Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação

Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Comissão Europeia tem em curso, até 8 de Março, uma consulta pública sobre os fundos europeus direccionados ao investimento, investigação, inovação, PME e mercado interno. Este inquérito visa apurar quais os aspectos positivos e quais os que podem ser melhorados no que se refere ao financiamento comunitário.

Opiniões decidem orçamento europeu

Saliente-se que os resultados servirão de base à elaboração do orçamento europeu pós-2020, seja nas áreas da agricultura, do mar ou das empresas em geral.

A Comissão convidam assim, em especial, a responder à consulta “todos os cidadãos e organizações interessados e/ou envolvidos em questões relacionadas com o investimento, o empreendedorismo, a investigação, a inovação e as PME”.

Em 2018, a Comissão apresentará propostas pormenorizadas para a próxima geração de programas financeiros para o quadro financeiro plurianual pós-2020, que constitui o orçamento da UE a longo prazo.

Atingir objectivos

Estas propostas serão concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objectivos fixados nos domínios mais importantes em que a sua intervenção possa ser mais eficaz do que a acção isolada dos Estados-membros. “Para tal, é necessário fazer uma avaliação cuidadosa tanto do que funcionou bem no passado como do que poderá ser melhorado no futuro”, frisa fonte da Comissão.

Esta consulta integra-se nesse processo e tem como objectivo recolher opiniões de todas as partes interessadas sobre a forma de tirar o máximo partido de cada euro do orçamento da UE.

Foram realizadas consultas no âmbito de avaliações dos programas financeiros da UE em vigor em vários domínios, nomeadamente sobre o seu desempenho actual e os desafios futuros. As opiniões expressas pelas partes interessadas nestas consultas serão tidas em conta no processo de elaboração do futuro quadro financeiro plurianual, actualmente em curso.

Como participar

O questionário está disponível em 23 línguas da UE. Pode responder-lhe em qualquer uma das línguas oficiais da União. Deverá precisar de cerca de 30 minutos para responder às perguntas.

Clique aqui para aceder ao questionário.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Émissions de gaz à effet de serre : la France a raté ses objectifs en 2016
Próximo Açores criam apoio à certificação FSC para empresas da fileira da madeira

Artigos relacionados

Últimas

Miguel Freitas debate medidas de emergência pós-incêndio na Região Centro

[Fonte: Agricultura e Mar]
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, preside hoje, 24 de Agosto, à sessão de trabalho sobre Medidas de Estabilização de Emergência Pós-Incêndio a aplicar aos concelhos da Região Centro afectados pelos incêndios que ocorreram entre os dias 17 e 24 de Junho. […]

Nacional

Formtivity tem formação financiada sobre instalação de sistemas de rega

[Fonte: Agricultura e Mar]
A Formtivity está a organizar a formação financiada para empregados e desempregados – UFCD 2942 – Instalação e Regulação de Sistemas de Rega, a iniciar-se no próximo dia 25 de Fevereiro, no Porto.
Com uma duração de 25 horas, […]

Nacional

Nestlé vai suprimir 18 mil toneladas de açúcar dos seus produtos na Europa até 2020

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Grupo Nestlé comprometeu-se esta semana a diminuir a quantidade de açúcar nos seus produtos. Ao todo prevê suprimir 18 mil toneladas de açúcar na sua produção para a Europa até 2020, a que corresponderá uma diminuição média de 5% face aos valores actuais. […]