Associação de Trancoso angaria apoios para plantação de dez mil árvores

Associação de Trancoso angaria apoios para plantação de dez mil árvores

[Fonte: Gazeta Rural]

A Associação Luzlinar, com sede na aldeia de Feital, no concelho de Trancoso, está a promover uma campanha de angariação de fundos para auxílio ao projecto de plantação de dez mil árvores, foi anunciado esta terça-feira.

Segundo a direcção da associação, foi apresentada uma candidatura ao projecto Floresta Comum para a época de reflorestação de 2018/2019, e foram atribuídas dez mil plantas que começaram a ser plantadas este mês.

Com o denominado Projecto Bosques, aquela instituição do concelho de Trancoso, no distrito da Guarda, deu este ano “o primeiro passo para o nascimento de uma floresta que começará a cobrir grande parte da serra do Feital, Vilares e Broca daqui a 20 anos”.

O Projecto Bosques está a ser desenvolvido no Campus Jardim das Pedras, Feital, pela Associação Luzlinar, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Colaboram também na iniciativa a União de Freguesias de Vila Franca das Naves e Feital, a União de Freguesias de Vilares e Carnicães, a Associação de Desenvolvimento do Feital, o Agrupamento de Escolas de Trancoso, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, a Associação de Produtores Florestais do Alto da Broca e a população local.

O seu objectivo, segundo a entidade promotora, é “a criação de um espaço florestal para a promoção de aspectos relacionados com a conservação do solo e da água, a melhoria do microclima, o sequestro e armazenamento do carbono, a promoção da biodiversidade, a melhoria da paisagem e a obtenção de diversos bens por parte do ecossistema”.

Para alcançar os objectivos, a Associação Luzlinar está a angariar fundos através de uma plataforma de crowdfunding, tendo como meta atingir o montante de 10.200 euros.

A campanha decorre até ao dia 25 de Março e os apoiantes podem ofertar o valor mínimo de dez euros, tendo recompensas pelo seu donativo.

“Ajude a plantar 10.000 árvores de 20 espécies diferentes. Plantar é não ter de ficar à espera que as árvores apareçam”, refere.

O Jardim das Pedras é um lugar no topo da serra da ‘Aldeia Artística’ do Feital “onde, há mais de 20 anos, artistas têm vindo de todo o mundo para trabalhar, aprender e estar com as pedras”, recorda aquela organização.

A Associação Luzlinar “tem promovido a investigação sobre a multiplicidade das relações entre as práticas artísticas e os espaços naturais onde intervêm através da sua observação e compreensão”.

“Ajudar a erguer um bosque é também uma forma de modelar a paisagem, torná-la uma obra de arte!”, remata a fonte.

Fonte: Sapo.pt

Comente este artigo

O artigo Associação de Trancoso angaria apoios para plantação de dez mil árvores foi publicado originalmente em Gazeta Rural

Anterior CA o Melhor Banco na categoria de Pequenos e Médios Bancos
Próximo Governo aprovou integração de 345 trabalhadores precários dos fundos europeus

Artigos relacionados

Últimas

Bem-vindos ao “comboio mágico da inovação”. Destino? Idanha-a-Nova

[Fonte: Eco]
Setenta empreendedores juntaram-se num comboio. Destino? Idanha-a-Nova e o segundo bootcamp da maior iniciativa europeia no ramo da sustentabilidade. Neste comboio, o futuro parece mais verde.

De Lisboa a Idanha-a-Nova são mais de 260 quilómetros: de campo, céu azul e, este fim de semana, […]

Nacional

Onze meios aéreos combatem fogo em Quiaios


Fotografia: João Panhó.

Mais de duas centenas de operacionais, apoiados por 11 meios aéreos, combatem um incêndio que deflagrou pelas 15h15, num povoamento florestal em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), […]

Nacional

Leite português vai ter rotulagem obrigatória de origem

[Fonte: Jornal De Negócios]
Portugal recebeu autorização da União Europeia para aprovar um diploma que torna obrigatório que o leite e os produtos lácteos tenham nas embalagens a menção de origem portuguesa, anunciou hoje em Bruxelas o ministro da Agricultura.
Segundo Capoulas Santos, […]