CDS pede esclarecimentos sobre tratamento de efluentes suinícolas em Leiria

[Fonte: Vida Rural]

O CDS-PP pediu esclarecimentos ao Ministério de Agricultura sobre as ações tomadas pelo Governo para garantir uma solução de financiamento para a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) da região de Leiria, conta o Diário de Leiria.

De acordo com a publicação regional, “o financiamento comunitário de 9,1 milhões de euros, que iria ajudar na construção da ETES, estará perdido, uma vez que o processo não avançou, porque os suinicultores não garantiram o diferencial entre a verba dos fundos nacionais e comunitários, falhando o prazo do final do ano para apresentar esse compromisso financeiro.”

Segundo o partido, esta obra é “essencial para a resolução da poluição da bacia hidrográfica do Rio Lis”, que pesar de ser um problema ambiental ” não deixa de ser consequência de uma atividade agrícola”.

O CDS quer ainda saber de que forma é que o ministro da Agricultura vê “o futuro da produção da pecuária” em Leiria caso se confirme o não financiamento da ETES. De acordo com o Diário de Leiria, que cita uma nota do CDS-PP, a região de Leiria é responsável por cerca de 15% da produção suinícola nacional, sendo responsável por 7000 postos de trabalho diretos e indiretos.

Comente este artigo

O artigo CDS pede esclarecimentos sobre tratamento de efluentes suinícolas em Leiria foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Novo Estatuto para a Pequena Agricultura Familiar em vigor até março
Próximo UE define regras do passaporte fitossanitário

Artigos relacionados

Nacional

Apoios aos agricultores afetados pelos incêndios entregues esta semana

[Fonte: Vida Rural]

O Ministério da Agricultura irá proceder esta semana ao pagamento de 25% dos apoios que restam entregar aos agricultores afetados pelos incêndios de outubro, no valor de 13 milhões de euros. No final de dezembro, […]

Nacional

PDR 2020: Jovens agricultores têm mais tempo para fazer formação financiada

[Fonte: Agricultura e Mar]
Os apoios à formação financiada a jovens agricultores pelo PDR 2020 têm o prazo alargado. O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, alterou, em portaria, as regras.
Explica a Portaria n.º 283/2017, […]

Últimas

Incêndios – Medidas de contingência

[Fonte: Voz do Campo]
Notícia publicada na página online da DGAV, refere que na sequência dos trágicos incêndios de 15 e 16 de outubro, diversos efetivos animais foram atingidos por perdas irreparáveis.
Assim, em face da gravidade deste cenário, decorrente do enorme número de animais vitimados, […]