Bruxelas diz que agricultura pode reinventar-se respeitando a tradição

Bruxelas diz que agricultura pode reinventar-se respeitando a tradição

[Fonte: Gazeta Rural]

O vice-diretor-geral da área de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Wolfgang Burtscher, defendeu hoje, em Bruxelas, que a agricultura europeia pode reinventar-se, apoiando-se na digitalização, respeitando a tradição.

“A Agricultura é sempre capaz de se reinventar, respeitando as tradições e abraçando a inovação, a tecnologia e novas formas de trabalho”, disse Wolfgang Burtscher, que falava em Bruxelas na conferência “Digitalização: oportunidades para a agricultura europeia”, substituindo o comissário Carlos Moedas, que cancelou a sua presença no evento.

Para o responsável da Comissão Europeia, a agricultura enfrenta “sérios desafios” como a poluição e as alterações climáticas, sendo uma atividade que contribui, mas também sofre com o impacto destas.

No entanto, Wolfgang Burtscher notou que a sociedade nem sempre está preparada para aceitar as novas tecnologias, devendo, por isso, começar a mudança em áreas como a educação.

Apesar de não adiantar mais detalhes, o vice-diretor-geral da área de Investigação e Inovação da Comissão Europeia referiu que a Política Agrícola Comum (PAC) pós 2020, terá assim um reforço em áreas como a tecnologia e digitalização.

Segundo a Comissão Europeia, a PAC pós 2020 será dotada, globalmente, com um orçamento de 365 mil milhões de euros, prevendo uma nova forma de trabalhar, uma distribuição mais justa dos apoios, maiores ambições no domínio do ambiente e utilização intensiva dos conhecimentos e da inovação.

No âmbito da PAC, a principal meta do Governo português é a manutenção da taxa de cofinanciamento nacional que, atualmente, está nos 15% e a União Europeia (UE) propõe que passe a 30%.

Entre as reivindicações do Governo estava ainda a manutenção do nível de apoios no primeiro pilar (pagamentos diretos aos agricultores) e no segundo pilar (desenvolvimento rural) da PAC, metas que já foram atingidas.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Bruxelas diz que agricultura pode reinventar-se respeitando a tradição foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior Ministro do Ambiente assume razias para a Produção Pecuária Nacional a pretexto da redução das emissões de Carbono até ao ano de 2050
Próximo Novos concursos do PT2020 lançados nas próximas semanas com um quarto do valor reprogramado

Artigos relacionados

Últimas

Estudo do Parlamento Europeu sobre PAC post 2020

Estudo do Parlamento Europeu para preparar a “workshop” sobre o futuro da PAC pós 2020 realizado a 8 de Novembro. Temas: futuro dos pagamentos diretos, gestão de risco e Desenvolvimento Rural. Descarregue o estudo em pdf

Comente este artigo
#wpdevar_comment_4 span,#wpdevar_comment_4 iframe{width:100% !important;} […]

Últimas

Segurança alimentar: PE reforça controlos para prevenir casos como o da carne de cavalo

Os eurodeputados aprovaram hoje nova legislação europeia que reforça os controlos oficiais ao longo da cadeia agroalimentar, “do campo ao prato”. As novas regras, já acordadas entre o Parlamento Europeu e o Conselho da UE, têm por objetivo melhorar a rastreabilidade, combater a fraude alimentar e restaurar a confiança dos consumidores na sequência de escândalos como o da carne de cavalo. […]

Nacional

Programa ambiental já aprovou 47 ME para medidas contra incêndios – Governo

Fonte:[Diário de Notícias]

O programa operacional para o ambiente já aprovou 170 projetos, correspondentes a financiamento de 47 milhões de euros, destinados à defesa da floresta contra incêndios, principalmente para aquisição de equipamentos, disse hoje fonte do Governo.

O POSEUR tem já uma verba afetada de 47 milhões de euros”, […]