Autorizações para queimas e queimadas seguras facilitadas com aplicação informática

[Fonte: Agricultura e Mar]

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em colaboração com a GNR e a Associação Nacional de Municípios, desenvolveu uma nova aplicação que permite efectuar pedidos de autorização de queimadas extensivas e avaliação de queima de amontoados, bem como simplificar e facilitar o acesso aos pedidos e respectivas respostas.

Com base num conjunto de informações, como a perigosidade, a meteorologia e o número de incêndios dos últimos dias, o sistema gera uma reposta que identifica as condições de risco para o dia solicitado.

Para tal, o requerente terá que se registar na aplicação e solicitar autorização da queimada ou avaliação da queima em três passos: identificação da acção; identificação do local e data da acção; e obtenção de resposta por SMS e/ou por email.

Linha de apoio

Este sistema tem ainda uma linha de apoio que permite tirar dúvidas e ajudar a efectuar o registo na aplicação. Este número (808 200 520),associado à Linha SOS Ambiente e Território da GNR, tem o custo de uma chamada local e funciona das 8 às 21 horas.

Para formalização do sistema foi estabelecido um protocolo entre o ICNF e a Associação Nacional de Municípios.

Pode aceder à aplicação através do site do ICNF, aqui. Manual do utilizador da aplicação aqui.

Queimadas: perigo de descontrolo

O uso do fogo encontra-se associado a várias práticas agrícolas e florestais, no entanto, são vários os casos em que estas actividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e sócio-económicas.

Segundo uma nota do Ministério da Agricultura, estas acções contribuem para a elevada percentagem de incêndios em Portugal continental com causa humana (cerca de 98%).

Assim, torna-se “urgente uma alteração de comportamentos na sociedade de modo a que possam ser realizadas as mesmas práticas, mas com um menor risco, ou seja, com uma menor probabilidade de originar incêndios rurais”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

Receba este artigo na Newsletter do Agroportal

Aceito a Política de Proteção de Dados e dou o respetivo Consentimento para a recolha e tratamento de dados pessoais.

O artigo Autorizações para queimas e queimadas seguras facilitadas com aplicação informática foi publicado originalmente em Agricultura e Mar

Anterior Regantes pedem ao Governo medidas para reduzir factura da electricidade no regadio
Próximo Como é que a soja pode ser imune à turbulência? 

Artigos relacionados

Nacional

Associação Empresarial de Viana do Castelo lança Export Improving Minho

[Fonte: Agricultura e Mar]

A AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo apresenta amanhã, dia 13 de Junho, às 10 horas, nas suas instalações, o Export Improving Minho. Trata-se de um projecto que visa potencializar o capital exportador do concelho de Viana do Castelo, […]

Nacional

Publicado regime para a produção e comercialização de vinhos com selo ‘Madeirense’ e ‘Terras Madeirenses’

[Fonte: Jornal económico]

Foram publicadas duas portarias por parte da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas (SRAP) que define os critérios a ter em conta para a produção e comercialização de vinhos com selo ‘Madeirense’ e ‘Terras Madeirenses’.
Para que um vinho, […]

Nacional

Enterococcus faecium autorizado como aditivo em alimentos para leitões desmamados

[Fonte: Agricultura e Mar]
A União Europeia voltou a autorizar o Enterococcus faecium CECT 4515 como aditivo em alimentos para leitões desmamados e para uma nova utilização na água de abeberamento de leitões desmamados e frangos de engorda.
Aquela substância tinha sido já autorizada por um período ilimitado, […]