CAP pede “política agrícola para a água”

CAP pede “política agrícola para a água”

[Fonte: Vida Rural]

O Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, criticou o “discurso redutor” do ministro do Ambiente relativamente ao uso da água na agricultura e pediu uma “política agrícola para a água”. Estas declarações foram proferidas durante o Dia de Campo InovMilho, que decorreu em Coruche, perante o ministro da Agricultura.

De acordo com a Lusa, Oliveira e Sousa afirmou ter ouvido “com espanto” o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, afirmar que “se pretende diminuir os títulos de utilização, diminuir as suas autorizações, dando a entender que se está a usar água a mais”.

“E sobre mais barragens? Nem pensar, governem-se com o que há. Foram as palavras que ouvi. Querem mais regadio? Reguem com menos água. Senhor ministro, este discurso redutor tem de ser contrariado, a começar pelo seu. O regadio, como aqui se vê, é a única forma de enfrentarmos as alterações climáticas e permanecermos nos campos”, disse ainda.

O Presidente da CAP sublinhou também que espera “não ter ouvido bem”, referindo-se aos rumores “de que o custo de utilização” de águas recicladas “será cobrado aos agricultores e que será até obrigatório o seu uso, caso ela seja uma alternativa mesmo que outra origem esteja disponível e a preço mais reduzido”.

Eduardo Oliveira e Sousa terminou pedindo ao Governo “ação” e que dê a conhecer a sua estratégia para a água e para a agricultura, uma vez que considera plano nacional de regadios “curto”.

Comente este artigo

O artigo CAP pede “política agrícola para a água” foi publicado originalmente em Vida Rural

Anterior Inflação cresce para 1,5% em Junho. Alimentares não transformados sobem 1,2%
Próximo DGAV lança consulta pública à utilização de fitofarmacêuticos

Artigos relacionados

Últimas

Conferência dedicada ao sector agrícola no Algarve

[Fonte: ffl revista]
“Sector agrícola no Algarve – Reforçar dinamismos e explorar oportunidades” é o título de uma conferência que vai decorrer durante todo o dia 22 de Junho, em Loulé, nas instalações do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve. O evento é […]

Últimas

TOP 3 – Atelier de Hortofruticultura

A Inovisa e o Crédito Agrícola dão inicio à 4ª Edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. O primeiro encontro teve lugar na Cooperativa de Alcobaça com o workshop dedicado à fileira Hortofruticultura. Os 3 projetos mais votados foram os […]

Nacional

2º Simpósio Nacional de Culturas Agro-industriais – 2 de Fevereiro 2018 – Santarém

A Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal (SCAP), a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e as entidades associadas ao evento: FNOP (Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutos e Hortícolas) e COTHN (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional) vão realizar no dia 2 de Fevereiro de 2018, […]