Barragem do Caia. Já há água para as culturas Primavera/Verão

Barragem do Caia. Já há água para as culturas Primavera/Verão

[Fonte: Rádio Renascença]

São boas notícias para os agricultores. Depois das chuvas de março e abril, e repostas as reservas hídricas, a Associação de Regantes e Beneficiários do Caia confirma que estão asseguradas as culturas de Primavera/Verão dentro do perímetro de rega da barragem do Caia.

“Depois desta pluviosidade que foi bem-vinda, estamos com 48,7% da capacidade total útil, o que dá um somatório de cerca de 92 milhões de metros cúbicos”, certifica Aristides Chinita.

Valores que confirmam a realização, sublinha, de “uma campanha de rega com distribuição a todos os utentes que necessitem dela dentro do perímetro do Caia”.

Por causa da seca, em fevereiro, a barragem, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, estava a 19% da sua inteira capacidade.

“Esta pluviosidade veio muito concentrada e em pouco tempo”, mas, atesta o responsável da associação de regantes, “veio dar-nos este descanso e temos uma quota de armazenamento que garante a rega das nossas culturas e evitando prejuízos nos investimentos feitos”.

Em 2017, a campanha de rega no perímetro do Caia chegou ao fim, em outubro, um mês antes do normal. A falta de chuva levou a que não fosse fornecida água às culturas de outono/inverno.

Comente este artigo

O artigo Barragem do Caia. Já há água para as culturas Primavera/Verão foi publicado originalmente em Rádio Renascença

Anterior El MAPAMA promociona los seguros agrarios con cargo ya en el presupuesto de 2018
Próximo Agricultura emprega 77 mil portugueses.

Artigos relacionados

Nacional

Incêndios: Chamas destruíram mais de 20.000 hectares de áreas protegidas

[Fonte: Correio da Manhã]

Os incêndios destruíram este ano mais de 20.000 hectares de áreas protegidas, queimando mais de 70% do Monumento Natural das Portas de Ródão e mais de metade da Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.
Segundo o mais recente relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), […]

Últimas

CAP exige apuramento de responsabilidades nos incêndios rurais. “Estado falhou”

[Fonte: Agricultura e Mar]
A direcção da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, reunida ontem, 17 de Outubro, em Lisboa, fez uma primeira avaliação sobre a questão dos recentes incêndios rurais que arrasaram vastas áreas do território, com consequências dramáticas para um elevadíssimo número de agricultores e proprietários rurais, […]

Últimas

Queijo Serpa na conquista do mercado britânico

[Fonte: Voz do Campo]
O Queijo Serpa vai estar à conquista do mercado britânico, entre 2 e 5 de Setembro. A ação inclui contatos com importadores, uma visita à Speciality and fine food fair e a várias superfícies comerciais e lojas gourmet
Este é […]