BioProdutores: organização quer unir produtores de biológicos e melhorar qualidade da produção

BioProdutores: organização quer unir produtores de biológicos e melhorar qualidade da produção

[Fonte: Vida Rural]

Será lançada a 12 de setembro, em Penafiel, a BioProdutores, uma organização criada pela empresa Biocheers, que se dedica à produção, comercialização e distribuição de produtos biológicos certificados.

À VIDA RURAL, Daniel Queirós, diretor geral da Biocheers, revela que o projeto BioProdutores pretende captar e apoiar o desenvolvimento de produtores agrícolas em modo de produção biológica, contribuindo para o aumento da oferta de produtos agrícolas e agroalimentares obtidos em produção biológica.

A organização, que se assume como um “cluster de agricultores com objetivos comuns”, revela-nos que terá dois grandes objetivos. “O primeiro objetivo consiste em rentabilizar ao máximo as explorações agrícolas dos membros, por via de um conjunto de normas e orientações previstas no regulamento, as quais, visam por exemplo, baixar os custos de produção ou a divulgação de conhecimento atualizado relativo à área da produção em modo biológico. Em segundo lugar, aumentar o reconhecimento e a oferta de produtos alimentares produzidos em modo biológico e devidamente certificados como tal, de origem nacional, em quantidade e qualidade, respondendo assim, à necessidade crescente do mercado consumidor deste tipo de produtos”, sublinha Daniel Queirós.

Os serviços prestados aos membros da BioProdutores só serão conhecidos a 12 de setembro, contudo, o diretor geral da Biocheers explica que “o mais relevante é assegurar o escoamento dos produtos produzidos de acordo com as normas e orientações previstas no plano de produção e a preços justos. Mas, não menos importantes são serviços de orientação e aconselhamento técnico, fundamentais para a prossecução de objetivos tão vitais como, por exemplo, baixar os custos de produção.”

Daniel Queirós diz ainda que a BioProdutores pretende assegurar que os produtores têm acesso “a know-how” e “ao mercado”. “A estes dois valiosos pontos, junta-se um terceiro, não menos importante: o saber muito bem o que é ser-se um Bioprodutor”, conclui.

Comente este artigo

O artigo BioProdutores: organização quer unir produtores de biológicos e melhorar qualidade da produção foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Crédito Agrícola patrocina Feira Nacional de Hortofruticultura
Próximo Governo Regional da Madeira cria Marca “Porto Santo”

Artigos relacionados

Nacional

Estação suinícola do Lis falha prazos para fundos comunitários

O Governo anulou o contrato de financiamento do projeto de construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), depois de não ter sido adjudicado dentro do prazo, garantindo assim os fundos comunitários para outro projeto.

“Perante o risco de perda de apoios comunitários pelo Estado português, […]

Últimas

Agroop apresenta tecnologia IoT para a agricultura

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

A empresa portuguesa Agroop apresenta o seu produto integrado para o sector agrícola – constituído pelo multisensor Stoock e pela aplicação Agroop Cooperation.
O principal objectivo desta nova solução IoT (Internet of Things) é ajudar produtores agrícolas, […]

Últimas

Aprolep comemora Dia Mundial do Leite com estudantes em visita a vacaria em Barcelos

[Fonte: Agricultura e Mar]

O Dia Mundial do Leite é comemorado a 1 de Junho. A data foi escolhida em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objectivo de celebrar o consumo de lácteos pela população mundial. […]