Comissário quer Política Agrícola Comum pós-2020 com mais apoios para jovens agricultores

Comissário quer Política Agrícola Comum pós-2020 com mais apoios para jovens agricultores

[Fonte: Jornal económico]

O comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan, defendeu esta quinta-feira, em Bruxelas, a necessidade da Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020 conter “um bom conjunto” de medidas destinadas aos jovens agricultores, como o acesso a instrumentos financeiros diversificados.

“Vou fazer o que conseguir para ajudar os jovens agricultores […]. Espero ter uma boa negociação e um bom conjunto de medidas para os jovens agricultores e respetivas organizações”, disse Phil Hogan, durante a sua intervenção na conferência “O Futuro da Alimentação e da Agricultura”.

O comissário europeu referiu ainda que é preciso aumentar os pagamentos aos jovens agricultores, por exemplo, no que se refere à instalação e ao acesso a créditos, bem como diversificar os instrumentos financeiros.

Adicionalmente, Phil Hogan garantiu esperar dos Estados-membros um plano sobre “o que estão a pensar fazer a nível nacional”. O responsável irlandês reiterou ainda a necessidade de modernizar e simplificar a PAC.

Devemos “partilhar conhecimentos, modernizar e simplificar” a PAC. “O sistema é complexo, mas temos vindo a refletir sobre as [possíveis formas] de tornar a política mais flexível”, apontou.

Segundo a Comissão Europeia, a PAC pós 2020 será dotada, globalmente, com um orçamento de 365 mil milhões de euros, prevendo uma nova forma de trabalhar, uma distribuição mais justa dos apoios, maiores ambições no domínio do ambiente e utilização intensiva dos conhecimentos e da inovação.

No âmbito da PAC, a principal meta do Governo português é a manutenção da taxa de cofinanciamento nacional que, atualmente, está nos 15% e a União Europeia (UE) propõe que passe a 30%.

Entre as reivindicações do Governo estava ainda a manutenção do nível de apoios no primeiro pilar (pagamentos diretos aos agricultores) e no segundo pilar (desenvolvimento rural) da PAC, metas que já foram atingidas.

Comente este artigo

O artigo Comissário quer Política Agrícola Comum pós-2020 com mais apoios para jovens agricultores foi publicado originalmente em Jornal económico

Anterior CONFAGRI contesta declarações do Ministro do Ambiente
Próximo Retraso en la PAC: El Gobierno insiste en traquilizar al sector al asegurar que los pagos se mantendrán activos

Artigos relacionados

Últimas

Distorted milling wheat market puts agronomics in spotlight


Wednesday 12 July 2017 6:00

© Tim Scrivener
Wheat growers now have a head-spinning 41 varieties to choose between when they study the AHDB Cereals & Oilseeds’ mammoth Recommended List, meaning it’s trickier than ever before to make a decision. […]

Nacional

Bruxelas propõe aumento de ajudas mínimas a agricultores para 25 mil euros

A Comissão Europeia propôs esta sexta-feira o aumento dos auxílios de pequeno montante (de ‘miminis’) de 15 mil para 25 mil euros de modo a ajudar os agricultores a enfrentarem emergências. No entanto, a proposta comunitária estabelece limites por setor.
Para evitar distorções de mercado, um setor agrícola não pode receber mais de 50% do montante total dos auxílios nacionais de pequeno montante. […]

Sugeridas

Gilberto Igrejas vai ser o novo presidente do IVDP

[Fonte: Público]
Gilberto Igrejas, professor de Genética na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai ser o novo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), substituindo no cargo Manuel Cabral. A nomeação deverá ocorrer dentro de dias, mas a escolha do Ministério da Agricultura já está feita. […]