Ávinho – Aveiras de Cima é Vila Museu do Vinho todo o ano

Em vésperas da Ávinho, a grande festa do Vinho e das Adegas, o presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, António Torrão, realça o investimento realizado pela organização – constituída pela Câmara Municipal de Azambuja, Junta de Aveiras de Cima e Associação Vila Museu do Vinho – na nova imagem, na promoção e no programa da edição deste ano. “A animação foi reforçada este ano, não só com os cabeças de cartaz que certamente vão trazer muita gente à festa, mas também com as bandinhas de animação de rua e grupos folclóricos que prometem permanente animação nas ruas da vila”, afirma António Torrão. Do programa deste ano, o autarca destaca o espetáculo de recriação “um dia n’Aveiras”, na tarde do dia 15, em que os grupos folclóricos do Vale do Brejo, Casa do Povo de Aveiras de Cima, e Recriações da Terra Velhinha de Azambuja, vão mostrar como era a vida há 40 anos atrás no Largo da República.
De igual modo, o autarca destaca o novo figurino para a entrega dos prémios do 36.º concurso de vinhos do Município de Azambuja. “O anúncio dos vencedores será feito logo após a inauguração no dia 13 às 18horas, a que seguirá a distribuição gratuita de febras, pão e vinho, e os prémios serão entregues num jantar organizado para o efeito, o que permitirá este ano, aos visitantes da Ávinho poderem já provar os melhores vinhos do concelho da colheita de 2017”, refere António Torrão. Oportunidade para conhecer os melhores brancos e tintos entre a cerca de meia centena de vinhos concorrentes de mais de 30 produtores do concelho.
O autarca sublinha que a freguesia de Aveiras concentra a maior parte da produção do concelho, reunindo ainda das maiores empresas armazenistas de vinhos do país. E também é a freguesia que concentra o maior número de restaurantes do concelho, afirma António Torrão. “Diariamente, a vila recebe cerca de mil pessoas que aqui vêm almoçar ou jantar nos diversos restaurantes que oferecem uma variedade de comidas; da marisqueira aos grelhados, da gastronomia tradicional à comida italianas, temos muito boa comida”, adianta.
O presidente da Junta de Freguesia defende que “é necessário continuar a investir no projeto Vila Museu do Vinho, projeto a longo prazo que tem como objetivo animar Aveiras de Cima todos os dias do ano, e não apenas nestes dias do evento Ávinho em que as pessoas recebem com mais hospitalidade os visitantes, enfeitando varandas e fachadas sob o tema do vinho”. Para o autarca, “Aveiras tem todas as condições para que o projeto seja um sucesso, das excelentes acessibilidades aos bons vinhos, boa comida e gentes hospitaleiras; agora é preciso que a vila se una não só nestes dias da festa, mas todo o ano”, diz António Torrão.

Comente este artigo
Anterior Digitização na agricultura - problemas e desafios - Senka Gajinov
Próximo Governo quer aumentar produção de cereais no país