Clima, preços, especulação e menos quantidades marcam campanha da batata semente

Clima, preços, especulação e menos quantidades marcam campanha da batata semente

[Fonte: Voz do Campo]

Para os países que normalmente fornecem batata semente a Portugal o clima do ano de 2018 foi atípico, explica a Porbatata na sua newsletter. As temperaturas excessivamente altas e a falta de chuva foram determinantes para a cultura da batata no norte da Europa, condicionando assim a disponibilidade de batata semente e levando a uma forte especulação no início da campanha, por toda a Europa.

Para transmitir como está a decorrer a campanha, a Porbatata resume a opinião das várias casas de semente suas associadas:  Porbatata – Agrico, Agroplant, Europlant, Germicopa, Hzpc, Meijer e Stet Holland:

  • Tendo em atenção que a campanha ainda não acabou, em especial na zona Norte de Portugal e de estar a ser uma campanha difícil, um pouco devido a toda a especulação inicial não se verificam grandes problemas.
  • No geral, não se registam aumentos significativos de áreas de plantação total. Em especial no Ribatejo os produtores, mantém as áreas de plantação, mas fazendo uma mudança para batata de indústria em vez de batata fresca para exportação, pois garantem um preço fixo contratualizado não ficando sujeitos aos valores e oscilações de mercado.
  • Menores quantidades de batata semente de calibres pequenos de algumas das variedades mais populares, mas no geral houve capacidade de substituir por outras semelhantes, mas de calibres maiores.
  • Como no geral as quantidades por variedade foram menores na ordem dos 20 – 25 %, verificaram-se alguns problemas de qualidade, nomeadamente critérios de seleção menos rigorosos, sarnas, rizoctonia,…
  • Atrasos nas entregas das encomendas devidas a questões de logística dos operadores de transporte.
  • No geral houve um aumento de preços na ordem dos 12 – 16 % em relação aos preços praticados no ano passado.
  • Nesta data a campanha da batata semente está a terminar com 80 – 90 % das vendas efetuadas.
Comente este artigo

O artigo Clima, preços, especulação e menos quantidades marcam campanha da batata semente foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Agricultores de pantufas
Próximo Azinheira Secular do Monte Barbeiro representa Portugal no Tree of the Year

Artigos relacionados

Últimas

Açores recebe Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas a 12 de Junho

[Fonte: Agricultura e Mar]

A sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) realiza-se no próximo dia 12 de Junho, […]

Últimas

Carreira especial de inspeção veterinária aprovada pelo Governo

[Fonte: Vida Rural]

Foi esta quinta-feira (4 de abril) aprovada na generalidade, em Conselho de Ministros, […]

Nacional

Curso de Iniciação à Prova de Azeites – 2 de Dezembro 2017 – Mirandela

No âmbito do XIII Festival de Sabores do Azeite Novo, a APPITAD – Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Escola Superior Agrária de Bragança em colaboração com a Câmara Municipal de Mirandela, […]