Capoulas altera estatutos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas

[Fonte: Agricultura e Mar]

A portaria que aprova os Estatutos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na sequência da aprovação Lei Orgânica que definiu novas missões e competências do organismo e que criou 5 novas Direcções Regionais, foi hoje publicada, 29 de Maio.

Assinada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e pelo ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, a portaria determina a nova organização interna do ICNF, tendo em conta o regime especial de instituto público e o reforço da desconcentração administrativa.

Oito unidades orgânicas centrais

De acordo com a portaria, a organização interna do ICNF – sediado em Lisboa — é constituída por oito unidades orgânicas centrais (Gestão Administrativa e Financeira, Sistemas de Gestão e Capacitação; Políticas, Planeamento e Relações Externas; Conservação da Natureza e da Biodiversidade; Gestão e Valorização da Floresta; Gestão de Áreas Públicas Florestais; Instrumentos Financeiros e Apoio ao Investimento e Gestão de Fogos Rurais) e por serviços territorialmente desconcentrados (Direcções Regionais de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve).

Estrutura organizada para os territórios

Com uma estrutura mais orientada para os diferentes territórios, a nova orgânica do ICNF reforça o papel e competências dos serviços regionais garantindo um aumento da proximidade territorial e da capacidade de intervenção do organismo, garante uma nota de imprensado Gabinete de Capoulas Santos.

“Visa-se assim responder de forma mais eficaz, num contexto de novas condições climáticas, às missões de preservação e de valorização do capital natural, ao ordenamento e a gestão integrada do território, à promoção da competitividade das fileiras florestais e à prevenção estrutural e gestão dos fogos rurais”, acrescenta o Ministério da Agricultura.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Capoulas altera estatutos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Governo publica novos Estatutos do ICNF
Próximo Arquitectura verde de la PAC: Proponen que se «premie» la labor medioambiental de la agricultura familiar

Artigos relacionados

Nacional

Urso-pardo já terá abalado para terras espanholas

[Fonte: Expresso]

O jovem macho de urso-pardo oriundo da Cordilheira Cantábrica, que passeou pelas Terras Frias Transmontanas entre finais de abril e meados da semana passada, […]

Nacional

Efeito da peste suína na Ásia: Preço da carne de porco aumenta devido a escassez

[Fonte: O Jornal Económico]

O preço da carne de porco em Portugal vai sofrer um aumento devido ao surto de peste suína africana na Ásia, […]

Últimas

Alimentos geneticamente modificados – seguros ou não?

[Fonte: Vida Rural]
Embora o uso de OGM seja muito antigo, este é do desconhecimento da comunidade geral. […]