Artigo – Agricultura: Anthea McIntyre apela à cooperação entre cientistas e agricultores

Artigo – Agricultura: Anthea McIntyre apela à cooperação entre cientistas e agricultores

O aumento populacional, as alterações climáticas e a prevenção das ameaças ao meio ambiente, são alguns dos desafios no setor da agricultura. O Parlamento Europeu votou em junho um relatório que defende a inovação tecnológica como resposta-chave à sustentabilidade na agricultura. A eurodeputada responsável pelo relatório, Anthea McIntyre (ECR, Reino Unido), respondeu às perguntas colocadas pelos seguidores do Parlamento Europeu no Facebook em direto.

A inovação e a tecnologia oferecem enormes possibilidades para a agricultura e para o setor pecuário e não apenas para os grandes produtores. Anthea McIntyre defende por isso uma forte cooperação entre cientistas e agricultores. “Gostaria que os agricultores estivessem envolvidos na criação de coisas, beneficiando da tecnologia, mas também que, estando no terreno, pudessem identificar problemas específicos. A inovação no setor não se pode limitar ao laboratório”, afirmou.

Medo da tecnologia

 

“Existem muitas técnicas que as pessoas iam gostar de adquirir, caso entendessem mais sobre o que estas implicam. Precisamos de um debate mais amplo, de estarmos preparados para olhar para as técnicas disponíveis e verificar como podemos beneficiar destas. É necessário analisar tanto os potenciais riscos como benefícios”, destacou a eurodeputada.

Produzir mais com menos recursos

 

Para McIntyre a tecnologia permite-nos “produzir mais utilizando menos recursos”. “Isto significaria que não estamos a destruir toda a biodiversidade, que necessitamos de manter no nosso planeta”, afirmou.

Agricultura representa 70% do consumo da água doce mundial

Anthea McIntyre sublinhou ainda a importância da gestão dos recursos hídricos na agricultura. “É assustador que 70% da água doce mundial seja utilizada na agricultura. (…) Em primeiro lugar, temos de melhorar as culturas, de forma a utilizarmos aquelas que necessitem de menos água, mas é também necessário ter em conta a precisão das técnicas de irrigação”, explicou.

Clique aqui para rever a entrevista com Anthea McIntyre e faça a subscrição na nossa Página no Facebook para ficar a par de todos momentos em que o Parlamento entra em direto.

Comente este artigo
Anterior Artigo - Parlamento Europeu quer proteger produtores de práticas comerciais desleais - Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores
Próximo Artigo - Alimentar o mundo: eurodeputados analisam opções tecnológicas

Artigos relacionados

Comunicados

Seminário de balanço do Projecto Melhor Eucalipto na Agroglobal

[Fonte: Melhor Eucalipto]

Produtores florestais, indústria papeleira e outros intervenientes abordam a relação entre gestão activa da floresta e maior produtividade e resiliência aos incêndios num seminário que marca o encerramento do financiamento via Operação 2.1.4. do PDR 2020 ao Projecto Melhor Eucalipto. […]

Comunicados

Concentração em Góis – 2 de Maio 2018 – Góis

Perante a insatisfação provocada pelas curtas ajudas recebidas e perante situações adiadas e ainda não esclarecidas como, por exemplo, com a recuperação das Habitações ardidas, delegações de Agricultores e Produtores Florestais Afectados pelos Incêndios, vão concentrar-se na próxima Quarta-Feira, 2 de Maio de 2018, a partir das 10h30, […]

Comunicados

Agroglobal News Nr 3 – Abril

Consulte as notícias e as entrevistas do mês de Abril a cabo da organização da feira Agroglobal.
→Clique aqui←

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]