Candidaturas abertas aos Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”

Candidaturas abertas aos Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”

+ PRODUÇÃO | + TRANSFORMAÇÃO | + INOVAÇÃO | + UTILIZAÇÃO | + VALOR

A EDIA, em parceria com a CONSULAI, promove os Prémios “Mais Alqueva, Mais Valor”, cuja primeira edição ocorre em 2018/2019. Estes prémios pretendem reconhecer os projetos/iniciativas que promovam o uso eficiente da água e dos diferentes recursos, numa lógica clara de desenvolvimento sustentável, na área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 17 de janeiro de 2019, às 23h59, para as seguintes 4 categorias:

+ PRODUÇÃO: Esta categoria pretende distinguir os produtores agrícolas (pessoas individuais ou pessoas coletivas), beneficiários da EDIA, que promovam o uso eficiente da água bem como a adoção de práticas sustentáveis (económicas, sociais e ambientais). Serão aceites nesta categoria os projetos agrícolas que representem um valor acrescentado para a região de Alqueva, que estejam implementados no terreno e que tenham resultados demonstrados.

+ TRANSFORMAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir as empresas agroindustriais que implementem práticas que conduzam a um crescente uso eficiente de água no seu processo e/ou que implementem práticas sustentáveis em termos sociais, ambientais ou económicos. Os projetos têm de estar implementados e com resultados demonstrados.

+ INOVAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir projetos de inovação/investigação que promovam a sustentabilidade e a eficiência do uso de água pelos utilizadores de água da EDIA. Os projetos têm de estar concluídos, ou em fase de conclusão, e com resultados demonstrados.

+ UTILIZAÇÃO: Esta categoria pretende distinguir todas as entidades não empresariais (escolas, câmaras municipais, associações, ONG, etc.) que promovam práticas sustentáveis relacionadas com critérios sociais e ambientais, destacando o uso sustentável da água. Serão aceites nesta categoria as iniciativas que contribuam para a sustentabilidade dos recursos hídricos (por exemplo, através de campanhas de sensibilização, divulgação de informação sobre o uso eficiente da água, monitorização do consumo da água nas instalações, instalação de equipamentos para controlo de caudal ou substituição de equipamentos por outros mais eficientes). Os impactos das iniciativas têm de ser sentidos na área de influência do EFMA.

A categoria +VALOR, é exclusivamente uma categoria de votação e, pretende premiar as entidades que se tenham distinguido com papel relevante na região, em temáticas relacionadas com a gestão da água e uso sustentável de recursos, ao nível da investigação, divulgação e promoção das melhores práticas, criando valor na área de influência do Alqueva. Os candidatos desta categoria foram selecionados pela EDIA.

→Consulte o regulamento aqui←

→Candidaturas, votações e mais informações aqui←

Comente este artigo
Anterior Ministro da Agricultura participa nas comemorações do 50 Anos do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo
Próximo Portugal lidera na exportação de vinho

Artigos relacionados

Comunicados

Voluntários da Corticeira Amorim plantam 2000 sobreiros em Ponte de Sor

– No próximo sábado, dia 17 de novembro, a partir das 10h, na Freguesia de Galveias, em Ponte de Sor
– Desde 2001, colaboradores asseguram a plantação de mais de 20 mil árvores autóctones
Os colaboradores da Corticeira Amorim juntam-se no próximo sábado, dia 17 de novembro, […]

Últimas

Syngenta forma agricultores sobre boas práticas de pulverização

A Syngenta realizou duas ações de demonstração sobre a escolha dos bicos de pulverização mais adequados a uma boa proteção das culturas, com redução do impacto ambiental dos produtos fitofarmacêuticos. A formação decorreu em Samora Correia e em Monforte, nos dias 21 e 27 de Setembro, […]

Comunicados

InovCluster repete presença em Barcelona, numa das maiores montras europeias do Agroalimentar

A InovCluster, em parceria com a PortugalFoods, organizaram a participação de empresas portuguesas na Alimentaria Barcelona, um certame internacional dedicado ao agroalimentar, que decorreu entre os dias 16 e 19 de abril.
A 22ª edição do certame contou com a participação de cerca de 60 empresas portuguesas e assumiu-se como uma verdadeira plataforma de internacionalização, […]