Cevada alinha tendência de redução com restantes superfícies de cereais de Outono-Inverno

[Fonte: Agricultura e Mar]

As sementeiras dos cereais de Inverno terminaram em Fevereiro, sendo que na cevada, tal como nos restantes
cereais praganosos, também se verificou um decréscimo da área instalada (-5%, face a 2018), revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), no seu Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Abril de 2019.

Escassa precipitação prejudica produtividade dos cereais

Acrescentam os técnicos do INE que a germinação, emergência e desenvolvimento inicial dos cereais de Outono-Inverno decorreu bem.

No entanto, a falta de precipitação em Março foi prejudicial para o desenvolvimento vegetativo das plantas, quer pelo agravamento do défice hídrico (com sintomas evidentes de stress nas plantas), quer pela menor eficácia das adubações de cobertura (os baixos teores de humidade do solo não permitiram o normal aporte nutricional).

As searas encontram-se muito rasteiras e estão em fase de espigamento. Prevêem-se diminuições generalizadas nos rendimentos unitários dos cereais, face à campanha anterior, de 20% no trigo duro e triticale, 15% no trigo mole e aveia e de 5% no centeio.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cevada alinha tendência de redução com restantes superfícies de cereais de Outono-Inverno foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Condições meteorológicas levam a fraco desenvolvimento de matéria verde nas forrageiras
Próximo Adotar uma laranjeira e receber a colheita em casa? Está aí o 'crowdfarming'

Artigos relacionados

Últimas

PortugalFoods faz levantamento de empresas que possuam produtos com certificação biológica

[Fonte: Voz do Campo]

Face à crescente procura de produtos com certificação biológica e os recentes desenvolvimentos da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica, no âmbito de atuação do Portuguese Agrofood Cluster, a PortugalFoods, encontra-se a efetuar um levantamento de empresas que possuam produtos com certificação biológica. […]

Comunicados

Economia circular e combate ao desperdício do continente são premiados

O projeto Transformar.te do Continente acaba de receber o Galardão de melhor projeto do Food and Nutrition Awards (FNA), na categoria de sustentabilidade, vendo assim premiado o seu esforço de transformação de desperdício em oportunidades.
O projeto Transformar.te consiste em reduzir, reutilizar e reciclar desperdícios alimentares decorrentes da atividade do Continente. […]

Últimas

Azeites CAMB reconhecidos com novos prémios nacionais e internacionais

[Fonte: Gazeta Rural]

2019 tem sido um ano de especial importância para a CAMB que, só no último mês, já recebeu diversos prémios em locais tão variados quanto Portugal, China e Nova Iorque. E agora juntam-se mais dois reconhecimentos que validam a qualidade dos produtos CAMB tanto fora como dentro de Portugal:
No Concurso Nacional de Azeites de Portugal, […]