré-tratados (indução floral e dormência) com modelação das horas de frio e unidades de calor para a produção de frutos entre Março e Maio;

e) Espécies endémicas: introduzir em cultura os genótipos de interesse com base na qualidade do fruto e da produção tendo em vista os mercados de exportação;

f) Desconhecendo-se o impacto destas tecnologias na ocorrência das pragas e doenças, é necessário o acompanhamento das mesmas para uma eficaz e atempada actuação.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo CompetitiveSouthBerries mostra trabalho de inovação em morango e amora foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Oficina Técnica de Mecanização
Próximo Estratégias de controlo do aranhiço vermelho em fruticultura em Seminário

Artigos relacionados

Nacional

Câmara de Fornos de Algodres paga seis euros por cada ovino da raça Serra da Estrela

[Fonte: Observador]
A Câmara Municipal de Fornos de Algodres decidiu atribuir um incentivo financeiro de seis euros por cada ovino da raça Serra da Estrela, com o objetivo de rejuvenescer o setor e de incentivar as raças autóctones.
O apoio, que consta de um regulamento municipal que já foi aprovado pela autarquia, […]

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Área comercial – Santarém

Descrição:
Licenciatura na área de Agronomia
Disponibilidade imediata (preferencial) […]

Últimas

João Ferreira faz rescaldo dos fogos do verão passado

[Fonte: Expresso]

“Bolas, que susto!”, diz a senhora, que veio espreitar à porta da sua loja para ver o bombo passar. Deparou-se com a comitiva da CDU e com João Ferreira cara-a-cara e confessou – entre o susto e a desilusão – […]