Azeite: Portugal ganha 9 medalhas de ouro no Athena International Olive Oil Competition

[Fonte: Agricultura e Mar]

Os azeites portugueses arrecadaram nove medalhas de ouro, sete de prata e três de bronze no 4th Athena International Olive Oil Competition, que se realizou de 18 a 20 de Março de 2019, em Nafplion, na Grécia.

Entre os premiados encontram-se azeites da Galo, da Sovena, da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, Francisco Rocha Pires, Sociedade Agrícola Alberto Manso, Trás-os-Montes Prime, Segredos do CÔA e Vale Douro.

A cerimónia da entrega dos prémios ocorreu no sábado, 20 de Abril, em Atenas, no famoso Hotel Grande Bretagne, e foi acompanhada, tal como no ano passado, por uma prova de azeites.

Português no júri

O júri deste concurso contou com a participação do português Francisco Ataíde Pavão (na foto).

Francisco Manuel Águia de Sousa Ataíde Pavao é agrónomo, gestor de olivais, perito em olival, educador e provador acreditado.

Formado pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, há muitos anos que gere olivais e viveiros de oliveiras. Tem estado na vanguarda da implementação de novas técnicas integradas de produção e agricultura biológica.

Lecciona na Escola Superior de Agronomia do Instituto Politécnico de Bragança e é membro permanente do painel alargado de provadores de azeite da escola.

Lista dos prémios atribuídos aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Azeite: Portugal ganha 9 medalhas de ouro no Athena International Olive Oil Competition foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Açores querem duplicar produção em modo biológico em 10 anos
Próximo Adeus, canetas de plástico. Olá, esferográficas feitas de videiras

Artigos relacionados

Nacional

Incêndios: Comissão técnica já está pronta

A comissão técnica independente para avaliar o que se passou nos incêndios de Pedrógão Grande será presidida por João Guerreiro, antigo reitor da Universidade do Algarve e ex-presidente da Comissão Coordenação de Desenvolvimento Regional daquela região entre 1996 e 2003. O nome foi indicado pelo Conselho de Reitores da Universidades Portuguesas que já […]

Nacional

Portugal Ventures investe 600 mil euros na Agri Marketplace

[Fonte: Jornal de Negócios]

Quatro meses depois de ter vencido um programa de inovação agro-alimentar promovido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), entre mais de mil candidaturas de todo o mundo, a start-up portuguesa Agri Marketplace acaba de conseguir atrair a capital de risco pública Portugal Ventures, […]

Últimas

Plantas aromáticas e medicinais: espontâneas ou cultivadas?

As plantas aromáticas e medicinais são parte integrante do nosso dia a dia, sendo utilizadas em culinária, como condimento, e também em infusões e licores, em aromoterapia, em fitoterapia, em perfumaria e em cosmética. Sendo Portugal muito rico neste tipo de espécies, é importante salvaguardar esse património. […]