Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

[Fonte: IPMA]

Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional

teste2019-05-14 (IPMA)

A espécie Physalia physalis (Caravela-Portuguesa) está, de momento, a ocorrer em toda a costa Portuguesa, incluindo nos Açores e Madeira.

Entre as espécies que ocorrem em Portugal, a Caravela Portuguesa é a que exige mais cautela. Influenciada por ventos e correntes de superfície, é frequentemente avistada na nossa costa. Apresenta um flutuador em forma de “balão” de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa; os seus tentáculos podem chegar aos 30m de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras. Por isso, é importante relembrar que não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando a Caravela portuguesa aparenta estar morta na praia.

O GelAvista, relembra os cuidados a ter em caso de contacto com os tentáculos de uma caravela: deve limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Poderá aplicar vinagre e bandas quentes e deverá procurar assistência médica.

A desenvolver a sua atividade desde 2016, o programa GelAvista tem vindo a envolver os cidadãos na ciência para a necessária recolha de informação sobre a ocorrência ou inexistência de organismos de aspeto gelatinoso na costa Portuguesa. Recebe informação sobre a presença de organismos gelatinosos, alertando a população, e transmite informação científica sobre as espécies, bem como os cuidados a ter em caso de contacto direto com a pele.

Qualquer ocorrência desta ou de outras espécies de organismos gelatinosos poderá ser comunicada ao programa GelAvista. A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia com objeto a servir de escala) deverá ser enviada para o email plancton@ipma.pt, ou através da aplicação GelAvista disponível na Play Store para sistemas Android.

Na página de facebook do GelAvista são frequentemente partilhadas as mais recentes ocorrências de organismos gelatinosos em Portugal, e no sítio gelavista.ipma.pt está também disponível informação sobre as espécies.

O Gelavista pretende continuar a contar com a colaboração da população para estudar e compreender a dinâmica dos organismos gelatinosos a larga escala em território nacional para que, no futuro, seja possível a previsão destas ocorrências.

Siga-nos no:

Comente este artigo

O artigo Caravela-Portuguesa: Bloom a nível nacional foi publicado originalmente em IPMA

Veja a previsão do tempo e oportunidade para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta 

Anterior Governo anuncia investimento de “60 milhões de euros em regadio para todo o país”
Próximo USDA: Colheita mundial de cereais deve aumentar 2,96% na próxima campanha

Artigos relacionados

Dossiers

Estabilidad en el mercado del porcino de capa blanca

[Fonte: Agropopular – Cotações]

Los precios del porcino de capa blanca volvieron a repetir en un mercado que intenta volver a la normalidad después del parón operativo tras los pasados días festivos.
Este descenso de actividad ha permitido equilibrar el mercado y lo que beneficiará […]

Dossiers

Oferta de Emprego – Trabalhadores agrícolas/Jardineiros (M/F) – Azeitão

Exploração em Azeitão procura Casal – Caseiros para efectuar trabalho de agricultura e jardinagem.

Notícias florestas

​Portugal vai ter novo plano contra incêndios

[Fonte: Rádio Renascença]

Veja também:

Depois de ter estado na equipa que preparou uma proposta, após os trágicos incêndios de 2003-2005, de um plano de defesa da floresta contra incêndios, Tiago Oliveira volta a estar na génese do seu substituto. Nas mãos do Governo está […]