CIAO. Portugal já faz parte da Comissão Inter-americana de Agricultura Orgânica

CIAO. Portugal já faz parte da Comissão Inter-americana de Agricultura Orgânica

[Fonte: Agricultura e Mar]

Portugal passou formalmente a fazer parte, como país observador permanente, na assembleia da Comissão Inter-americana de Agricultura Orgânica (CIAO). Está representado pela DGADR — Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A CIAO é um órgão técnico criado em 2008 pelos ministros da Agricultura dos países participantes, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura biológica nos países da América e facilitar o comércio, actuando como organismo técnico e de reforço e cooperação institucional dos países nesta matéria.

19 países membros

Tem como membros 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

A CIAO está sediada na Cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Esta Comissão é um organismo técnico criado em Julho de 2008, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da actividade orgânica nos países das Américas e facilitar o comércio dos seus produtos de agricultura biológica.

Certificar os produtos biológicos

A CIAO está em permanente contacto com as Autoridades Competentes do Controlo da Agricultura Orgânica nos países, que são as instâncias responsáveis da regulação e controlo da actividade e garantia da condição biológica dos produtos.

Entre as suas funções estão: registar e auditar aos produtores, processadores, comercializadores, fabricantes, inspectores e agências certificadoras; fazer as estatísticas da actividade, e propor modificações das normas de produção biológica, entre outras.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo CIAO. Portugal já faz parte da Comissão Inter-americana de Agricultura Orgânica foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Cultivares de Oliveira: Blanqueta
Próximo Há quem durma em tendas no meio da cinza enquanto reconstrói o que perdeu

Artigos relacionados

Nacional

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 22 a 28 Janeiro 2018

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona para azeite
A campanha continua em fase decrescente. A nível nacional, as cotações variaram entre o mínimo de 0,45€/kg e o máximo de 0,70€/kg.
Azeite
Em Espanha, […]

Últimas

Estão abertas as retiradas de mercado de fruta e hortícolas para distribuição gratuita

[Fonte: Agricultura e Mar]
O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa que estão abertas, a partir de hoje, 8 de Maio, as retiradas de mercado de frutos e produtos hortícolas para distribuição gratuita, para a quantidade de 300 toneladas, atribuídas a Portugal. […]

Nacional

Um ano apícola de renovada esperança e velhos problemas

[Fonte: Voz do Campo]

A FNAP, Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, informa na newletter de apresentação da sua revista APINFO edição de julho, que a Primavera de 2018 ao contrário das anteriores, veio acompanhada de muita chuva e de temperaturas amenas, o que permitiu em muitas regiões do país florações longas. […]