Campos experimentais de sabugueiro do SambucusValor vão ter Dia Aberto

[Fonte: Agricultura e Mar]

A InovTerra – Associação para o Desenvolvimento Local, juntamente com todos os parceiros do Grupo Operacional SambucusValor irá realizar no próximo dia 17 de Maio de 2019 o primeiro Dia Aberto SambucusValor, em Vila Pouca de Salzedas.

No seguimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no projecto, irão realizar-se, no período da manhã e tarde, visitas aos campos de sabugueiros, bem como prova de produtos de flor de sabugueiro.

A participação é gratuita mas tem inscrição obrigatória, através do telefone 254 677 510 ou do email tecnico.inovterra@gmail.com.

Projecto SambucusValor

O SambucusValor visa o desenvolvimento de produtos alimentares de valor acrescentado partir do sabugueiro, com vista a aumentar a sua penetração nos mercados.

A gestão e valorização da cultura de sabugueiro com base na criação de indicadores de qualidade e de estratégias de produção e transformação sustentáveis, nomeadamente por integração de competências e recursos instalados nas entidades parceiras e que, deverá conduzir à criação de um centro piloto potenciador deste desenvolvimento.

Este centro deverá constituir um núcleo de partilha de conhecimento e de inovação em toda a cadeia de valor do sabugueiro.

Combate à diabetes

Encontram-se a ser estudados os indicadores de qualidade da flor e da baga (parâmetros físico-químicos), que relacionam as condições de cultura com a composição da flor e da baga. Esta informação sobre o ciclo de produção da flor e da baga poderá ser útil na rastreabilidade e ainda na construção de uma estratégia inovadora de comunicação com o consumidor.

Os últimos estudos impulsionam o SambucusValor, numa estratégia da indústria farmacêutica, nomeadamente no combate à diabetes.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Campos experimentais de sabugueiro do SambucusValor vão ter Dia Aberto foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Produção Avícola em Portugal: evolução e perspectivas - Professor Engenheiro Manuel Chaveiro Soares
Próximo Capoulas Santos atribui campanha contra agricultura intensiva “àqueles que são contra o desenvolvimento” do Alentejo

Artigos relacionados

Nacional

PDR 2020: abertas candidaturas ao investimento nas explorações agrícolas no setor da cerealicultura

[Fonte: Vida Rural]

Já está aberto o período de candidaturas à ‘Operação 3.2.1. Investimento na Exploração Agrícola – Sector da Cerealicultura (inclui arroz)’ do PDR 2020.
De acordo com a entidade gestora, “esta operação tem como objetivo apoiar a realização de investimentos na exploração agrícola destinados a melhorar o desempenho e a viabilidade da exploração, […]

Últimas

Braga recebe Fórum Agrogarante “Conversas de Agricultura”

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
Home Agenda Braga recebe Fórum Agrogarante “Conversas de Agricultura”

No dia 28 de Março, a Agrogarante leva até Braga o Fórum “Conversas de Agricultura” que terá lugar no Altice Forum Braga, […]

Nacional

Alterações climáticas põem vinhos da Península Ibérica em perigo

[Fonte: Gazeta Rural]
«As projeções sugerem que a produção vitivinícola mundial deverá enfrentar um maior stress hídrico e temperaturas variáveis e que a Península Ibérica será uma das mais afetadas pelo problema»
A produção de vinho na Península Ibérica é uma das mais afetadas pelas alterações climáticas mundiais. […]