Capoulas Santos defende discriminação positiva nos apoios aos pequenos agricultores

Capoulas Santos defende discriminação positiva nos apoios aos pequenos agricultores

[Fonte: Vida Rural]

O ministro da Agricultura vai a Bruxelas negociar a criação de um regime de discriminação positiva para os pequenos agricultores nacionais, no âmbito do próximo quadro de apoios comunitários.

Em declarações à agência Lusa, Capoulas Santos, afirmou que “queremos que haja um regime [de apoios] para os pequenos agricultores melhor que o regime geral”. De acordo com o responsável pela pasta da Agricultura, os pequenos agricultores, “sendo mais vulneráveis e ocupando menor superfície, são em elevado número e cumprem um relevante papel social na ocupação dos territórios e na dinamização dos mercados de proximidade”.

Esta discriminação positiva esteve esta semana em discussão numa reunião da comissão de aconselhamento que está a preparar dossiers “para que o Governo possa exprimir com correção uma verdadeira posição nacional”. Esta comissão conta com 15 académicos de universidades de norte a sul do país e todas as confederações agrícolas nacionais e debateu ainda a “definição de quais os critérios que devem ser aplicados à generalidade dos agricultores para ter em acesso aos benefícios da PAC”, revelou à Lusa o ministro da Agricultura.

Estas declarações foram proferidas à margem da XX Cerimónia da Pera Rocha do Oeste, organizada pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), evento durante o qual Capoulas Santos referiu que considera que esta é uma fileira que é “um orgulho para o país” representando anualmente uma produção de 200 mil toneladas de pera que geram um volume de negócios de 180 milhões de euros.

Comente este artigo

O artigo Capoulas Santos defende discriminação positiva nos apoios aos pequenos agricultores foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Ministro diz que oposição “fala do que não sabe” sobre redução de produção de bovinos até 2050
Próximo Servagronis. Missão principal é participar de forma eficiente na cadeia de valorização da agricultura

Artigos relacionados

Nacional

Vila Real reclama medidas imediatas e apoios financeiros para a floresta

9HJznUU4b6DJTdAJHSJ4

Vila Real reclama medidas imediatas e apoios financeiros para a floresta

A reforma florestal é encarada com expectativa em Vila Real, mas neste distrito reclamam-se medidas imediatas e apoios financeiros que ajudem os pequenos proprietários e comunidades baldias a limpar e ordenar uma floresta que pouco rendimento dá. […]

Nacional

Pintura de Magritte vendida por recorde histórico de 23,8 milhões de euros

[Fonte: Correio da Manhã]

Uma pintura de René Magritte foi vendida na segunda-feira, num leilão em Nova Iorque, por 26,8 milhões de dólares (23,8 milhões de euros), tornando-se a obra mais cara de sempre do pintor belga.
“Le principe du plaisir” […]

Nacional

Torres Vedras sensibilizou para a importância da floresta autóctone

[Fonte: Gazeta Rural]

Torres Vedras participou na nona edição da Semana da Reflorestação Nacional, que decorreu entre 15 e 30 de novembro. A cedência de plantas, a reflorestação de propriedades municipais e a plantação de espécies dunares autóctones foram algumas das iniciativas que deram forma a duas semanas de atividades, […]