CDS pede esclarecimentos sobre tratamento de efluentes suinícolas em Leiria

[Fonte: Vida Rural]

O CDS-PP pediu esclarecimentos ao Ministério de Agricultura sobre as ações tomadas pelo Governo para garantir uma solução de financiamento para a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES) da região de Leiria, conta o Diário de Leiria.

De acordo com a publicação regional, “o financiamento comunitário de 9,1 milhões de euros, que iria ajudar na construção da ETES, estará perdido, uma vez que o processo não avançou, porque os suinicultores não garantiram o diferencial entre a verba dos fundos nacionais e comunitários, falhando o prazo do final do ano para apresentar esse compromisso financeiro.”

Segundo o partido, esta obra é “essencial para a resolução da poluição da bacia hidrográfica do Rio Lis”, que pesar de ser um problema ambiental ” não deixa de ser consequência de uma atividade agrícola”.

O CDS quer ainda saber de que forma é que o ministro da Agricultura vê “o futuro da produção da pecuária” em Leiria caso se confirme o não financiamento da ETES. De acordo com o Diário de Leiria, que cita uma nota do CDS-PP, a região de Leiria é responsável por cerca de 15% da produção suinícola nacional, sendo responsável por 7000 postos de trabalho diretos e indiretos.

Comente este artigo

O artigo CDS pede esclarecimentos sobre tratamento de efluentes suinícolas em Leiria foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Novo Estatuto para a Pequena Agricultura Familiar em vigor até março
Próximo UE define regras do passaporte fitossanitário

Artigos relacionados

Últimas

Secretário de Estado da Saúde espera que parlamento aprove tributação sobre sal

[Fonte: Açoriano Oriental]

O secretário de Estado e adjunto da Saúde disse esta sexta-feira ter “uma expetativa favorável” a que a Assembleia da República seja sensível à saúde dos portugueses, aprovando a tributação sobre o sal.

Fernando Araújo falava aos jornalistas no final da apresentação do relatório sobre o consumo de tabaco em Portugal e a propósito de uma alegada intenção de alguns deputados não deixarem passar esta medida proposta no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018). […]

Nacional

Arouca lança petição apelando a novas estratégias de combate aos fogos florestais

[Fonte: Observador]

O PSD de Arouca lançou uma petição pública apelando ao desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e combate a fogos florestais, para se evitarem “incêndios sem precedentes” como os verificados nesse concelho no verão passado.
Segundo revelou a comissão concelhia do partido, […]

Últimas

Fundação Eugénio de Almeida compra Caves da Murganheira

[Fonte: Jornal De Negócios]

A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), detentora da Adega Cartuxa, em Évora, anunciou hoje a aquisição da empresa dos vinhos Tapada do Chaves, produzidos em Portalegre, numa herdade com duas das mais antigas parcelas de vinha do Alentejo. […]