Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação

Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação

[Fonte: Agricultura e Mar]

A Comissão Europeia tem em curso, até 8 de Março, uma consulta pública sobre os fundos europeus direccionados ao investimento, investigação, inovação, PME e mercado interno. Este inquérito visa apurar quais os aspectos positivos e quais os que podem ser melhorados no que se refere ao financiamento comunitário.

Opiniões decidem orçamento europeu

Saliente-se que os resultados servirão de base à elaboração do orçamento europeu pós-2020, seja nas áreas da agricultura, do mar ou das empresas em geral.

A Comissão convidam assim, em especial, a responder à consulta “todos os cidadãos e organizações interessados e/ou envolvidos em questões relacionadas com o investimento, o empreendedorismo, a investigação, a inovação e as PME”.

Em 2018, a Comissão apresentará propostas pormenorizadas para a próxima geração de programas financeiros para o quadro financeiro plurianual pós-2020, que constitui o orçamento da UE a longo prazo.

Atingir objectivos

Estas propostas serão concebidas de modo a permitir que a UE atinja os objectivos fixados nos domínios mais importantes em que a sua intervenção possa ser mais eficaz do que a acção isolada dos Estados-membros. “Para tal, é necessário fazer uma avaliação cuidadosa tanto do que funcionou bem no passado como do que poderá ser melhorado no futuro”, frisa fonte da Comissão.

Esta consulta integra-se nesse processo e tem como objectivo recolher opiniões de todas as partes interessadas sobre a forma de tirar o máximo partido de cada euro do orçamento da UE.

Foram realizadas consultas no âmbito de avaliações dos programas financeiros da UE em vigor em vários domínios, nomeadamente sobre o seu desempenho actual e os desafios futuros. As opiniões expressas pelas partes interessadas nestas consultas serão tidas em conta no processo de elaboração do futuro quadro financeiro plurianual, actualmente em curso.

Como participar

O questionário está disponível em 23 línguas da UE. Pode responder-lhe em qualquer uma das línguas oficiais da União. Deverá precisar de cerca de 30 minutos para responder às perguntas.

Clique aqui para aceder ao questionário.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

O artigo Comissão lança consulta pública sobre os fundos europeus às PME e inovação foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Émissions de gaz à effet de serre : la France a raté ses objectifs en 2016
Próximo Açores criam apoio à certificação FSC para empresas da fileira da madeira

Artigos relacionados

Últimas

Governo desafia empresários espanhóis a investir no sector agroflorestal 

[Fonte: Gazeta Rural]

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, desafiou os empresários espanhóis a investir no sector agroflorestal nacional, sobretudo na região sul do país, visando tirar partido da oportunidade gerada pelo projecto do Alqueva.
«Para prosseguir a trajetória de sucesso que a agricultura portuguesa tem conhecido nos últimos anos é […]

Últimas

UE alerta países europeus sobre eventual entrada de ovos contaminados

[Fonte: Correio da Manhã]

A União Europeia (UE) notificou esta segunda-feira as autoridades de segurança alimentar no Reino Unido, França, Suécia e Suíça sobre a eventual entrada naqueles territórios de lotes de ovos contaminados com um pesticida tóxico.
A Comissão Europeia decidiu avançar com esta medida preventiva depois da Holanda e da Alemanha terem notificado durante o fim de semana passado o Sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais (RASFF) da UE. […]

Últimas

ADP Fertilizantes participa na 40º Feira Internacional de Máquinas Agrícolas em Zaragoza

A ADP Fertilizantes, líder de produção e comercialização no Mercado de Fertilizantes, estará presente na 40º Feira Internacional de Máquinas Agrícolas (FIMA), em Zaragoza, de 20 a 24 de fevereiro. Este evento é um ponto de encontro entre os profissionais do setor que procuram as melhores soluções para rentabilizar as suas explorações e as mais recentes inovações tecnológicas. […]