Campos experimentais de sabugueiro do SambucusValor vão ter Dia Aberto

[Fonte: Agricultura e Mar]

A InovTerra – Associação para o Desenvolvimento Local, juntamente com todos os parceiros do Grupo Operacional SambucusValor irá realizar no próximo dia 17 de Maio de 2019 o primeiro Dia Aberto SambucusValor, em Vila Pouca de Salzedas.

No seguimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no projecto, irão realizar-se, no período da manhã e tarde, visitas aos campos de sabugueiros, bem como prova de produtos de flor de sabugueiro.

A participação é gratuita mas tem inscrição obrigatória, através do telefone 254 677 510 ou do email tecnico.inovterra@gmail.com.

Projecto SambucusValor

O SambucusValor visa o desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado partir do sabugueiro, com vista a aumentar a sua penetração nos mercados.

A gestão e valorização da cultura de sabugueiro com base na criação de indicadores de qualidade e de estratégias de produção e transformação sustentáveis, nomeadamente por integração de competências e recursos instalados nas entidades parceiras e que, deverá conduzir à criação de um centro piloto potenciador deste desenvolvimento.

Este centro deverá constituir um núcleo de partilha de conhecimento e de inovação em toda a cadeia de valor do sabugueiro.

Combate à diabetes

Encontram-se a ser estudados os indicadores de qualidade da flor e da baga (parâmetros físico-químicos), que relacionam as condições de cultura com a composição da flor e da baga. Esta informação sobre o ciclo de produção da flor e da baga poderá ser útil na rastreabilidade e ainda na construção de uma estratégia inovadora de comunicação com o consumidor.

Os últimos estudos impulsionam o SambucusValor, numa estratégia da indústria farmacêutica, nomeadamente no combate à diabetes.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Campos experimentais de sabugueiro do SambucusValor vão ter Dia Aberto foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Produção Avícola em Portugal: evolução e perspectivas - Professor Engenheiro Manuel Chaveiro Soares
Próximo Capoulas Santos atribui campanha contra agricultura intensiva “àqueles que são contra o desenvolvimento” do Alentejo

Artigos relacionados

Comunicados

Portugal: Uma estratégia para o crescimento – Agricultura e Floresta

Seminário realizado dia 23/03/2017, organizado pelo Forum para a Competitividade, com o apoio da CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal – e da Católica Lisbon School of Business and Economics.
Veja aqui o Relatório Setorial do Grupo de trabalho VII sobre Agricultura e Floresta.

Últimas

BPI mantém liderança nas principais linhas de crédito para o apoio aos agricultores

[Fonte: Gazeta Rural]
O BPI e a John Deere assinaram a renovação do seu protocolo de colaboração para facilitar o financiamento da aquisição de máquinas e alfaias agrícolas da marca norte-americana, apoiando os agricultores portugueses nos seus investimentos destinados à modernização da produção agrícola. […]

Nacional

Preço dos produtos locais é obstáculo ao consumo, diz estudo

[Fonte: Vida Rural]

Apesar de terem confiança nos produtos locais, os portugueses dizem que o preço continua a ser um entrave ao seu consumo (72%). De acordo com o mais recente estudo do Observador Cetelem, para os portugueses, […]