Capoulas Santos insiste na necessidade de “inovar” para responder aos desafios da PAC

[Fonte: Vida Rural]

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, voltou a defender a necessidade de “prosseguir o apoio ao investimento na inovação e na investigação como forma de dar resposta aos maiores desafios que a Política Agrícola Comum (PAC) atual e futura enfrentará, nomeadamente no campo das alterações climáticas”. Estas declarações foram proferidas durante a sessão de abertura do Agri Innovation Summit’2017.

Com o Comissário Europeu para a Agricultura, Phil Hogan, presente, o responsável pela agricultura nacional sublinhou que o investimento em investigação e inovação “não pode ser visto como uma necessidade apenas para a agricultura de maior dimensão”, devendo antes ser “transversal, inclusivo e abrangente”.

O ministro da Agricultura aproveitou também para realçar o interesse que a medida ‘Grupo Operacionais’, financiado pelo FEADER, está a suscitar no setor, com 75 projetos já aprovados. Esta medida terá um financiamento total de 32 milhões de euros, 20 dos quais apoiados por fundos públicos. Todos estes projetos pretendem resolver problemas do setor com base em novas tecnologias, inovação e conhecimento que resulte da investigação.

Luís Capoulas Santos destaca, neste âmbito, “o reconhecimento de Portugal como um exemplo na área da investigação e inovação, o que justifica, de resto, a escolha do nosso país para anfitrião desta primeira cimeira”. “Portugal, ao coorganizar este evento, quer dar não só um contributo para a promoção da inovação a agricultura na Europa, mas também a afirmar-se como país que está a adaptar a investigação e a inovação como veículos decisivos para o seu conhecimento e desenvolvimento”, conclui.

Comente este artigo

O artigo Capoulas Santos insiste na necessidade de “inovar” para responder aos desafios da PAC foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Sabe quem são os 33 finalistas do Food & Nutrition Awards?
Próximo Vinho Madeira parte em acções promocionais a Londres e Paris

Artigos relacionados

Últimas

Seca afectou em cinco anos mais de um milhão de angolanos com prejuízos de 656,8 ME

Luanda, 27 jun (Lusa) – A seca afetou, nos últimos cinco anos, mais de um milhão de angolanos e, só entre 2015 e 2016, causou danos diretos de 259,8 milhões de euros, bem como perdas de 397 milhões de euros.

Os dados foram hoje avançados pelo secretário de Estado do Ministério do Interior, […]

Últimas

Jorge Oliveira lidera Associação dos Produtores de Leite para “lutar pela dignidade do agricultor”

[Fonte: Gazeta Rural]
O trofense Jorge Oliveira assumiu a presidência da APROLEP, Associação dos Produtores de Leite de Portugal.
As eleições decorreram em Ovar, a 25 de janeiro, e ditaram que o responsável pela Quinta Santo Isidro, localizada na Maganha, Santiago de Bougado, […]

Nacional

Capoulas Santos anuncia 15 milhões para agricultores afectados pelos incêndios

[Fonte: Jornal De Negócios]

O Governo anunciou esta quinta-feira, 19 de Outubro, o reforço das ajudas aos agricultores atingidos pelos incêndios que fustigaram o território nacional.
Depois de ter visitado algumas das áreas mais atingidas pelos fogos do último fim-de-semana e de se ter reunido com os autarcas das câmaras da Marinha grande, […]