Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

[Fonte: IPMA]

Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

teste2019-05-14 (IPMA)

A espécie Physalia physalis (Caravela-Portuguesa) está, de momento, a ocorrer em toda a costa Portuguesa, incluindo nos Açores e Madeira.

Entre as espécies que ocorrem em Portugal, a Caravela Portuguesa é a que exige mais cautela. Influenciada por ventos e correntes de superfície, é frequentemente avistada na nossa costa. Apresenta um flutuador em forma de “balão” de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa; os seus tentáculos podem chegar aos 30m de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras. Por isso, é importante relembrar que não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando a Caravela portuguesa aparenta estar morta na praia.

O GelAvista, relembra os cuidados a ter em caso de contacto com os tentáculos de uma caravela: deve limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Poderá aplicar vinagre e bandas quentes e deverá procurar assistência médica.

A desenvolver a sua atividade desde 2016, o programa GelAvista tem vindo a envolver os cidadãos na ciência para a necessária recolha de informação sobre a ocorrência ou inexistência de organismos de aspeto gelatinoso na costa Portuguesa. Recebe informação sobre a presença de organismos gelatinosos, alertando a população, e transmite informação científica sobre as espécies, bem como os cuidados a ter em caso de contacto direto com a pele.

Qualquer ocorrência desta ou de outras espécies de organismos gelatinosos poderá ser comunicada ao programa GelAvista. A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia com objeto a servir de escala) deverá ser enviada para o email plancton@ipma.pt, ou através da aplicação GelAvista disponível na Play Store para sistemas Android.

Na página de facebook do GelAvista são frequentemente partilhadas as mais recentes ocorrências de organismos gelatinosos em Portugal, e no sítio gelavista.ipma.pt está também disponível informação sobre as espécies.

O Gelavista pretende continuar a contar com a colaboração da população para estudar e compreender a dinâmica dos organismos gelatinosos a larga escala em território nacional para que, no futuro, seja possível a previsão destas ocorrências.

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional foi publicado originalmente em IPMA.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Anterior Governo anuncia investimento de “60 milhões de euros em regadio para todo o país”
Próximo USDA: Colheita mundial de cereais deve aumentar 2,96% na próxima campanha

Artigos relacionados

Notícias PAC pós 2020

Consenso político: El diseño de los planes estratégicos de la PAC avanzan «muy bien» y con cooperación

[Fonte: Agroinformacion – PAC]
El ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación en funciones, Luis Planas, ha asegurado que los trabajos para diseñar los planes estratégicos nacionales de la futura Política Agraria Común (PAC) avanzan «muy bien» y con una «gran cooperación» entre el Gobierno y las comunidades autónomas. […]

Dossiers

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo – Alfeizerão

– Técnico com licenciatura em Engenharia Agrícola
– Experiência mínima de 3 anos
– Gosto por tecnologia e por trabalho de campo […]

Cotações ES

Un aumento de la demanda tira de los precios del aceite al alza

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Según fuentes de Oleoestepa, predominaron las subidas en los precios durante la semana pasada como consecuencia del aumento de la demanda existente en el mercado nacional. Dichas fuentes señalan que en el caso de los aceites vírgenes extra se cerraron operaciones a 2.800 euros (frente a los 2.750 euros de la semana anterior), […]